Guia da Semana

São Paulo é conhecida por ter uma das noites mais badaladas do mundo, além de tirar aquela famosa frase da boca de quem mora ou passa pela cidade: “aqui você encontra o que você quer em qualquer hora do dia ou da noite”.

+ Conheça Stop Play Moon, banda brasileira que investe pesado em sintetizadores
+ Thiago Galego, cantor e compositor que ainda vai dar o que falar
+ Projeto musical F82 faz você balançar os esqueletos

Claro, que em uma cidade como esta, também não poderia faltar opções para os amantes de músicas, aqueles que estão sempre loucos em descobrir novas sonoridades ou bandas e músicos que estão em inicio de carreira.

Pensando nessa galera, o Guia da Semana preparou uma lista de locais espalhados por São Paulo onde é possível encontrar novos talentos da música brasileira que vão de rock a roda de samba.

Casa do Mancha

O que é: Esse é um dos locais mais importantes da cultura independente de São Paulo. Funcionando desde 2007, o espaço é conhecido por revelar diversos talentos da música brasileira, que vai desde rock até samba. Danilo Leonel, mais conhecido como Mancha, é o responsável pelo projeto que continua firme e forte trazendo novidade pra galera.
Onde: Rua Filipe de Alcaçova, s/n, Vila Madalena
Mais informações: facebook.com/casadomancha

Puxadinho da Praça

O que é: Por ser um espaço que privilegia a música autoral, o Puxadinho é um excelente lugar para descobrir novos artistas. Qualquer pessoa que tiver uma banda ou um projeto musical pode enviar um formulário pros organizadores para tentar uma apresentação no espaço. A curadoria fica por conta de Fernando Tubarão, um dos sócios da casa.
Onde: Rua Belmiro Braga, 216, Vila Madalena
Mais informações: puxadinhodapraca.blogspot.com.br

Serralheria

O que é: A Serralheria incentiva qualquer forma de arte e claro que a música não poderia ficar de fora. O espaço está sempre com programação recheada de atrações musicais. Além das festas que ocorrem frequentemente, é possível assistir apresentações de diversas bandas que estão começando.
Onde: Rua Guaicurus, 857, Lapa
Mais informações: escapeserralheria.org

Sesc – Prata da Casa

O que é: Prata da Casa é um projeto do Sesc São Paulo que existe há 15 anos na cidade. Todas às terças, a Choperia do Sesc Pompéia recebe bandas e artistas em inicio de carreira que gravaram no máximo um álbum. A proposta musical é bem diversificada e a curadoria é sempre feita por algum crítico musical convidado pelo Sesc.
Onde: Rua Clélia, 93, Pompéia
Mais informações: facebook.com/sescpompeia

Mundo Pensante

O que é: Localizado no Bixiga, o Mundo Pensante é um local que integra música, artes visuais e artes do corpo. A programação musical conta com bandas de rock, roda de choro e festas diversas que exploram a música nacional.
Onde: Rua 13 de maio, 825, Bixiga
Mais informações: mundopensante.com.br

Centro Cultural Rio Verde

O que é: o Rio Verde Criado foi criado em 2008 na Vila Madalena com o intuito de promover um intercâmbio cultural interdisciplinar entre diversas áreas artísticas, e a música, é uma das coisas que mais movimenta o espaço. Vale a pena conferia a agenda, que sempre traz shows de diferentes estilos.
Onde: Rua Belmiro Braga, 119, Vila Madalena
Mais informações: facebook.com/ccrioverde

Baixo

O que é: a casa é também outro lugar legal pra quem quer descobrir coisas novas e mudar de ares. O Baixo é especialista em receber bandas de jazz, folk, groove e novos talentos da MPB. A programação começa na quarta e vai até sábado. Fique de olho na agenda dos caras!
Onde: r. Bela Cintra, 483, Consolação
Mais informações: facebook.com/BaixoBela

Ao Vivo

O que é: se você curte jazz aqui é o seu lugar. O Ao Vivo é um pouco mais sofisticado do que os lugares que falamos acima, mas é perfeito pra quem quer ver um bom e velho show de jazz, seja de músicos renomados ou de novos talentos.
Onde: Rua Inhambú, 229, Moema
Mais informações: aovivomusic.com.br

Por Juliana Andrade

Atualizado em 7 Set 2014.