Guia da Semana

Falar das roupas usadas pelos músicos de heavy metal é praticamente associar o gênero às jaquetas pretas, camisetas com estampas de caveiras e monstros e as tachinhas pregadas nas botas e as já faladas jaquetas - não à toa, pelo menos no Brasil, os admiradores dos acordes mais pesados de guitarra passaram a ser chamados de metaleiros.

Essa moda com roupas mais pesadas, que incluem também as calças de couro, surgiu praticamente quando o metal apareceu, com Ozzy Osbourne e sua Black Sabbath. O clima mais heavy combinava com as vestes escuras e o cabelo mais comprido – e tudo isso com a companhia de pulseiras e anéis de desenhos mais sombrios, como caveiras, ossos e esqueletos.

O metal, mesmo tendo surgido na década de 70, usou como uma de suas influências um filme mais antigo, mas que já dizia tudo: Juventude Transviada (Rebel without a cause, 1955). James Dean, sua moto e sua jaqueta de couro eram quase que um uniforme, usados pela sua turma que adorava quebrar paradigmas e não seguir o que os mais velhos ditavam. Essa moda pegou bem com a galera do rock, e particularmente com quem curte metal. Afinal, a jaqueta combina muito bem com a pegada mais pesada das botas de cano alto e as calças jeans surradas – sem contar, claro, que as tachinhas ficam ótimas nas mangas, punhos e colarinhos.

Mais adiante, quando o glam metal de Kiss e Alice Cooper fizeram história: além do cabelo comprido, roupas metalizadas e a maquiagem elaborada eram parte integrante do visual. Olhos, unhas e sombras pretas completavam o look pesado muito bem – os mascarados do Kiss ainda se superaram com os rostos todos pintados. Embora esse estilo ainda permaneça, especialmente entre o pessoal que curte o estilo mais gótico, hoje o metal pega mais leve. As camisetas reinam absolutas, as botas de couro também. Mas as camisas de flanela, bem estilo grunge, são uma segunda pele dos metaleiros e caem como uma luva.

E os admiradores do metal não têm dificuldades para se vestir de acordo com o estilo. As camisetas, que são praticamente o uniforme dos metaleiros, são facilmente encontradas em lojas de CDs de rock e de instrumentos musicais. A Galeria do Rock, em São Paulo é um ponto de encontro dos fãs do gênero. Além das camisetas, calças, acessórios, mochilas e roupas em estilo medieval, como corpetes, espartilhos, gargantilhas e braceletes. Em Belo Horizonte, além da Galeria da Praça Sete, a cidade conta com o Túnel do Rock, que também tem tudo o que o adorador do metal precisa.

Mas, para quem quer mesmo ter uma grande variedade de produtos e não tem como se deslocar para fazer suas compras, as lojas virtuais detonam. Elas entregam em todo o Brasil e vendem de roupas a acessórios, CDs e até discos antigos de vinil. Se você se interessou e quer logo entrar na estica da moda metal, conheça a Heavy Metal Rock e a Casa do Rock. Assim fica fácil mostrar seu amor pelo metal vestindo o que os músicos vestem.

Atualizado em 1 Dez 2011.