Guia da Semana

Nivea traz shows grátis em todo o Brasil para homenagear o Samba

Edição Viva o Samba traz apresentações de Martinho da Vila, Alcione, Roberta Sá e Diogo Nogueira

A marca Nivea traz para 2014 mais uma edição do evento Viva, que realiza shows grátis em todo o Brasil. Este ano, o show traz uma homenagem ao samba com Martinho da Vila, Alcione, Roberta Sá e Diogo Nogueira. As apresentações acontecem de 16 de março a 25 de maio em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Salvador e São Paulo.

Saiba quais shows acontecem em São Paulo esta semana
Confira os shows internacionais que rolam em 2013
Veja um roteiro com o melhor da programação grátis de SP

Em 2012, primeiro ano do projeto, a homenageada foi Elis Regina, uma das maiores cantoras da história da música brasileira. No ano seguinte, o tributo foi a Tom Jobim, o maior dos nossos compositores.

E se nos anos anteriores o projeto apresentava apenas um intérprete - Maria Rita celebrando sua mãe, Elis, e Vanessa da Mata recriando a obra do maestro soberano - agora são quatro os artistas escolhidos para abarcar a diversidade e a história do samba: Martinho da Vila, Alcione, Diogo Nogueira e Roberta Sá, celebrando o encontro de gerações. Os quatro representam em conjunto ou individualmente o que é o samba contemporâneo brasileiro.

Com direção de Monique Gardenberg, o projeto tem como base um show-tributo que estreia no Rio de Janeiro no dia 18 de fevereiro, apenas para convidados, e depois percorre seis capitais brasileiras (Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Salvador e São Paulo).

Artistas convidados

Martinho da Vila é um dos maiores nomes vivos do samba, o decano do gênero, representante de uma geração que, a partir dos anos 1960, fez o samba renascer e o consolidou como o gênero central da música brasileira urbana. Vindo do ambiente das escolas de samba, Martinho revolucionou o samba-enredo, trouxe o partido alto, que até então era uma forma de samba marginal, para o primeiro plano e assim fez o samba sobreviver no mercado de música.

Alcione é uma das maiores representantes dessa grande linhagem das cantoras do samba, que tem origem lá nos anos 1920 e 1930 com Carmen Miranda, Aracy de Almeida, Linda Batista, chegando a Eliseth Cardoso e à sua própria geração que, nos anos 70, levou o samba a uma popularidade até então inédita. A maranhense iniciou a carreira cantando música romântica em boates, até abraçar o samba e tornar-se um ícone do gênero.

Diogo é herdeiro do estilo de samba sincopado que consagrou seu pai, João Nogueira, que por sua vez é representante de uma turma de cantores de bossa fundamental na história do gênero, nomes como Zeca Pagodinho, Ciro Monteiro, Vassourinha e Mario Reis, entre outros. Além disso, é um grande ídolo, uma figura popular, tão necessária ao samba.

Roberta Sá é a cantora que, hoje, melhor representa a nova linhagem de cantoras, a das que não são originariamente do samba, mas que o elegeram simplesmente por gosto, por amor, por querer viver e experimentar suas vastas possibilidades artísticas. Nascida no Rio Grande do Norte, Roberta foi para o Rio de Janeiro em busca da música brasileira e do samba.

O quarteto vai reviver no palco toda a variedade de temas e histórias do samba, num roteiro que vai de clássicos de autores como Noel Rosa, Ary Barroso e Ataulfo Alves, passando por músicas do repertório dos quatro artistas, até chegar a sucessos contemporâneos.

A partir daí, os quatro artistas se revezam no palco, juntos ou separados, e mostram como clássicos do porte de Aquarela brasileira, de Silas de Oliveira, e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, ou ainda O que é, o que é?, sucesso consagrado de Gonzaguinha, entre muitos outros, dão conta de traduzir a alma de um país inteiro.

Confira a agenda de shows:

Porto Alegre
16 de março

Rio de Janeiro
23 de março

Brasília
6 de abril

Recife
13 de abril

Salvador
27 de abril

São Paulo
25 de maio

Atualizado em 7 Fev 2017.

Por Marina Marques
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

São Paulo Trip: festival em setembro terá Aerosmith, Guns N' Roses e The Who

Datas e preços ainda não foram divulgados

Shows de música eletrônica para assistir no Rock in Rio 2017

Confira quais shows imperdíveis o palco Eletrônica preparou para esta edição

Além dos shows, confira as atrações que vão te divertir no Rock in Rio 2017

Saiba quais novidades e surpresas a organização do festival de música está preparando para esta edição

Shows de heavy metal para ver no Rock in Rio 2017

U2 deve se apresentar em São Paulo, no Morumbi, em outubro deste ano

Última vinda da banda ao Brasil foi em 2011, com a turnê 360º

Saiba como chegar ao Maximus Festival 2017

Festival de rock vai trazer shows de Linkin Park, Slayer, Prophets of Rage e mais em maio