Guia da Semana

A cidade do Rio de Janeiro completa 450 anos no próximo dia 1º de março de 2015 e para celebrar essa data tão especial para os cariocas, a prefeitura divulgou algumas atividades gratuitas - e pagas - que ocorrerão na festa de aniversário da cidade ao longo do ano, até o próximo Carnaval em 2016.

A fim de te ajudar a aproveitar as melhores atrações, o Guia da Semana listou o que fazer no aniversário de 450 anos da cidade maravilhosa. Tem bolo de metro - lembrando que é sempre bom manter a civilidade - até alguns shows gratuitos na Quinta da Boa Vista. Confira a programação e prepare-se para a festa:

Quinta da Boa Vista

Na virada do sábado, dia 28 de fevereiro, para o domingo, dia 1º de março, a Quinta da Boa Vista recebe uma verdadeira festa de aniversário com direito a um mega show em homenagem aos grandes compositores do Rio, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque e Tim Maia. Para interpretar as canções desses gênios, artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Baby do Brasil, Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Diogo Nogueira, Erasmo Carlos, Frejat, Os Paralamas do Sucesso, Fernanda Abreu, Marcelo D2, Ana Carolina, Max de Castro, Paula Toller, Simoninha, Toni Garrido, Vanessa da Mata e Neguinho da Beija Flor se apresentam a partir das 21h. Ao final do espetáculo, também será realizada uma queima de fogos no local.

Endereço: Avenida Pedro II - s/n, São Cristóvão.

Bolo de 450 metros

No domingo, dia 1º, às 10h, rola o já tradicional bolo de metro feito pela Sociedade de Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), que será acompanhado por uma programação festiva e a presença da Rainha do Rio, Rafaella Lemes. Neste ano, o bolo terá dimensões bem maiores, ao todo serão 450 metros de massa, recheio e cobertura para o deleite dos cariocas. De acordo com a organização, cerca de duas toneladas de farinha serão usadas na receita do bolo, que deve acabar em poucos segundos.

Endereço: Rua da Carioca - Centro.

Maratona Cultural Carioca

Além dos shows, no dia 1º também acontece a 'Maratona Cultural Carioca' com música, peças e exposições gratuitas ou com descontos de 50%. Entre as apresentações com 50% de desconto, estão o show da Fafá de Belém, na Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim, e grandes sucessos da temporada teatral, como os musicais S'imbora (foto), sobre a vida de Wilson Simonal, no Teatro Carlos Gomes, Lapinha com Isabel Filardis, no Imperator, e A História de Paulo Benjamin de Oliveira, sobre um dos maiores portelenses de todos os tempos, com Zezé Motta, em cartaz na Sala Baden Powell.

Clique aqui para conferir a programação completa e os endereços.

Parque Madureira e Praça das Juras

Ainda no domingo, às 20h, o Parque Madureira vai celebrar a festa com apresentação gratuita dos sambas da Portela e do Império Serrano. No mesmo horário, a Praça das Juras, em Bangu, recebe diversos shows de grupos de pagode e funk.

Endereço: Rua Parque Madureira - Madureira.
Endereço: Praça das Juras - Bangu.

Zaz

A cantora francesa Zaz volta ao Brasil para apresentar seu novo álbum, Paris, na sexta-feira, dia 20 de março, no Circo Voador. Neste show, que faz parte das comemorações aos 450 anos da cidade maravilhosa, Isabelle Geoffroy também apresenta canções de seus dois álbuns, ZAZ, de 2010, e Recto Verso, de 2013, além de seus principais hits, como "Je Veux", "On Ira", "Comme Ci, Comme Ça", "Gamine", "Nous debout" e "Dans Ma Rue", regravação da música de Edith Piaf. A partir das 23h.

Endereço: Rua Arcos - Lapa.

Los Hermanos

Por fim, o Los Hermanos volta aos palcos para três shows especiais em comemoração ao aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro programados para os dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, na Marina da Glória. Formada por Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante, Bruno Medina e Rodrigo Barba, a banda vai mostrar aos fãs hits como "Último Romance", "O Vento", "Sentimental", "Além Do Que Se Vê", "O Velho e o Moço", "De Onde Vem a Calma" e "O Vencedor", além de outros sucessos dos cultuados álbuns Bloco do Eu Sozinho, de 2001, Ventura, de 2003, e 4, de 2005.

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, s/n - Aterro do Flamengo.

Por Leonardo Paladino

Atualizado em 20 Fev 2015.