Guia da Semana

Está aberta a temporada de festivais que acontecerão até o final do ano no Brasil. Entre os nomes que passam por aqui, o Lollapalooza acontece em março e o Rock in Rio em setembro. Esqueça essa lenda de café e energético, porque o pique necessário para suportar a maratona e se manter firme até a última música deve vir dos alimentos.

Manter o nível controlado de açúcar no sangue é o que garante a diversão. Doces, bolachas recheadas, pão branco, macarrão e outros alimentos dessa natureza são totalmente contra indicados, pois elevam a taxa de açúcar no organismo e provocam alterações repentinas, causando fadiga ou cansaço. Consumir carboidratos integrais e gorduras de boas qualidade garantem a quantidade adequada de açúcar circulante.

A maioria dos shows e festivais proíbe a entrada de bebidas e alimentos. Por isso, você deve reforçar sua alimentação antes de sair de casa para garantir 100% de aproveitamento da festa. Preparamos algumas sugestões e dicas para você não perder nada! Confira:

Como não poderia ser diferente, vamos começar pelo café da manhã em dia de festival:
>> A oferta de álcool durante esses eventos é grande e constante, por isso, vale redobrar o cuidado com seu estômago antes de sair de casa.
>> A couve é um dos alimentos protetores do estômago e do fígado, agindo como se estivesse blindando a mucosa. Combinada com a linhaça, que é um antiinflamatório natural, e batido como maçã, garante energia, saúde e dá um suco delicioso.
>> O pão integral com queijo branco e peito de peru é uma ótima opção, pois são alimentos leves e facilitam a digestão.

Lollapalooza Brasil

Almoço: o grande matador da fome:
É o grande responsável por armazenar a energia necessária durante a sequência de shows. Priorize alimentos crus como legumes e folhas, pois são ricos em antioxidantes e ajudam a proteger o organismo. Durante os festivais, há um grande desgaste do corpo pela produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Por isso, os ingredientes crus ajudam a combatê-lo e ainda liberam enzimas que auxiliam a digestão.

Dê preferência ao consumo de proteína de fácil digestão, bons exemplos são os peixes, frangos e ovos. Evite o consumo de carne vermelha, ela deixa o organismo pesado e demanda muito tempo para ser digerida.

Sempre que possível, priorizar o consumo de grãos integrais: arroz, quinoa, amaranto, massa integral, arroz negro, feijão; todos eles ajudam a controlar a quantidade de açúcar na corrente sanguínea, ou seja, mantém o corpo no pique o tempo todo.

Agora, se estiver liberada a entrada no o festival com comida, vale a pena levar algumas opções de lanches:
>> Barras de cereais, barras de gergelim;
>> Frutas secas, frutas in natura;
>> Castanhas em geral (Pará, caju, amêndoas, amendoim, nozes);
>> Biscoito integral, torradas;
>> Água de coco.

Dicas de sobrevivência:
>> o ideal é consumir a fruta sempre acompanhada de alimentos fonte gordura de boa qualidade, como, por exemplo, todos os tipos de castanhas, pois evitam a elevação brusca do açúcar no sangue provocada pela fruta.
>> Os energéticos são compostos de cafeína e taurina. Sozinhos, promovem concentração e ânimo, mas misturados com o álcool fazem com que o organismo libere magnésio. Essa perda provoca fadiga, ansiedade, vontade de comer doces e cansaço.
>> Durante o evento, procure alimentos mais leves ou de fácil digestão, como combinados de carne com saladas ou sanduíche natural com suco de frutas;
>> Evite alimentos gordurosos (dificultam muito a digestão);
>> Não beba álcool para matar a sede;
>> Evite longos períodos em jejum. Nos intervalos dos shows procure alimentar-se e hidratar-se;
>> Se for beber álcool, entre uma dose e outra, lembre-se da água;
>> Coma algo antes de beber, a bebida vai demorar um pouco a mais para ser absorvida.

Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no nosso parceiro Emagrecendo.

Por Mariana Jota

Atualizado em 30 Jun 2014.