Guia da Semana

O Festival de Teatro de Curitiba 2013 começa no dia 26 de março. São espetáculos que não acabam mais, e tem para todos os gostos. Mas é bom não deixar para comprar os ingressos muito tarde, principalmente para a Mostra Oficial, uma das mais concorridas do Festival. Como são vários espetáculos*, o Guia da Semana vai te dar aquela mão! Listamos as dez peças que você não pode deixar de assistir! Confira!

+ Saiba onde comprar os ingressos para o Festival de Teatro de Curitiba 2013
+ Gastronomix no Festival de Teatro de Curitiba 2013

*Lembrando que no dia 06 de fevereiro começam as vendas de ingressos para o Festival. A compra pode ser feita nas bilheterias oficiais do evento, instaladas nos Shoppings Mueller, Palladium e Park Shopping Barigui, em Curitiba, e também pelo site www.festivaldecuritiba.com.br.

>> A arte e a maneira de abordar seu chefe para pedir um aumento


Marco Nanini em "A arte e a maneira de abordar seu chefe para pedir um aumento". Foto: Divulgação

O monólogo A arte e a maneira de abordar seu chefe para pedir um aumento é protagonizado por Marco Nanini e dirigido por Guel Arraes. A montagem teatral é adaptada por José Almino do livro homônimo de Georges Perec. Inspirado num organograma empresarial, Perec imaginou um jogo obsessivo de possibilidades cujo objetivo aparente seria evitar o pior. O texto revela o ridículo das ações e das expectativas mais prosaicas do mundo do trabalho, por meio de sua repetição esquemática até o esgotamento.

Gênero: Comédia
Data:
29 de março de 2013
Local: Teatro Marista
Horário: 21h
Ingressos: esgotados

>> Marca D´Água


Espetáculo "A Marca D´Água". Foto: Divulgação

Vivendo numa espécie de cotidiano automático e morno, Laura (interpretada por Patrícia Selonk), aos 40 anos, é surpreendida pelo misterioso aparecimento de um enorme peixe em seu jardim. Esta perturbadora e surrealista aparição traz de volta à vida desta mulher sintomas de uma doença neurológica causada por um acidente na infância. A partir daí, Laura passa a ter acesso profundo e muito nítido às suas mais antigas memórias e é arrebatada por uma música imaginária e constante dentro de sua cabeça.

Gênero: Drama
Data: 29 de março de 2013
Local: Teatro da Reitoria
Horário: 21h

>> Em Nome do Jogo


O ator Marcos Caruso em "Em Nome do Jogo". Foto: Guga Melgar

Andrew Wyke, vivido por Marcos Caruso, é um escritor de romances policiais de enorme sucesso que adora jogos e teatro. Ele convida o amante de sua mulher Milo Tindolini (Erom Cordeiro), cabeleireiro italiano, sedutor e atraente, para um encontro, aproveitando que sua esposa e amante de Milo, Sra. Marguerite esta viajando, desencadeando uma batalha de gênios com potencialidade para resultados inesperados, pois fazem tudo em nome de um bom jogo.

Gênero: Comédia
Data: 31 de março de 2013
Local: Guairão
Horário: 21h

>> Gonzagão


A vida de Luiz Gonzaga em "Gonzagão". Foto: Silvana Marques

Como em qualquer história de homem que vira mito, a vida de Luiz Gonzaga tem passagens em que as versões de seus biógrafos não batem, em que realidade e fantasia se confundem. Segundo o autor e diretor João Falcão, “é a história de Luiz Gonzaga, mas não é Wikipédia”. Dentre as mais de 50 canções que estão na peça, há sucessos como “Cintura fina”, “O xote das meninas”, “Qui nem jiló”, “Baião”, “Pau-de-arara” e sua mais célebre criação, “Asa branca”.

Gênero: Drama
Data: 31 de março de 2013
Local: Teatro Positivo
Horário: 19h

>> Hamlet


O espetáculo "Hamlet". Foto: Divulgação

Hamlet celebra o encontro dos Clowns de Shakespeare com Marcio Aurelio, um dos mais importantes nomes do teatro brasileiro contemporâneo. A encenação se baseia no princípio de que a peça, obra-prima da dramaturgia universal, consiste em uma poética da representação. O espetáculo traz uma radicalização do uso das convenções teatrais e dos elementos que compõem a estrutura cênica.

Gênero: Drama
Data: 29 de março de 2013
Local: Teatro Bom Jesus
Horário: 21h

>> Hombre Vertiente - Co-produção Brasil – Argentina


A peça Hombre Vertiente. Foto: Divulgação

O projeto visa à montagem brasileira do espetáculo da companhia argentina Ojalá, Hombre Vertiente, uma produção multi-sensorial onde várias disciplinas artísticas se fundem e onde o espectador recebe um "bombardeio" de estímulos. Uma das peculiaridades é que boa parte da ação se desenvolve dentro de um cenário vertical, o que por si só já representa uma ruptura importante com o conceito clássico de teatro e uma nova maneira de relação entre atores e público.

Cada espetáculo usa, em média, 30 mil litros de água. Cerca de 80% do volume utilizado é reciclado e empregado em apresentações seguintes. Após cada apresentação, a água é processada e purificada novamente por meio de um sistema de raios ultravioleta.

Gênero: Drama
Data: 30 de março de 2013
Local: 21h
Horário: Arena (Parque Barigui - Multimídia)

>> Maravilhoso


A peça "Maravilhoso". Foto: Divulgação

Após o enterro de sua mãe, Henrique (Paulo Verlings) se vê decidido a colocar fim à própria vida. É quando lhe surge um emprego como assistente pessoal do bicheiro Diaz (Márcio Machado), presidente de uma das maiores escolas de samba do Rio de Janeiro. Mas até que ponto o dinheiro é capaz de comprar tudo?

Gênero: Tragédia
Data: 03 de abril de 2013
Local: Teatro Bom Jesus
Horário: 21h

>> Maria Miss


O espetáculo "Maria Miss. Foto: Divulgação

Maria Miss, ainda muito menina, teve a virgindade negociada pelos pais com um dos membros da família Lopes. Muito esperta, ela descobre que, na vida, pra tudo se dá um jeito. Elabora uma trama para convencer o marido de que a velha que ele incumbiu de vigiá-la não passa de uma alcoviteira. Para abrandar o desejo do companheiro, o envenena com ervas típicas do sertão, até que ele morra. Já viúva, Maria passa a ser assediada pelo primo e o irmão do marido. Ela aproveita e faz intrigas entre os dois até se matarem. Depois, é a vez do mais rico dos Lopes fazer suas investidas.

Gênero: Drama
Data: 02 de abril de 2013
Local: Teatro Paiol
Horário: 22h

>> O Homem Travesseiro


O ator Tonico Pereira em "O Homem Travesseiro". Foto: Guga Melgar

A peça narra, com suspense e agilidade, os últimos momentos de vida de Katurian (Bruce Gomlevsky), um escritor que vive em um país fictício e simbólico da Europa central, governado por um regime totalitário. Katurian é preso e interrogado pelos perigosos detetives Tupolski (Tonico Pereira) e Ariel (Miguel Thiré), devido ao conteúdo intrigante e avassalador de seus contos e a semelhança com uma série de bizarros assassinatos infantis que ocorrem em sua cidade.

Gênero: Comédia
Data: 03 de abril de 2013
Local: Guairinha
Horário: 21h

>> O Terraço

Espetáculo "O Terraço". Foto: Erik Almeida

Uma mulher resolve separar-se do marido. O apartamento é colocado em locação. Este é o inicio, desta divertida comédia de Jean-Claude Carrière. Imagine um paquerador compulsivo, uma mulher extremamente carente, um trambiqueiro, uma psicopata, um marido irônico e um general cego, todos juntos dentro de um apartamento , porém, com um misterioso e atrativo terraço. A confusão está armada!

Gênero: Comédia
Data: 05 de abril de 2013
Local: Guairão
Horário: 21h

Por Geziane Diosti

Atualizado em 28 Fev 2013.