Guia da Semana

Quando uma peça se segura pelo texto e atuações, sem fatores externos que integram o espaço cênico, é de ficar sem palavras do início ao ato final. Em um único cenário, 12 homens gigantes em seus personagens constroem uma peça linda, questionadora e instigante que, com um roteiro incrível, diálogos densos e produção impecável, nos fazem repensar a vida, a intolerância e o poder de uma decisão sob a vida das pessoas que podemos interferir, além da nossa própria existência.

De uma profunda sensibilidade, o espetáculo é quase que obrigatório para todos os advogados e futuros advogados, mas de extrema importância para todas as pessoas que amam arte e, mais do que isso, gostam de refletir sobre os caminhos da vida.

O Guia da Semana foi conferir e lista abaixo os motivos pelos quais você deveria assisti-la. Confira:

CLÁSSICO DE 1957

A história da peça não é atual - o que a deixa ainda mais gostosa. Originária de um filme estadunidense de 1957, dirigido por Sidney Lumet, também se passa, quase o tempo todo, em um único cenário, com a diferença de que tem rápidas passagens por outros dois ambientes - no início do filme, mostrando a corte de julgamentos, e a na cena final, em que o personagem de Henry Fonda deixa o Tribunal.

HISTÓRIA

O calor escaldante do verão de Nova York faz o suor pingar do rosto dos 12 homens trancados a chave numa pequena e claustrofóbica "sala de júri". Depois de dias de julgamento, está em suas mãos decidir a sorte do réu. O mais importante: o veredicto precisa ser unânime. Se os 12 enclausurados jurados considerarem o réu culpado do assassinato do próprio pai, ele será executado, mas se um deles tiver uma dúvida razoável a respeito da culpabilidade, o garoto não poderá ser condenado.

TUCARENA

Quem ainda não conhece o Tucarena deveria se dar essa oportunidade de presente pelo menos uma vez na vida. Além de receber peças e espetáculos maravilhosos, o espaço é diferente dos palcos italianos, onde o público se mantém de frente para o espaço cênico. A proposta do teatro é uma arena, onde os visitantes ficam em volta do palco e, acreditem, a imersão é completamente diferente - e simplesmente maravilhosa.

RECONHECIMENTO

Indicada ao Prêmio Shell de Melhor Direção (Eduardo Tolentino) e Melhor Ator (Norival Rizzo), a peça ganhou o Prêmio APCA 2010 de Melhor Espetáculo Teatral do ano.

PERSONAGENS

Com um elenco inteiramente masculino, cada um dos 12 atores emprestam seus corpos e entram em seus respectivos personagens com maestria. Para cada um deles, direcionamos um tipo de sentimento e o mais incrível é ver essa identificaçao (ou não identificação) se transformando com o passar das cenas.

LIÇÃO DE VIDA

Assim como toda manifestação artística, "12 homens e uma sentença" afeta cada um de nós de uma forma diferente, nos causando um turbilhão de pensamentos e sentimentos. A peça é um tapa na cara da intolerância que existe em todos nós e, com diálogos intensos e um ritmo preciso, nos coloca em conflitos com nossas próprias opiniões, nos mostrando a importância de cultivarmos a sensibilidade e olharmos para um único fato por diversos pontos de vista.

Serviço:

Onde: Teatro Tucarena
Temporada: de 1 de julho a 28 de agosto
Horário: Sextas, às 21h30; Sábados, às 21h e Domingo, às 19h
Preço: R$60 (Desconto de 50% para Estudantes e Maiores de 60 anos.)

Por Nathália Tourais

Atualizado em 20 Jul 2016.