Guia da Semana

O Itaú Cultural traz uma programação dobrada do projeto "Terça Tem Teatro", com duas apresentações gratuitas da peça "O Testamento de Maria", nos dias 24 e 25 de maio.

A peça acumula qualificações que passam pelos três pilares da montagem: o texto, a encenação e a direção. Nesta montagem, Maria, perseguida e exilada na cidade grega de Éfeso, procura desvendar os mistérios que cercaram a crucificação de seu filho Jesus. Apesar de ter se transformado em um símbolo religioso e uma figura histórica, a personagem vai se revelando como uma figura humana, com angústias, hesitações, reflexões e questionamentos.

Neste processo, a icônica mãe de Jesus que fugiu e mentiu para si mesma sobre os fatos, faz questão de falar somente a verdade. Em um cenário com apenas uma cadeira, a personagem de Denise Weinberg conta sobre a imensa crueldade dos romanos e também dos anciãos judaicos, e a estranha e inexplicável exaltação dos discípulos do seu filho. Deste modo, vai mostrando sua moral, como uma mulher inesquecível.

A primeira montagem de O Testamento de Maria estreou em Dublin, na Irlanda. Depois foi para a Broadway e para o Barbican Theatre, em Londres. Além da versão brasileira, outras montagens do texto de Tóibín foram realizadas em São Francisco e Chicago, nos Estados Unidos, na Espanha e na Itália.

Bate papo com o público

No dia 25, às 16h, a atriz Denise Weinber conversa com o público e com a jornalista e crítica de teatro Beth Néspoli sobre os bastidores e a preparação para entrar em cena, na quarta edição do Camarim em Cena. Os participantes do encontro automaticamente recebem um ingresso para assistir à exibição da peça à noite.

SERVIÇO

TERÇA TEM TEATRO - exibição da peça O Testamento de Maria

Datas: 24 e 25 de maio de 2016 (terça-feira e quarta-feira)
Horário:
às 20h

CAMARIM EM CENA - Bate papo com a atriz Denise Weinberg

Data: 25 de maio de 2016 (quarta-feira)
Horário: às 16h

Mais informações: Mediação da jornalista, crítica e pesquisadora de teatro Beth Néspoli
Sala Multiúso (40 lugares) – aqueles que participarem do encontro automaticamente receberão um ingresso para assistir à peça que será apresentada no mesmo dia, às 20h.

* Entrada gratuita (ingressos distribuídos com 30 minutos de antecedência)

Por Nathália Tourais

Atualizado em 21 Mai 2016.