Guia da Semana

Para a alegria dos amantes da arte, o ano de 2016 chegou cheio de novidades no cenário cultural. Entre exposições incríveis e peças de teatro super aguardadas, os musicais também ganham destaque entre os principais palcos da cidade de São Paulo.

Assim, para que você possa se programar e saber o que vem por aí, o Guia da Semana lista todos que você não pode perder. Confira:

WICKED

Muito antes de Dorothy chegar (e do próprio ponto que conhecemos), duas outras garotas se conheceram na Terra de Oz. Elphaba, nascida com a pele de cor verde-esmeralda, é esperta, ardente e incompreendida. Glinda é belíssima, ambiciosa e muito popular. Essa megaprodução, que faz rir e chorar, traz à tona os segredos que levam Elphaba a se tornar uma bruxa “má” e Glinda a ganhar a simpatia dos habitantes da Cidade das Esmeraldas. Wicked, então, por meio de números e performances surpreendentes, mostra que toda história tem diversos pontos de vista e que ser diferente faz de você alguém único e extraordinário.

Temporada: De 4 de março a 18 de dezembro
Onde: Teatro Renault

GHOST: DO OUTRO LADO DA VIDA

Ghost conta a atemporal e forte história do jovem casal, Sam Wheat e Molly Jensen, muito apaixonados, que é interrompida por um assalto que resulta na morte de Sam. Preso neste plano, o espírito de Sam descobre a verdade por trás de seu assassinato e conclui que Molly está em perigo. Enquanto ele busca mais pistas e tenta proteger Molly, ele encontra a falsa vidente Oda Mae Brown. Embora ela tenha sido uma fraude por muitos anos, Sam descobre que ela realmente pode ouvi-lo e pede ajuda para que possa se comunicar com Molly através dela e, assim, alertá-la sobre os riscos que corre.

Temporada: de 8 de Setembro a 11 de dezembro
Onde: Teatro Bradesco

FOREVER YOUNG

O musical trata de forma poética e bem-humorada, a velhice dos seis atores que representam a si mesmos no futuro, quase centenários. Apesar das dificuldades eles continuam cantando, se divertindo e amando. O palco torna-se o retiro dos atores que vivem sob a supervisão de uma enfermeira e, juntos, retratam os problemas da “melhor idade” de forma leve e utilizando as canções que marcaram várias gerações.

Na ausência da enfermeira, estes os velhinhos se transformam, revelam suas verdadeiras personalidades e mostram o sonho ainda não acabou.

Temporada: de 4 de novembro a 18 de dezembro
Onde: Theatro Net

JACQUELINE

Na trama, uma genial violoncelista e sua irmã vivem uma relação intensa e profunda, quase simbiótica. Até que a música, os amores e uma irreversível tragédia se colocam entre elas, fazendo explodir rivalidades, ambições, as asperezas dos laços familiares e o choque entre talento e sobrevivência, vocação e destino.


Mais do que uma onipresente trilha sonora, o que se tem é um texto teatral construído com o rigor de uma partitura. As cenas evoluem de acordo com os quatro movimentos-chave da obra, enquanto a arquitetura interna das cenas também dialoga com as inflexões da obra de Edward Elgar e suas alternâncias de andamento, sonoridade e intensidade.

Por se tratar de um espetáculo cuja dramaturgia está intimamente ligada à música erudita, mas que ao mesmo tempo possui uma forte história como motor principal, Jacqueline é teatro para quem busca essencialmente teatro, mas é também obra pulsante para amantes da música clássica.

Temporada: até dia 29 de novembro
Onde: SESC Consolação

ESCRAVA ISAURA

A clássica obra de Bernardo Guimarães deve ganhar adaptação para os palcos no segundo semestre de 2015. A peça será baseada no clássico romance brasileiro, que conta a história de Isaura, uma bela e jovem escrava branca, pura, e dotada de muitas qualidades. Por ter sido criada como filha na família em que servia, aprendeu a ler e escrever, a falar francês e italiano, dentre outras coisas. A montagem contará com profissionais brasileiros e americanos e apresentará uma trilha totalmente composta por músicas originais.

Temporada: A definir

Por Nathália Tourais

Atualizado em 30 Nov 2016.