Guia da Semana

Com estreia prevista para 28 de março de 2013, Rei Leão - O Musical anunciou na terça-feira, 2 de outubro, as primeiras informações sobre a criação do espetáculo no Brasil e a venda de ingressos, que começa ainda nesse mês.

>> Saiba mais informações sobre O Rei Leão - O Musical
>> Veja os musicais que acontecem em São Paulo
>> Confira as estreias da semana no teatro

Dado o histórico de sucesso do musical pelo mundo, está previsto um dia a mais de apresentação em relação a Família Addams, seu antecessor no Teatro Renault. O espetáculo fica em cartaz de quarta a domingo, com duas sessões por dia aos finais de semana. Depois dessa temporada, já estão prometidas produções de A Pequena Sereia e Mary Poppins.

Com um elenco formado por atores, cantores e bailarinos brasileiros, os nomes que compõem os personagens e a direção ainda não foram divulgados pela produção. Os brasileiros que formam o time até o momento são Gilberto Gil, que assina as traduções das canções, e a atriz Rachel Ripani, responsável pela tradução de script.

Ingressos

Os valores vão de R$ 50 a R$ 280 e podem ser adquiridos no site da Tickets for Fun, pelo telefone 4005-5588 e na bilheteria oficial do Teatro Renault.

Músicas

Como a fase de seleção ainda não está concluída, Gilberto Gil não teve contato e nem trabalhou suas músicas diretamente com atores, mas deixou claro que quando os ensaios realmente começarem, estará presente para dar toques finais e ajustar algumas palavras e entonações que não se encaixarem da forma correta.

Até o momento, a produção liberou quatro versões brasileiras feitas por Gil, "Ciclo da Vida" (The Tree of Life), "Terra Seca" (Shadowland), "Está em Ti" (He Lives in You) e "Dá Pra Ver o Amor Aqui" (Can You Feel The Love Tonight).

Em cartaz há 15 anos na Broadway e traduzido em mais de 8 idiomas, essa é a primeira vez que o musical é produzido na América do Sul. O Rei Leão já passou por 15 países diferentes e é considerado a produção de maior sucesso da Broadway, superando, inclusive, o público do famoso O Fantasma da Ópera.

Inspiração no filme

Inspirados na cultura africana, Julie Thaymor, diretora e responsável também pela figuração do espetáculo original, contou que, durante todo o processo de criação de Rei Leão - O Musical, buscou-se levar o aspecto humano dos personagens do filme para o palco dos teatros. E, para isso, a escolha foi abrir mão de uma reprodução exata dos animais. De acordo com ela, se tornou mais interessante que o público entrasse em contato direto com a forma que aquela história estava sendo apresentada a eles, sempre tendo em vista os atores e suas feições.

Foram criadas máscaras de animais que se encaixam em cima da cabeça de cada um, de forma que o rosto dos atores continuasse aparecendo. Os figurinos foram pensados para que possuíssem características animais sem deixar de lado o aspecto humano. Embora se pense em uma produção da Disney, tudo é baseado em humanos. Os tecidos, inclusive, começaram branco e foram pintados a mão com influências da arte africana.

Por Rafaella Finci

Atualizado em 13 Mar 2013.