Guia da Semana

Quando o assunto é a diversão dos pequenos, a gama de atrações é enorme - há shows com bandas teens, parques de diversão, programação especial nos shoppings e até mesmo acampamentos de férias. No mundo das artes e teatro, no entanto, não é diferente: são inúmeras as peças infantis e exposições em cartaz em São Paulo.

Para ajudar na escolha do espetáculo mais adequado para a criançada, o Guia da Semana reuniu algumas peças bacanas em cartaz nos principais teatros da cidade paulistana. Se liga:

Pluft, o Fantasminha

Na peça, o capitão Perna-de-pau representa na história o lado mal, pois ele quer tomar o tesouro da neta Maribel. Eles vão parar num navio abandonado onde mora o fantasminha Pluft e sua família, que representam o bem. Os fantasmas se unem aos marinheiros para combaterem o mal e salvar Maribel.

Temporada: de 1º de março a 26 de abril
Onde: Teatro Bibi Ferreira

O Rinoceronte, a Lua e o Tonel

Pela primeira vez nos palcos brasileiros, três contos do premiado autor infanto-juvenil Peter Bichsel ganham uma versão teatral. O Homem Que Não Queria Saber Mais Nada, Tio Iodok Manda Lembranças e A Terra é Redonda, são as três histórias contadas por três meninas que fazem da imaginação e do lúdico material para construir mundos.

Temporada: de 8 de março a 27 de abril
Onde: Teatro do MUBE

Água

A montagem traz à cena seis palhaços que acabam “entrando pelo cano” ao desperdiçar a água. Deparando-se com seu desaparecimento, esses personagens atrapalhados partem em uma fantástica jornada e passam pelas mais incríveis aventuras marinhas e ribeirinhas, em busca de tão valioso líquido incolor, inodoro e insípido.

Temporada: de 28 de março a 27 de abril
Onde: Teatro Cacilda Becker

Menino Maluquinho, O Musical

A montagem conta a história do menino que tinha o olho maior que a barriga, vento nos pés e macaquinhos no sótão, conhecido como Maluquinho. De forma leve e divertida, a trama abordará as traquinagens do garoto e sua turma: Bocão, Junim, Lúcio, Julieta, Carol, a importância da relação com a família e conflitos comuns à infância.

Temporada: de 19 de abril a 25 de maio
Onde: Teatro Bradesco

Monster High - O Show ao Vivo

Frankie Stein é a novata do colégio e precisa se enturmar. Para isso, ele acaba passando por diversas situações onde conhece Draculaura, Clawdeen Wolf, Cleo de Nile, Lagoona, Ghoulia, Deuce e Heath que juntos prometem muita diversão e confusão em suas aventuras pelo colégio.

Temporada: de 19 de abril a 25 de maio
Onde: Teatro Anhembi Morumbi

A Rainha Procura...

Encenada sobre um tabuleiro de xadrez, A Rainha Procura... narra a trajetória de uma monarca (Rhena de Faria) que, após perder o marido e seu exército numa batalha, decide procurar novos integrantes para a corte. A personagem conta com a ajuda de um peão (Álvaro Lages), o único sobrevivente da guerra. Porém, apenas dois palhaços aparecem para preencher as vagas, que deveriam ser ocupadas por cavaleiros e bispos.

Temporada: de 5 de abril a 1º de junho
Onde: Teatro Alfa

Rapunzel

Rapunzel é uma verdadeira tragédia: ela é adotada por vaidade da madrasta, que fura os olhos do príncipe. Porém, na peça da Cia Le Plat Du Jour, a trama tem um final feliz já que “o beijo" da Rapunzel sara os olhos do príncipe. A encenação ganha agilidade, graça e poesia baseadas numa dramaturgia focada principalmente no amor, ódio, cobiça, egoísmo, vaidade, fraqueza, intransigência, coragem e solidão.

Temporada: de 19 de abril a 22 de junho
Onde: Teatro Alfa

Pedro e o Lobo

A encenação apresenta os principais instrumentos e sons de uma orquestra sinfônica. O maestro Jamil Maluf narra em off a entrada de cada instrumento, mostrando a personalidade sonora de cada personagem: o passarinho é representado pelo flautim; o gato, pelo clarinete; a pata, pelo oboé; o lobo, pelas trompas; os caçadores, pelos tímpanos; o avô pelo fagote, e, Pedro, pelas cordas.

Temporada: de 4 de janeiro a 29 de junho
Onde: Teatro Folha

A Chapeuzinho Vermelho

A montagem narra a trajetória de Chapeuzinho Vermelho por um caminho desconhecido, onde tem de enfrentar o Lobo Mau. Visando o público mirim, o espetáculo aborda, de forma sutil e divertida, valores como amizade e generosidade, bem como temas relacionados à importância da escola e o cuidado com a alimentação.

Temporada: de 5 de abril a 27 de julho
Onde: Teatro Folha

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 17 Abr 2014.