Guia da Semana

Não tem como: a criançada realmente conta os dias para curtir ao máximo as férias de julho. E isso envolve os papais e as mamães de plantão, que precisão de muita criatividade para desenvolver a programação dos pequenos.

A boa notícia é que a gama de atrações é enorme: há shows com bandas teens, parques de diversão com programação especial, atrações em shoppings, exposições, acampamentos e muitas, mas muitas peças infantis em cartaz.

Para ajudar na escolha do espetáculo mais adequado para a criançada, o Guia da Semana reuniu algumas peças bacanas em cartaz nos principais teatros da cidade. Se liga:

PEPPA PIG

Na peça, a menina Paty, uma criança levada de sete anos, procura por Guto, seu melhor amigo, para brincar e contar histórias. Percebendo que seu amigo está demorando para chegar, Paty começa a interagir com a plateia contando sua primeira história.

Temporada: de 5 a 20 julho
Onde: Teatro Anhembi Morumbi


PETER PAN E WENDY

Com, Peter, Wendy, Miguel, Tic-Tac, Naná, Capitão Gancho, Barrica e Sininho, todos vividos pelas atrizes Alexandra Golik e Carla Candiotto, as crianças vivem aventuras sem sair do quarto. Com muito troca-troca de figurinos, entradas e saídas do palco feitas por portas giratórias no cenário, o elemento que mais prende a atenção da garotada é a capacidade da dupla de instigar a imaginação infantil. Cenário, figurinos e adereços assumem múltiplas funções, como a cama de Wendy, que se transforma em nuvem, em casa e até no navio do Capitão Gancho.

Temporada: de 4 a 25 de julho
Onde:
Teatro Folha


A TURMINHA DA PORQUINHA PEPPA

Peppa é uma porquinha amorosa de 4 anos de idade que mora com seus pais e seu irmãozinho, George. Peppa adora brincar de se fantasiar e passa o dia saltando entre as poças de lama ao redor de sua casa. Suas aventuras sempre terminam com muitas gargalhadas. Baseado no desenho animado britânico vencedor de vários prêmios e exibido em mais de 180 países, chega a São Paulo para curta temporada.

Temporada: até 27 de julho
Onde:
Teatro Augusta


PEDRO E O LOBO

A encenação apresenta os principais instrumentos e sons de uma orquestra sinfônica. O maestro Jamil Maluf narra em off a entrada de cada instrumento, mostrando a personalidade sonora de cada personagem: o passarinho é representado pelo flautim; o gato, pelo clarinete; a pata, pelo oboé; o lobo, pelas trompas; os caçadores, pelos tímpanos; o avô pelo fagote, e, Pedro, pelas cordas.

Temporada: até 27 de julho
Onde: Teatro Folha


CHAPEUZINHO VERMELHO

A montagem narra a trajetória de Chapeuzinho Vermelho por um caminho desconhecido, onde tem de enfrentar o Lobo Mau. Visando o público mirim, o espetáculo aborda, de forma sutil e divertida, valores como amizade e generosidade, bem como temas relacionados à importância da escola e o cuidado com a alimentação.

Temporada: até 27 de julho
Onde: Teatro Folha


ALICE - O MUSICAL

Alice está crescida e em seu quarto, entediada, resolve ler um livro quando, de repente, a história ganha vida e a velha estante da família deixa escapar fantásticas criaturas, que transformam o seu quarto num verdadeiro país das maravilhas. O texto foi adaptado de maneira que toda a família possa compreender melhor a “loucura de Alice” e se divertir sem limites.

Temporada: de 30 de junho a 28 de julho
Onde: Teatro Folha


O PATINHO FEIO

Peteco sofre com as chacotas de três patinhos inquietos. O filhote de cisne destoa do grupo porque usa óculos e faz com prazer as lições da escola. O perigo está sempre por perto na figura de uma raposa camuflada, que ronda os arredores e tenta caçar os personagens.

Temporada: até 29 de julho
Onde: Teatro Alfa


TCHU - TCHU - TCHU – UMA AVENTURA AERO-ACROBÁTICA

Indicado para todas as idades e inspirado em Cartoons da década de 70 como “Papaleguas” e “Tom & Jerry”, o espetáculo é uma divertida e acrobática história de dois casais banhistas que estão na praia na maior descontração quando são surpreendidos por um terrível e solitário Tchubarão. Repleta de acrobacias aéreas e com trilha sonora eletrizante, a peça mistura acrobacias e teatro.

Temporada: de 1º a 29 de julho
Onde: Teatro Folha


BRANCA DE NEVE E OS 7 ANÕES

Além do espelho mágico e da participação das crianças em algumas cenas, a montagem cativa o público contando a célebre história da princesa criada pela madrasta malvada e vaidosa, que se vinga da mocinha ao perder o posto de ‘mulher mais bela do reino’. Com adaptação e direção de Pedro Molfi, a peça contempla aspectos lúdicos e mexe com a fantasia das crianças.

Temporada: de 2 a 30 de julho
Onde: Teatro Folha


OTHELITO

O espetáculo conta a história do general Othelito, ciumento e covarde, que vive contando bravatas para conquistar o amor de Desdêmona, apesar dos protestos do seu pai, Brabancio. Othelito nomeia o Cássio como seu “braço direito mais que direito”, e Iago, por inveja, cria artimanhas para se vingar de Othelito.

Temporada: de 3 a 31 de julho
Onde:
Teatro Folha


DESMIOLAÇÕES

No palco, os três palhaços, Lu Lopes (Palhaça Rubra), Paulo Federal (Palhaço Adão) e Luiz Fernando Bolognese (Comendador Nelson), atuam como mensageiros entre os personagens do texto e o público. Utilizando um tom delicado e cômico, os atores brincam com os pensamentos íntimos dos personagens, revelando-os à plateia, num espetáculo repleto de palhaçadas, músicas e interatividade com o espectador.

Temporada: de 29 de junho a 7 de setembro
Onde: Teatro Alfa

MUSICAIS

MENINO MALUQUINHO, O MUSICAL

A montagem conta a história do menino que tinha o olho maior que a barriga, vento nos pés e macaquinhos no sótão, conhecido como Maluquinho. De forma leve e divertida, a trama abordará as traquinagens do garoto e sua turma: Bocão, Junim, Lúcio, Julieta, Carol, a importância da relação com a família e conflitos comuns à infância.

Temporada: até 27 de julho
Onde: Teatro Shopping Frei Caneca


PALAVRA CANTADA SEM PÉ NEM CABEÇA - O MUSICAL

A peça narra a aventura de Pauleco e Sandreca, (bonecos de manipulação de 1m40), ao decidirem seguir a jornada do Rato em busca de uma noiva ideal. Enquanto o Ratinho segue em busca de seu sonho, propondo casamento para a Lua, a Nuvem, a Brisa e a Parede, os heróis desbravam esse universo lúdico e se divertem com os Pés, o Zangão, o Seu Minhoco e a Dona Minhoca, os Cozinheiros da Sopa do Neném, a Bruxa Feia, a Rata, entre outros personagens inusitados.

Temporada: até 27 de julho
Onde:
Teatro Procópio Ferreira

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 23 Jul 2014.