Campeonato de pipas

Participe de um campeonato surpreendente que, além de soltar a sua imaginação, ainda premia as melhores pipas com prêmios e troféus

Última publicação: 24/10/2011

  • O campeonato reúne grupos, famílias e aficionados por pipas

    O campeonato reúne grupos, famílias e aficionados por pipas
    Créditos: Divulgação

  • A imaginação rola solta: as pipas podem ser feitas de diversos materias

    A imaginação rola solta: as pipas podem ser feitas de diversos materias
    Créditos: Divulgação

  • Um dos quesitos na avaliação das pipas é a engenhosidade, o processo de montar a pipa

    Um dos quesitos na avaliação das pipas é a engenhosidade, o processo de montar a pipa
    Créditos: Divulgação

INFORMAÇÕES DO EVENTO

Empinar pipa não é somente brincadeira de criança. O assunto é tão sério que virou tema de competição: uma das etapas do Campeonato de Pipas acontece no dia 23 de outubro, no Memorial da América Latina, na Barra Funda, e vai reunir os aficionados pelo hobby, famílias e aqueles que simplesmente apreciam a brincadeira.

Como em todo campeonato, para eleger os melhores há juízes e critérios de avaliação. “Temos a categoria beleza, que analisa a combinação de cores e a performance do voo; além disso, a criatividade na hora de montar a pipa; a engenhosidade, que é o trabalho de montá-la; e o tamanho também são avaliados”, explica Silvio Voce, engenheiro de aviação e eolista – o especialista nesses artefatos – e organizador do evento.

Para julgar todos esses quesitos, de três a sete juízes caminham pelo espaço. Além de considerar esses aspectos, são eles quem decidem quando uma pipa é desclassificada. Um dos critérios é o de permanência no ar. “Ela precisa ficar, no mínimo, 15 minutos voando. Se ela nem sair do chão, nem participa da contagem de pontos”, explica Voce.

O público presente no dia da competição também participa com seu voto: ele vota na pipa que é mais bonita e que merece ganhar. Com todos os votos computados, saem os ganhadores nas seguintes categorias: individual masculino, individual feminino, infanto-juvenil e equipes. Cada uma delas ganha prêmios como troféus, medalhas, bicicletas, videogames, aparelhos de som e tocadores de MP4.

E, para quem quer participar, o campeonato aceita inscrições até no próprio dia do evento. “Os grupos que já participam há mais tempo ajudam quem está começando”, diz. Outra grande diferença desse campeonato é a ausência do cerol, substância aplicada na linha para “cortar” outras pipas no ar. “Aqui nós vemos a pipa como objeto de arte”, diz Voce. Vislumbrar um evento diferente como este e um céu realmente colorido é uma oportunidade assiiim... uma Brastemp para soltar sua imaginação pelos ares. 

COMENTÁRIOS

Destaques do guia