Guia da Semana

Cada alpinista tem uma preferência. Uns gostam de paredes de granito quase verticais, outros curtem ficar pendurados em penhascos. Mas a verdade é que existem muitas opções pra quem gosta do esporte.

+ Lugares para esquiar perto do Brasil
+ Saiba onde ficam os melhores lugares para mergulhar no Brasil

Selecionamos algumas paredes pelo mundo que são desafiadoras não só para os profissionais mas também para quem é iniciante na escalada. São montanhas e enormes pedaços de rocha que vão fazer você perder o folêgo. Quer ver só?

Agulha do Diablo – Brasil

Localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a Agulha do Diabo é um pico com 2.050 metros de altura. A montanha impõe muitas dificuldades para chegar ao cume, desde a trilha para chegar à sua base, como a própria escalada. Mas se você tem técnica e sabe escalar, não vai se arrepender quando alcançar o topo - a visão geral é uma das mais impressionantes do parque.

Yosemite National Park - Califórnia

No sudoeste do estado da Califórnia, fica o lugar que é considerado por muitos especialistas como um dos melhores locais de escalada do mundo. O Yosemite National Park oferece desafios a todos alpinistas, desde os marinheiros de primeira viagem até os mais profissionais. Para quem procura emoção, o parque guarda um monólito de granito com pouco mais de 900 metros de altura que possui uma subida vertical arriscada. Vai encarar?

Metéora - Grécia

É impossível falar de escaladas e não citar o Metéora na Grécia. Neste local, perto de Tessália e Kalampaka, você vai encontrar seis mosteiros abrigados no topo de uma enorme torre de pedra e é lá mesmo que você vai fazer a sua escalada. Acredite, há muitos anos, a única maneira de acessar os mosteiros de Metéora era escalando e isso tinha um grande significado: o esforço para a procura de Deus.

Paarl Rock - África do Sul

Conhecida como "a montanha das pérolas", Paarl Rock é um conjunto de três enormes rochas na África do Sul que também é considerado um dos melhores lugares para escaladas. Localizadas a cerca de 37 km a nordeste de Cape Town, as montanhas são lisas e de formas arredondadas, o que torna a subida bem difícil, mesmo para os especialistas.

Matterhorn - Suíça

Com 4.478 metros de altura, o Matterhorn é um dos picos mais altos dos Alpes Suíços. O primeiro que subiu até o topo foi o britânico Edward Whymper e sua equipe em 1865. Na fronteira da Suíça com a Itália, o Matterhorn já apareceu na capa dos álbuns do Depeche Mode e Goldfrapp, e inspirou não só alpinistas mas também a forma do chocolate Toblerone. Legal, né?

Torres Trango - Baltistan

No norte do Paquistão, ficam as torres de granito mais conhecida do país e também as mais desafiadoras e difíceis de escalar do mundo. Seu ponto mais alto, o Great Trango Tower, chega a 6.239 metros de altura. Muitos acidentes acontecem por lá e, por isso, mesmo sendo um bom profissional, todo cuidado é pouco.

Cerro Torre - Patagônia

Entre a Argentina e o Chile, está o Cerro Torre, uma das montanhas mais incríveis da Patagônia. A parede de neve é a mais alta dentre a cadeia de quatro picos de granito - são 3.128 metros de altura. Mais íngreme impossível! A torre é um enorme desafio até mesmo para os alpinistas mais talentosos e muitos deles ainda consideram que esta é uma das maiores subidas da história.

Valle de Cochamó - Chile

Seus enormes penhascos em granito e suas subidas são famosos. Por conta de suas incríveis semelhanças ao Parque Nacional Yosemite, na Califórnia, o Valle de Cochamó é chamado de "Yosemite da América do Sul" pelos escaladores norte-americanos. São paredes com diferentes extensões e diversos graus de dificuldade, que vão de 20 até 1.000 metros de altura.

As Dolomitas - Itália

O pico mais alto dessa cadeia de montanhas em calcário chega a 3.343 metros de altura. Mas, para muitos alpinistas, a mais famosa entre elas é a Cima Grande, uma montanha de 450 metros com uma subida enorme que atrai alpinistas de todo o mundo e é considerada uma das maiores paredes dos Alpes.

Wharepapa - Nova Zelândia

Fica em uma região de penhascos vulcânicos localizada a apenas duas horas de Auckland. Wharepapa oferece mais de 2.500 vias de escaladas, tanto para iniciantes quanto para os mais habilidosos. Não é um dos lugares mais difíceis para escalar, mas um dos melhores para quem busca diversidade de desafios.

Spider Rock - Arizona

Em se tratando de grandes subidas, o Spider Rock, no Canyon de Chelly National Park, no Arizona, é um dos melhores lugares de escalada do mundo. Essa maravilhosa torre em arenito vermelho com 800 metros de altura formou-se por camadas de areia sopradas pelo vento há mais de 230 milhões de anos. Lindo, né?

Por Juliana Andrade

Atualizado em 3 Set 2014.