Guia da Semana

É só falar em praia que todo mundo já pega a roupa de banho e a toalhinha pra se jogar no mar ou em um belo banho de sol. Mas em muitos lugares, a atração não é a praia pelo fato de ser praia, mas sim alguns detalhes que chamam muito atenção.

Imagina você em uma praia com a areia completamente preta ou verde como azeitona? Ou ainda, uma praia com vacas ou fósseis pré-históricos de milhões de anos atrás?

Se você busca uma experiência que vai um pouco além da areia e água do mar, aqui é o seu lugar! ;)

Punaluu Beach - Havai

A cor da areia é preta! Os resíduos da lava dos vulcões flui para o mar e é trazido de volta até a praia. O local também é famoso por receber lindas tartarugas marinhas. Punaluu também é conhecida como a “Praia da Areia Preta”.

Costa Jurássica - Inglaterra

É um Patrimônio da Humanidade. Localizada no Canal da Mancha, a Costa Jurássica consiste em falésias dos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo datadas em 180 milhões de anos. Caminhe ao longo da costa e você verá fósseis pré-históricos e pegadas bem preservadas.

Lake McKenzie - Austrália

Esta praia de água doce é feita à partir de sílica pura e por isso que a galera que visita o local costuma passar no corpo e até nos dentes (diz que é verdade mesmo). O Lake McKenzie é formado apenas por água da chuva. Não é ligado a nenhum córrego, mar e ainda não recebe água de nenhuma fonte subterrânea. A água é tão pura que quase não tem vida debaixo dela.

Gulpiyuri Beach - Espanha

É uma praia sem mar! Quer dizer, o mar existe, mas Gulpiyuri fica no meio do verde, fora da vista do oceano. As águas viajam através de cavernas subterrâneas até chegar a praia. O lugar é tão incrível que foi declarado monumento natural.

Glass Beach - Califórnia

Não é tão incomum encontrar vidro do mar na praia, o que é raro encontrá-lo em grandes quantidades. Na década de 1940 as pessoas usavam esta praia como uma lixeira pública e muitas garrafas quebradas foram jogadas por lá. Com o tempo, o oceano tem suavizado os cacos e agora a praia se encontra assim:

Papakolea Beach - Havai

Esta praia é uma das duas únicas praias verdes do mundo. Areia cor de azeitona é devido à presença de olivina, uma pedra esverdeada semipreciosa. A coloração da areia é resultado da erosão de um cone de cinzas vulcânica próximo a South Point, um distrito de Ka’u.

Hot Water Beach - Nova Zelândia

Fontes termais subterrâneas que passam por ali são as principais atrações da praia. Quando a maré está baixa, é só fazer um buraco na areia que você vai encontrar água quentinha. Diz que é comum a galera levar uma pá pra cavar a sua própria piscina de água quente e natural.

Bowling Ball Beach - Califórnia

Esse fenômeno natural é realmente intrigante. Na costa da Califórnia, você encontra um local com milhares de rochas que parecem um exército de pequenas pedras. O estranho é que essas pedras são uniformes em tamanho e forma, assim como em seu espaçamento.

Pink Sands Beach - Bahamas

Como pode uma praia ter areia rosa? A cor vem de pequeninos pedaços de coral que são trazidos pelo mar e se misturam com areia branca desta praia em Harbour Island.

Maho Beach - Caribe

Não é a paisagem que faz desta praia única, mas sim a sua proximidade com o Aeroporto Internacional de St. Maarten Princess Juliana. Olha o que acontece quando um avião pousa no aeroporto...

Jokulsarlon Beach - Islândia

Embora não seja o tipo de praia pra tomar banhos de sol, Jokulsarlon Beach é uma das mais estranhas do mundo. Aqui, você encontra pedaços gigantes de gelo que viajaram por quilômetros até uma praia de areia preta.

Cow Beach - Índia

Uma vaca tomando um solzinho na praia? Digamos que não é uma visão comum, mas isso é normal em uma praia em Goa.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 20 Jan 2016.