Guia da Semana

Todo mundo diz que o café da manhã e a refeição mais importante do dia. Deve ser mesmo, tem coisa pior de começar o dia com um café frio ou comendo alguma coisa que você não está muito afim? É que nem levantar da cama com o pé esquerdo.

+ Espante o calor com sangrias refrescantes
+ Atores que emagreceram ou engordaram para interpretar personagens

Mas você se vê caindo da cama as 7h e cinco minutos depois colocando um peixe mentolado com porco doce e picante servido com arroz na boca? E uma carne de rena na panqueca? Estranho né? Dá uma olhada nos cafés da manhã que rolam por aí:

Vietnã

Esse delicioso café da manhã consiste em pedaços de carne de porco e mingau. Tem também umas rosquinhas chinesas e.... (prepare-se!) intestino de porco recheado com coração, lascas de estômago e pudim de sangue de porco. Curtiu?

Tailândia

Esse prato você encontra em qualquer lugar da Tailândia. É um peixe mentolado e picante com um porco doce servido com arroz. Por R$ 2 você consegue comer um desses. Suculento, né? Mas no almoço ou no jantar seria melhor.

Índia

Praticamente um almoço. Batatas assadas com alecrim, tofu, lentilhas, linguiça vegetariana e banana. Essa é a refeição matutina na Índia, que tal?

Alemão

Delicia curtir um salsichão ou uma calabresa acebolada no happy hour, mas logo quando acorda será que rola? Na Alemanha, a galera se empolga nos frios logo de manhã.

Alaska

Alguém aí já comeu carne de rena? Pois é, no Alaska a panqueca de rena é super comum. É que nem pão na chapa aqui no Brasil.

Peru

Todo mundo adora ceviche mas será que já rola mandar um pra dentro as 8h da matina? No Peru, ceviche faz sucesso a qualquer hora do dia, tanto que esse pratão de frutos do mar feito com peixe fresco marinado e muita pimenta é super tradicional por lá.

Egito

Hummm, esse pode ser bom. É feito a partir de grãos de fava, grão de bico, alho e limão. Por cima ver azeite, pimenta, tahine, ovo cozido e alguns vegetais verdes em cubinho. É muito apetitoso, mas não rola comer um antes de ir pro trabalho, né?

México

Esse também parece ser bom, hein? Vai carne, feijão, nachos, ovos e outras guloseimas tipicamente consumidas em Manzanillo.

Costa Rica

Que tal um prato de arroz e feijão pra acordar? Essa guloseima com feijão preto, arroz, tortilla de milho e as vezes abacate e banana da terra é hit no café da manhã da Costa Rica.

República Dominicana

Esse é roots! O Mangu é feito com banana cozida, manteiga e qualquer salame, queijo ou ovos que você encontrar na geladeira (caso quiser tentar fazer em casa). Um delicioso chocolate quente acompanha o desjejum.

Colômbia

Em Cundinamarca o changua faz sucesso. Pra quem não sabe, esse prato consiste em um caldo de leite com cebola, coentro, pedaços de pão e um ovo pochê.

Coréia

Café da manhã na Coréia é bem parecido com o almoço e o jantar. Vai kimchi - mistura de vegetais fermentados em um molho apimentado - uma tigela de arroz e uma tigela de sopa de legumes.

Mongólia

Vai um enroladinho de carne de carneiro ou de cavalo?

Por Juliana Andrade

Atualizado em 27 Jun 2014.