Guia da Semana

Como pode um lugar ser habitado por um monte de gente e depois ser abandonado e ficar por anos e anos vazio? Meio maluco quando se para pra pensar nisso.

+ 28 piscinas abandonadas ao redor do mundo
+ 26 lugares mais assombrados no Brasil

Existem alguns lugares no mundo que estão abandonados há décadas mas ainda assim continuam lindos. Na verdade, até existem alguns lugares que nem eram tão bonitos e agora estão incríveis.

Isso tudo pode soar bizarro, mas quando se pensamos na história e tentamos imaginar o que se passou por ali, a beleza vem à tona.

Craco – Italia

Era uma vez uma cidade à 400 metros acima do Vale do Cavone, no sul da Itália, e era mesmo. Infelizmente todos os habitantes de Craco tiveram que abandonar suas casas por que a cidade sofria fortes ameaças de terremotos e deslizamentos. Craco continua formosa e de alguns anos pra cá também é famosa. Já serviu de cenário para os filme “A Paixão de Cristo” e “007 - Quantum of Solace”.

Lawndale Theater – Chicago

O teatro foi inaugurado em 19 de outubro de 1927 e em meados da década de 30 foi comprado por uma empresa controlada por um dos grupos do Al Capone. Nos anos 40, o Lawndale foi usado como um cinema e às vezes era alugado para receber outros eventos. Assim como outros teatros daquela época, a pintura do teto do Lawndale era impecável e chamava a atenção pelas estrelas que, ao olhar, parecia estar vendo um céu noturno de verdade..

Kolmanskop - Namíbia

Sabia que existe uma cidade fantasma no deserto da Namíbia? Kolmanskop foi construída em 1908 com o objetivo de atrair habitantes em busca por diamantes. Em 1920, a cidade abrigava cerca de 300 alemães e 800 trabalhadores nativos, que exploraram a terra por 40 anos. Com esgotamento dos minérios, as pessoas abandonaram Kolmanskop, que com o passar dos anos foi invadida por areia. Recentemente o governo da Namíbia retirou a areia de alguns pontos para explorar o turismo local.

Nara Dreamland – Japão

O parque Nara Dreamland foi inaugurado em 1961 e bombou durante muitos anos. Mas na década de 90 uma crise econômica fez com que o grupo de proprietários deixassem de investir nos brinquedos, que com o passar do tempo foram ficando ultrapassados. Em agosto de 2006 o parque fechou as portas de vez. O parque ainda está de pé e mesmo com a proibição de visitas, turistas e curiosos continuam zanzando por lá. Diz que o parque é monitorado por sensores que captam o movimento e emitem mensagens sonoras. Imagina que susto?

SS Ayrfield – Austrália

O navio SS Ayfield foi construído em 1911 e era utilizado durante a Segunda Guerra Mundial para o transporte de tropas. Em 1972, ele foi levado até a Baía de Homebush para ser desmontado, porém, o trabalho não foi iniciado e muito menos concluído. Desde então o navio está abandonado. Hoje o SS Ayrfield serve de abrigo para dezenas de árvores. É praticamente uma floresta, né? Lindo!

Wonderland Amusement Park – China

Localizado em Nankou Town à 32 quilômetros de Pequim, o complexo era que pra ser o maior parque de diversões da Ásia, mas não foi isso que aconteceu. Sua construção foi interrompida em 1998 depois de diversos problemas financeiros. Entretanto, em 2008 houve a tentativa de retomar a construção, que novamente falhou. O parque não deu em nada, mas muita gente visita as ruínas do Wonderland e diz que tem até flanelinhas no estacionamento. É mole? E você achando que só existem flanelinhas nas ruas da sua cidade...

Pista de Luge - Sarajevo

Em 1977 Sarajevo foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 1984 e com isso foi proposto a construção de uma pista de luge. Saca aquele esporte que você desce praticamente voando em uma pista de gelo que mais parece uma montanha russa? Então, esse mesmo! Mas, infelizmente a pista foi utilizada em uma posição de artilharia das forças servo-bósnias durante a Guerra da Bósnia e atualmente ela está completamente jogada as traças.

Kalavantin Durg – India

Diz que o forte foi construído na época do Buda ou perto de 500 a.C. e tudo que se sabe é que foi construído para uma rainha chamada Kalavantin. Os degraus que seguem por mais de 600 metros de altura, foram feitos a partir das rochas do morro. O espaço é aberto pra visitação e recebe tanto turistas como moradores locais.

Fortes Maunsell - Inglaterra

Essas torres foram construídas no litoral inglês -- cerca de 80 km de Londres -- para ser um ponto de vigia e ajudar a defender o Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Eles foram desativados nos anos 50, mas chegaram a derrubar 30 bombas e 22 aeronaves.

Bodiam Castle - England

O castelo está no leste de Sussex e foi construído em 1385 para defender a área da invasão francesa durante a Guerra dos Cem Anos. Mas recentemente alguns historiadores andam dizendo que na verdade o castelo foi construído mais para exibição de poder e riqueza do que pra defesa. Por ser um local pitoresco, o castelo tem chegou a aparecer no filme “Monty Python e o Santo Graal” e na série “Doctor Who”, no episódio “Os Demónios do Rei”.

Metro de Cincinnati - EUA

É considerado um dos maiores micos da cidade. Tudo porque o projeto era pra ter sido um dos melhores projetos da cidade e acabou sendo um desastre. Alguns dizem que por causa do excelente trânsito na época o projeto nunca foi concluído, mas a verdade é que a cidade não teve dinheiro o suficiente para pra prosseguir com as obras. Atualmente a Cincinnati tem grandes engarrafamentos.

North Brother Island – EUA

Situada entre Riker e o Bronx no East River, em Nova York, a ilha está completamente abandonada. Tudo começou em 1885, quando foi construído o Riverside Hospital, que abrigava pacientes vitimas de doenças altamente contagiosas. A principal aqui era manter esses doentes longe do resto da população. Entretanto, após ser desativado foi abrigo de veteranos de guerra, mas não durou muito não. Hoje a ilha abriga muitas árvores e diversas espécies de pássaros.

Holland Island – Holanda

Essa ilha já chegou a ter cinco quilômetros de comprimento e 800 metros de largura. Era uma pequena comunidade habitada principalmente por pescadores e agricultores, mas que ao longo anos foi se afundando em águas. Essa casa foi tudo que restou da ilha, que infelizmente foi coberta pelo mar em outubro de 2010.

Cristo do Abismo - San Fruttuoso

Não é só o Cristo Redentor no Corcovado que faz sucesso pelo mundo afora, nas profundezas do Mar Mediterrâneo, próximo a Riviera italiana, esta estátua de Jesus em bronze também é considerada uma riqueza cultural. O mergulhador italiano Duilio Marcante foi quem teve a ideia e convenceu o artista Guido Galletti de fazer uma escultura e coloca-la sob as águas em 22 de Agosto 1954. A estátua está há 17 metros de profundidade.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 29 Nov 2014.