Guia da Semana

O verão pode estar um pouco longe, mas nada melhor do que ir se programando para curtir destinos incríveis, né? As ilhas brasileiras são uma ótima aposta, porque, além de praias paradisíacas, oferecem uma experiência única (afinal, não é todo dia que visitamos destinos exóticos, né?).

Além da famosa Ilhabela, confira mais cinco ilhas turísticas brasileiras para curtir no verão:

Ilhabela - São Paulo

A visita à Ilhabela, no litoral norte em São Paulo, é sempre uma boa pedida, principalmente para os paulistas que buscam lugares sossegados e bonitos. Composta por praias incríveis - como Castelhanos, Feiticera, Curral e Jabaquara -, os visitantes se impressionam com a beleza de suas praias e águas cristalinas.

Além disso, a Trilha para o Bonete leva a uma das praias mais bonitas de São Paulo e tem cerca de 12 km de extensão. Já para quem quer um pouco de aventura, a dica é alugar um buggy e ir em direção às águas azuis da Praia de Castelhanos. O roteiro fica completo quando acrescentado a visita às cachoeiras da região e o passeio na vila à noite.

Clique nos links para saber mais sobre as praias e trilhas de Ilha Bela.

Ilha Grande - Rio de Janeiro


Se você ainda não conhece Ilha Grande, não sabe o que está perdendo. O local é considerado um verdadeiro paraíso em meio ao mar de Angra dos Reis. Por não permitir que carros entrem na ilha, o acesso se dá apenas por balsa ou barco - partindo de Angra.

O local conta com praias incríveis como Praia do Aventureiro e Praia do Caxadaço. Já para quem quer fazer trilhas e conhecer cachoeiras, a Cachoeira da Feiticera é uma ótima pedida. Para chegar nela, são 2 km de trilha com dificiculdade média.

Já para quem busca agito, o local certo é a Praia do Abraão, local onde está concentrada a maioria das pousadas e restaurantes. É de lá que saem os passeios turísticos, como Snorkeling na Lagoa Azul - um aquário natural cercado por corais e peixes. Além disso, por se tratar de uma ilha, a maioria dos passeios é feita de barco ou trilha, sendo um destino indicado para amantes da natureza.

Para saber mais sobre o destino, acesse nossa matéria sobre Ilha Grande.

Fernando de Noronha - Pernambuco

O Arquipélago de Fernando de Noronha é destino obrigatório para todo amante de natureza e de praias paradisíacas. Não é pra menos, já que o lugar abriga uma das praias mais bonitas do mundo, a Baía do Sancho.

Para quem quer um pouco de agito, a Praia da Conceição é o point da ilha, com barracas que vendem comidas e bebidas. Já para admirar uma paisagem bonita e curtir uma praia paradisíaca, a dica é a Praia dos Porcos. Um passeio para a família toda é a visita ao Projeto Tamar.

Para saber mais sobre a Baía do Sancho e quanto custa viajar para lá, clique aqui.

Ilha do Mel - Paraná

A Ilha do Mel possui incríveis 35 km só de praias paradisíacas para todos os gostos: para quem quer descansar, a Praia de Fortaleza é a pedida ideal. Já para quem quer um pouco mais de agito, a Praia de Encantadas reúne surfistas e jovens.

A visita à Ilha é controlada, já que trata-se de um local de preservação ambiental. Por ser praticamente plana, é possível caminhar até boa parte dos atrativos turísticos, como o Forte Nossa Senhora dos Prazeres. Erguido no século 18 nas areias da praia da Fortaleza, oferece uma vista panorâmica do local. Os mais radicais podem ainda voar de parapente saindo do Morro do Sabão.

Ilha do Marajó - Pará

Considerada a maior ilha do Brasil, a Marajó é formada por águas de rio e de oceano. Com uma área de mais de 40 mil Km², a ilha se destaca pelos montes artificiais, nomeados tesos, uma herança indígena; e pelo rebanho de búfalos, o maior do Brasil, com cerca de 600 mil cabeças.

O destino é bem bacana para quem quer conhecer locais diferentes e exóticos no Brasil. Cidades como Soure e Salvaterra têm a melhor estrutura para receber visitantes. Os destaques de lá são praias e lagoas ideais para relaxar, muito sossego e comídas típicas da região.

Por Juliana Sartori

Atualizado em 14 Jul 2016.