Guia da Semana

O fenômeno conhecido como aurora polar acontece quando partículas de ventos solares são desviadas pelo campo magnético nos polos da Terra e colidem com partículas da nossa atmosfera - um impacto que acaba por gerar luz. Perto do Polo Norte, o fenômeno se chama Aurora Boreal, enquanto no Polo Sul, ele é conhecido como Aurora Austral. O segundo costuma acontecer apenas na Antártida (raramente no sul da América do Sul, África, Austrália e Nova Zelândia), e por isso não é tão famoso. Já o primeiro acontece principalmente nos países nórdicos e no norte da América do Norte.

O fenômeno ocorre ao longo de todo o ano, mas o melhor momento para observá-lo é no inverno do hemisfério norte (de dezembro a março), uma vez que as noites são mais longas e é preciso estar bastante escuro para enxerga-lo. Para os que preferem evitar o frio intenso, no entanto, o período recomendado é entre setembro e outubro. Já entre abril e agosto as chances são baixas.

Para te ajudar a planejar suas próximas férias e ir à caça das Luzes do Norte, o Guia da Semana listou alguns dos melhores destinos para observar a aurora boreal. Confira:

Atualizado em 3 Out 2018.