Guia da Semana

A cada ano, o Carnaval de Belo Horizonte cresce e apresenta diversas novidades que fazem com que os moradores da cidade aproveitem e convidem seus conhecidos pra foliar em BH.

Além disso, ficar na cidade durante o feriado é garantia de diversão e de economia na certa! Veja abaixo 6 motivos que justificam passar o início de fevereiro na capital mineira.

Segurança

Se a questão é segurança, podem ficar tranquilos! A organização dos eventos é sempre acompanhada pela Prefeitura da cidade, que disponibiliza um contingente significativo de policiais e guardas municipais, além do corpo dos bombeiros.

Hospedagem

Se você vem de fora da cidade e não tem a casa de algum parente ou amigo para ficar, saiba que há uma variedade de estabelecimentos para agradar a todas as idades e todos os bolsos.

As opções variam entre albergues, hostels, campings, apart-hotéis, hotéis, hotéis de lazer, acomodações alternativas e pousadas. Para facilitar, você fazer essa pesquisa aqui.

Blocos de rua


Há centenas de blocos de rua e todos eles são cadastrados. Isso possibilita uma organização que se refere aos locais de concentração dos blocos, bem como as datas, os horários e os percursos de cada um.

Assim, é possível organizar uma infraestrutura que garanta diversão e permita conforto aos foliões. O Carnaval de 2016 acontecerá entre os dias 6 e 9 de fevereiro e a programação com os dados dos blocos sai alguns dias antes. Desse modo, dá para se organizar com a galera e aproveitar uma maior quantidade de eventos.

Período prolongado

A festa começa muito antes! Apesar de a data citada no tópico anterior, que é do calendário regente, o período carnavalesco da cidade começa oficialmente no dia 23 de janeiro.

Nessa época, já são liberados os ensaios abertos dos blocos carnavalescos e a eleição da Corte Momesca, com o Rei Momo, a Rainha e a Princesa do Carnaval. Você pode acompanhar esses eventos pelo portal da prefeitura, aqui.

Desfiles de blocos


Além dos blocos de rua, há o desfile dos blocos caricatos. Esse desfile acontece, geralmente, na região central da cidade. Ele é mais um evento do qual você pode participar. Afinal, Carnaval combina com folia e com diversão.

Há atrações para a garotada também! Alguns blocos de rua são, na verdade, bloquinhos para que as crianças também possam se divertir durante a festa! Confira na programação dos blocos, para se programar com os dias e com os horários!

Escolas de samba

BH também tem desfile de escolas de samba! As agremiações espalhadas por toda a cidade se concentram em um único dia e local para o desfile.

Tanto os blocos caricatos, quanto as escolas de samba têm um regulamento especial que você pode acompanhar pelo site da Belotur, aqui.

Uma das maiores vantagens do Carnaval belorizontino é que todos os eventos do Carnaval de rua têm entrada franca! É muita farra para pouco gasto! Mas se prepare: segundo os organizadores, o Carnaval de 2016 será o maior carnaval da história de Belo Horizonte.

E aí? Foi convencido? Vai passar o Carnaval 2016 na capital mineira? Conta pra gente nos comentários!

Atualizado em 15 Jan 2016.