Guia da Semana

Qualquer fim de semana pode ser especial para um passeio a dois. Os momentos que vocês vão passar juntos com certeza serão inesquecíveis, principalmente se for em um lugar diferente. O Guia da Semana separou alguns lugares lindos para passear, relaxar e até curtir aventuras radicais.

+ Restaurantes para os Dia dos Namorados em Floripa
+ Hotéis para o Dia dos Namorados em Florianópolis
+ Motéis temáricos na Capital para o dia 12 de junho

A região da Costa da Lagoa foi tombada pelo município como área de preservação cultural. O lugar é considerado um dos últimos redutos da cultura açoriana, com um núcleo de pescadores e rendeiras que ainda vivem como seus antepassados.

Para quem é esportista, é possível chegar à costa por duas opções de trilhas, caminhando dentro da Mata Atlântica. Outro caminho possível é partindo do Canto do Moreira, em Ratones, subindo pelo morro num percurso de aproximadamente 90 minutos.

Quem quiser relaxar e apreciar a vista, pode pegar uma baleeira no trapiche de Serviços de Transporte, ao lado da ponte, no centrinho da Lagoa da Conceição ou uma baleeira no trapiche dentro do Parque Ecológico do Rio Vermelho. O destino final é o centrinho e as principais atrações são os restaurantes caseiros, com pratos à base de frutos do mar. Não deixe de visitar a cachoeira que fica perto da vila.

Localizado na parte sul da Lagoa da Conceição, o Canto da Lagoa é um dos lugares mais fascinantes para se conhecer na Ilha. Com boa infra-estrutura em hotéis, pousadas e principalmente restaurantes, a vida por ali é baseada praticamente no turismo. Enquanto a palavra de ordem for comer bem e relaxar, não vão faltar clima romântico.

As dunas são, sem dúvida nenhuma, uma das maiores atrações de Floripa. É praticamente impossível não ficar encantado com suas areias escaldantes que protegem o avanço das águas do mar. É extremamente relaxante caminhar descalço por essas montanhas de areia, apreciando a vista.

As dunas estão localizadas na Lagoa da Conceição, Praia da Joaquina, Praia dos Ingleses, Praia do Santinho, Praia de Moçambique, Praia do Campeche, Praia da Armação e na Praia do Pântano do Sul. A mais famosa de todas é a que separa a Praia da Joaquina da Lagoa da Conceição, onde, aliás, nasceu o sandboard, também conhecido como "surf de areia".

A Ilha do Campeche, na costa leste, ao sul de Florianópolis, é um lugar paradisíaco. Em frente à Praia do Campeche, a ilha se destaca por sua fauna diversificada e pela Mata Atlântica em perfeito estado de preservação. O mar da Ilha do Campeche impressiona os visitantes. Suas piscinas naturais, com águas transparentes e de tons esverdeados, são propícias para o mergulho e observação das espécies marinhas.

Com uma área total de 21,3 hectares, o Parque Ecológico do Córrego Grande conta com uma infra-estrutura para oferecer ao casal mais uma alternativa de lazer. As atrações do lugar são as trilhas interpretativas. Rodeadas por mata nativa, contam com placas de sinalização e de identificação de cerca de 100 espécies de árvores. Além disso, o parque conta com uma trilha adaptada para portadores de necessidades especiais.

Depois de conhecer as trilhas, uma boa alternativa é um descanso à beira de um dos dois lagos. As atividades esportivas também são incentivadas dentro do parque. Para isso, conta com um quiosque da Fundação Municipal de Esportes e com uma quadra poliesportiva.

Golfinhos, vira-e-mexe, dão o ar de sua graça nas águas próximas à Ilha de Anhatomirim, no município de Governador Celso Ramos, situado na baía norte de Santa Catarina. A ilha fica numa Área de Preservação Ambiental (APA), tendo uma rica fauna e flora. Ainda na ilha, há um forte, a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, aberta para a visitação do público.

O acesso difícil para a Praia de Naufragados é compensado por toda a extensão e beleza que são perceptíveis logo quando se chega. O trajeto se dá por uma trilha que tem seu início no final da Caeira da Barra do Sul, caminhando através do morro, no meio da natureza e permitindo desfrutar de lindos panoramas naturais.

Localizada no extremo sul da Ilha, a praia possui areia grossa e mar aberto. Com mínima infra-estrutura, é ideal para quem gosta de acampar, praticar trekking ou pescar nos costões.

Por Juliane Corrêa

Atualizado em 12 Jun 2013.