Guia da Semana

O futebol masculino foi o segundo esporte coletivo a entrar oficialmente nas Olimpíadas, sendo considerado após o pólo aquático. O torneio masculino foi se transformando ao longo dos anos. Após a criação da Copa do Mundo, o torneio era disputado apenas por jogadores juvenis ou amadores.

Em 1984, o Comitê Olímpico Internacional (COI) deu um passo importante para o esporte. Com o desinteresse constante do público, foi permitido levar jogadores que eram profissionais, mas que nunca haviam disputado a Copa do Mundo. Isso possibilitou as seleções a levarem jovens e jogadores com potencial para um dia servirem a seleção principal.

Em 1992, a última mudança que está de pé até hoje: o torneio se tornou sub-23 e as delegações podem levar três jogadores acima desta idade. Normalmente elas escolhem os grandes astros da principal.

IMPREVISÍVEL

Diferente da Copa do Mundo, as Olímpiadas são consideradas um torneio em que tudo pode acontecer. Não à toa, em 25 oportunidades, foram 18 campeões aleatórios. Brasil e Alemanha, potências do futebol e maiores vencedores de Copa do Mundo, nunca conquistaram a medalha de ouro.

A Hungria, com a grande geração comandada por Puskás, e a Grã-Bretanha são os maiores vencedores com três medalhas de ouro cada. Argentina, Uruguai e União Soviética são bicampeãs olímpicas.

Dentre os outros campeões, estão presentes seleções com pouquíssima tradição no futebol, como Canadá, Camarões, Nigéria, Polônia e Iuguslávia.

CURIOSIDADES

• Grandes jogadores já foram revelados na competição, como Puskás, Michel Platini, Romário, Dunga, Carlitos Tévez, Jay Jay Okocha e Lev Yashin;

• Brasil e Alemanha, as duas maiores potências do futebol ao lado da Itália, não conquistaram nenhuma medalha de ouro. A Alemanha Oriental foi campeã em 1976;

• O Uruguai sediou a primeira Copa do Mundo da história, em 1930, por ter sido bicampeão olímpico em 1924 e 1928;

• O torneio já teve muitas zebras, mas uma das principais é o título de Camarões, em 2000. Apesar de revelar bons jogadores, como Kanu, a semifinal e a final foram dois jogos épicos do futebol. Eliminou o Brasil na morte súbita após estar perdendo por 3x1 e venceu a Argentina por 3x2 com três gols nos últimos 15 minutos do jogo;

• A expressão gol olímpico, quando é marcado diretamente do escanteio, foi criada em 1924, quando o argentino Cesáreo Onzari marcou deste jeito nos Jogos Olímpicos;

• Japão (bronze 1968) e Coréia do Sul (bronze 2012) são os únicos asiáticos a conquistarem medalhas olímpicas;

• Grã-Bretanha em 1908, Bélgica em 1920 e Espanha em 1992 foram os únicos países que ganharam em casa as Olimpíadas;

• O time titular do Internacional foi a base da Seleção de 1984.

Por Guilherme Schiff

Atualizado em 10 Ago 2016.