Guia da Semana

Sucesso durante as Olimpíadas, as casas temáticas dos países e marcas patrocinadoras estarão presentes durante as Paralimpíadas, entre os dias 7 e 18 de setembro.

Infelizmente, em número bem reduzido, as "hospitality houses" estão distribuídas pelo Centro e Zona Portuária, Zona Oeste e Zona Sul. O Guia da Semana selecionou aquelas que oferecem boas experiências para conhecer as culturas dos países participantes. Confira:

Casa México

Próxima ao Boulevard Olímpico, ao lado da estação das barcas, a Casa apresentará três exposições: "A Magia do Sorriso", "Frida e Eu", uma mostra interativa para crianças sobre a pintora, e e uma homenagem à história do desenho gráfico latino-americano dos Jogos Olímpicos em "América Latina, Jogos Olímpicos: México 68 – Rio 2016". A entrada é gratuita para os espaços de convivência e R$ 8 para as exposições, exceto aos domingos, que a entrada é gratuita.

Onde: Museu Histórico Nacional - Praça Marechal Âncora, s/n - Centro
Quando: Até 15 de setembro; Terça a Sexta, 10h às 17:30 e domingo, 14h às 18h

Baixo Suíça

Sucesso durante a Copa, o Baixo Suíça foi o nome carioca que recebeu a House of Switzerland, gerenciada pela Presença Suíça. O centro de convivência suíço terá uma série de atrações gratuitas, como patinação no gelo, cabine giratória de teleférico e um globo de neve gigante, além de diversos convidados, incluindo a Miss Suíça 2016, Laurianne Sallin, e o cantor suíço-brasileiro Marc Sway, que fará um setlist com músicas dos dois países. Cerca de 100 atletas suíços, de 25 esportes, são esperados na casa, depois das competições, para confraternizar com o público e os demais competidores. Entre os destaques, estão dois dos maiores tenistas da história do esporte: Roger Federer e Martina Hingis.

Onde: Campo de Beisebol - Avenida Epitácio Pessoa, s/n - Lagoa
Quando: 1º de agosto a 18 de setembro, 11h às 23h

Casa Brasil

Referência do Governo Federal durante a realização dos Jogos, o espaço - próximo ao Boulevard Olímpico - tem como objetivo fortalecer a imagem do país. Na Casa Brasil, os visitantes poderão provar café, chocolate, cachaça e vinho brasileiros, além de contar com simuladores de realidade e atividades esportivas.

Onde: Via Expressa (Antiga Avenida Rodrigues Alves), 10 - Armazém 2 - Píer Mauá - Gamboa
Quando: 4 de agosto a 18 de setembro, 10h às 20h

Tokyo 2020 - Japan House

Próxima cidade a sediar os Jogos Olímpicos, Tóquio será representada na Casa Japão - Tokyo 2020, segundo espaço de convivência do país asiático. Prezando pela Omotenashi - hospitalidade japonesa -, a Casa recepcionará atletas, familiares e todos os visitantes que desejarem ter a renomada experiência.

Onde: Cidade das Artes - Avenida das Américas, 5300
Quando: 5 a 21 de agosto e 7 a 18 de setembro, 12h às 20h (7 de agosto e 17 de setembro apenas por convite)

Pyeong Chang

No Leme, a Casa PyeongChang dará aos visitantes a oportunidade de experimentar esportes de inverno através da realidade virtual. Já no palco exterior, em frente à praia, haverá degustação de comida coreana, performances de K-Pop, Taekwondo, música clássica coreana e break dancing.

Onde: Quiosques QL03 e QL04 - Avenida Atlântica - Praia de Copacabana (Leme)
Quando: 4 a 21 de agosto e 7 a 18 de setembro


Oli Ale - Alemanha na Praia

A Casa da Alemanha na Praia ficará ao lado do Canal do Jardim de Alah, expondo o lado moderno, festivo e multicultural do país. Com informações sobre arte, cultura, tecnologia, música, gastronomia típica e exposições, a OliAle também terá atividades esportivas e lúdicas, além da transmissão ao vivo das competições esportivas.

Onde: Praia do Leblon (Em frente ao n. 12 da Avenida Delfim Moreira)
Quando: 4 de agosto a 18 de setembro - 14:30 às 21:30

Casa da Itália

Os italianos estarão no bairro do Recreio dos Bandeirantes, a poucos metros do Parque Olímpico. A casa instalada numa paróquia é uma parceria entre o Comitê Olímpico Italiano, o Vaticano e a Dioecese do Rio. A comida será preparada por Gabriele Rubini, mais conhecido por Chef Rubio, um ex-jogador de rugby italiano.

Onde: Paróquia Imaculada Conceição - Rua Humberto Cozzo, 41 - Recreio
Quando: 6 a 17 de setembro (horário a confirmar)

Britsh House

A British House terá entrada limitada a pessoas registradas e ficará no Parque Lage. Para visitar, é necessário registrar-se no site para demonstrar interesse. O espaço será uma base para os atletas e também oferecerá um programa cultural e de negócios.

Onde: Rua Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico
Quando: 5 a 21 de agosto e 7 a 18 de setembro, 9h às 22h

Casa Colômbia

A Casa dará destaque à gastronomia, com café colombiano e frutas exóticas, como lulo, feijoa e borojó.

Onde: Praça Marechal Âncora, 95 - Praça XV - Centro
Quando: 4 a 21 de agosto e 5 a 18 de setembro, 10h às 20h

Por Marco Sá

Atualizado em 25 Ago 2016.