Guia da Semana

Já parou para se perguntar por que a Parada do Orgulho LGBT atrai tanto público e é tão importante para os cidadãos que compõem essa sigla? Hoje o Canal das Bee vai te explicar um pouquinho da importância da Parada do Orgulho LGBT, tendo como exemplo a maior do tipo no Brasil: a Parada de São Paulo!

O Começo

A história da primeira Parada do Orgulho LGBT no mundo é um fato muito interessante. A polícia nova iorquina entra em um bar chamado Stonewall e, com brutalidade, ameaça e insulta seus frequentadores: inteiramente compostos por gays e lésbicas.

Com essa afronta do Estado, chamada de “batida policial de rotina”, os frequentadores do bar LGBT mais famoso da grande cidade decidem se rebelar: por quatro dias, formam uma grande resistência contra a polícia afirmando e reafirmando seu direito de amar. Saem em marcha, brigam, gritam... Tudo isso em 1969! Um ano depois, mais de dez mil pessoas saem à rua relembrando a Revolta e reafirmando os direitos homossexuais: está posta a tradição da Parada do Orgulho LGBT.

Já no Brasil, a primeira Parada acontece só em 1997. Tamanha demora está entrelaçada aos anos de ditadura militar no país – onde homossexualidade e transexualidade eram duramente reprimidas, como quase toda manifestação humana. O primeiro tema da 1ª Parada já demonstra o que se quer com o evento: “Somos muitos, estamos em todas as profissões!”.

É carnaval?

Muitos contra-argumentam a Parada do Orgulho LGBT com frases como: “é uma putaria!” / “é uma vergonha!” / “é uma afronta à família brasileira!”.

O fato é que a Parada é o segundo evento que mais atrai turistas ao Brasil: apenas perdendo para o Carnaval do Rio de Janeiro: um evento que também leva pessoas à rua, em tom de pegação, gritaria, música alta e muuuita bunda de fora. Mas, espera um pouco... Os héteros bonitos e ricos do Leblon podem e os LGBTs de outras cidades não podem?

A ideia da Parada do Orgulho LGBT, além de ser um evento sócio-político, que reivindica direitos básicos e equidade aos LGBTs, é sim uma festa! Temos o direito de, pelo menos em um dia no ano, sair às ruas bradando: “SOU LGBT E SOU FELIZ! SOU LGBT E SOU LIVRE! SOU LGBT E ME AMO!”.

Não nos sentimos seguros de fazer isso o tempo todo, então quer ocasião mais oportuna do que essa, que reúne milhões de pessoas iguais a nós?

Não é “Parada Gay”

O tema da Parada esse ano é "País vencedor é país sem homo-lesbo-transfobia. Chega de Mortes! Pela Aprovação da lei de identidade de gênero!”. Esse tema não foi fácil de ser conquistado. Reivindicamos uma Parada LGBT verdadeiramente L-G-B-T pois o nome “Parada Gay” contempla apenas os homossexuais masculinos, deixando de fora as lésbicas, os bissexuais e as travestis e transexuais.

É importante dar luz principalmente à parte T da sigla, pois eles são os mais negligenciados, em todos os aspectos. Direitos básicos são negados aos transexuais, direitos esses que homossexuais não precisam reivindicar – como ajuste do nome em todos os documentos e direito à atendimento médico digno (caso necessário).

Este ano lutamos pela aprovação da Lei João W Nery, ou Lei de Identidade de Gênero. Esta lei é de suma importância para todos que lutam pelos direitos humanos.

Este ano, vestiremos a camisa dos transexuais, falaremos sobre a transexualidade e travestilidade. Este ano, nos preocuparemos mais com a transfobia. Este ano, vamos cantar, festejar, beijar e, principalmente, reivindicar. E você, acha importante lutar pelo outro? E por si mesmo?
Vem também!

18ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Tema: "País vencedor é país sem homo-lesbo-transfobia. Chega de Mortes! Pela Aprovação da lei de identidade de gênero!”.
Quando: 4 de Maio de 2014 – Concentração às 10h, início às 12h
Onde: Avenida Paulista, 900.

Por Jessica Tauane.

Atualizado em 3 Mai 2014.