Guia da Semana

A Prefeitura da cidade de São Paulo não irá permitir abadás e cordas de separação no carnaval de rua da cidade em 2014. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, essa será uma das regras que a Prefeitura deve publicar nos próximos dias, por meio de decreto, para regulamentar a organização dos blocos.

+ Carnaval de rua vai virar lei em São Paulo
+ Saiba tudo sobre o Carnaval no Guia da Semana

O decreto municipal deve determinar a função de cada uma das secretarias envolvidas no projeto, entre elas as de Cultura, Saúde, Serviços, Transportes e de Governo, além da Coordenação das Subprefeituras e da SPTuris.

Os blocos de rua da cidade que não possuem patrocínio poderá contar com o auxílio da Prefeitura este ano. Serão fornecidos banheiros químicos, isenção de taxa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e acompanhamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ainda segundo o jornal, o documento também vai prever como os blocos de rua cadastrados na Secretaria Municipal de Cultura e na SPTuris devem participar. Será definido um tempo máximo para os blocos passarem pelas vias, dentro do percurso previamente definido. Não haverá um circuito oficial da Prefeitura, com ruas demarcadas. Cada bloco fará seu trajeto original.

Quem quiser fazer o cadastro do bloco precisa acessar o site oficial do projeto até sexta-feira, dia 07 de fevereiro. Quem não fizer a inscrição no prazo terá de procurar tanto a subprefeitura da área onde o bloco deve circular quanto a CET para obter autorização. A CET pode acionar a Polícia Militar no caso de blocos que não tiverem autorização prévia e obstruírem vias de grande circulação.

Por Marina Marques

Atualizado em 5 Fev 2014.