Guia da Semana

Fãs de quadrinhos, animes, games e ficção científica já têm destino certo neste fim de semana. A segunda edição da Brasil Comic Con acontece entre sábado e domingo no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.

O evento ocupa dois andares do prédio com legiões de cosplayers (pessoas fantasiadas de seus personagens favoritos), stands de quadrinhos, itens de colecionadores, jogos de tabuleiro, card games e desenhistas demonstrando seu trabalho ao vivo para um público de crianças e adultos apaixonados por cultura pop.

Esta é a primeira vez que a BCC ganha um espaço próprio e tem a chance de fortalecer seu nome entre os fãs, já que, no ano passado, a estreia aconteceu dentro de outro evento. Entre os destaques desta edição, estão os encontros com artistas internacionais – Paul Zaloom (de “O Mundo de Beakman”), Takumi Tsutsui (“Jiraiya”) e Sylvester McCoy (“O Hobbit”).

Quem chega ao salão principal é logo transportado à infância por duas réplicas de carros em tamanho real: um batmóvel, da série de TV do Batman dos anos 60, e um Mach 5, da série animada Speed Racer. O veículo do homem-morcego vem acompanhado por uma exposição de quadrinhos do personagem, em comemoração aos 75 anos de sua criação.

Já no andar superior, chama a atenção uma exposição de estatuetas dos clássicos da ficção científica: Star Wars, Star Trek, Doctor who, Alien e Battlestar Gallactica, com espaço também para fãs de G.I.Joe (também conhecido como “Comandos em Ação”).

Para quem gosta de construir, a dica é o espaço temático de LEGO, com diversos cenários montados por colecionadores e alguns itens raros disponíveis para venda. Fãs de 007 têm a chance de ver miniaturas de carros dos filmes, relógios, maletas e DVDs de todos os títulos – nada, porém, está à venda.

A série Game of Thrones também tem um espaço especial, montado por artesãos especializados em réplicas medievais, como machados e armaduras. Ao lado, fica o stand temático de Harry Potter, com direito a uma maquete do Beco Diagonal e garrafinhas de cerveja amanteigada (a receita, garantem os organizadores, é idêntica à vendida no parque da Disney – mas não contém cerveja nem manteiga).

Um grande espaço da feira foi dedicado aos artistas independentes, que podem divulgar e vender seus trabalhos (pôsteres, revistas ou livros) ao lado de nomes mais conhecidos, como Mike Deodato Jr. e Will Conrad, ambos ilustradores da Marvel Comics.

Ricardo Ambrósio é um desses artistas e, depois de conseguir publicar seu primeiro livro de fantasia (“A Passagem de Mael”), prepara uma minissérie baseada nele. Perto dele, Fábio Coala, autor da graphic novel “O Monstro”, autografa o exemplar de uma fã de carteirinha enquanto explica seu trabalho para leigos: “O desenho tem traços infantis, mas o conteúdo é bastante complexo. Normalmente, quem compra são adultos”.

Outro destaque da feira são os jogos de tabuleiro e de cartas, cada vez mais populares no Brasil. “Trazemos cerca de vinte lançamentos por ano”, conta o representante da editora Galápagos, que traduz e publica jogos internacionais como “Game of Thrones” e “Zombiecide”. Segundo ele, o crescimento do mercado tem sido especialmente forte nos últimos dois anos, mas o público “gamer” ainda tem um perfil bastante restrito: adultos de 25 a 40 anos, de poder aquisitivo alto e, como praticamente todos os visitantes da feira, nerds assumidos.

A Brasil Comic Con fica aberta ao público das 10h às 20h e os ingressos podem ser adquiridos pelo site ou na porta. Quem levar 1kg de alimento não-perecível terá direito à meia-entrada.

Confira a galeria de fotos da Brasil Comic Con 2014.

Por Juliana Varella

Atualizado em 15 Nov 2014.