Guia da Semana

Para quem quer sair do circuito de Carnaval que rola nas capitais Recife, Salvador e Rio de Janeiro, o Guia da Semana preparou uma lista com sugestões que podem agradar e muito quem busca novos ares e quer se divertir em outras bandas.

Tem pra todo mundo. Passando por bloquinhos mais que tradicionais de cidades do interior em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, até um desfile de Carnaval em águas oceânicas. Isso mesmo!

Prepare as fantasias que o Carnaval tá aí!

São Luiz do Paraitinga – São Paulo

São Luiz é conhecida por abrigar um dos carnavais mais tradicionais de São Paulo e, mesmo depois de passar por maus bocados com uma enchente que devastou a cidade em 2010, os habitantes continuam recebendo os visitantes de braços abertos. Por lá está proibido tocar qualquer gênero musical a não ser as tradicionais marchinhas, inclusive, os foliões levam isso tão a sério que o tópico está entre Os 10 Mandamentos do Folião da cidade.

Diamantina – Minas Gerais

Todo mundo sabe que Ouro Preto tem um dos carnavais mais agitados do Brasil, e agora, essa animação se estende a outros lugares da região. Diamantina, que fica a 384km do principal centro histórico de Minas, entra na festança com os tradicionais blocos do Sapo Seco e Zé Trindade. A cidade também não esquece dos bonecões, que ficam pelas ruas junto aos foliões.

São Pedro da Aldeia – Rio de Janeiro

Dizem que é uma das melhores festas do Brasil. Localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia tem uma programação recheada de shows e blocos de carnavais por toda a cidade. São Pedro também é conhecida por seu Carnaval tradicional então não se preocupe que não vai faltar marchinha pra você pular feito louco. A boa infraestrutura para garantir a segurança dos foliões também ajuda a atrair os visitantes.

São Sebastião – São Paulo

Mas se você não quer deixar de curtir o Carnaval em uma praia, São Sebastião, a 214 km de São Paulo, é uma excelente opção. Além dos blocos de rua e escolas de samba da cidade, você pode se jogar no Carnamar, um desfile de lanchas, escunas e outros barcos que partem de São Francisco em direção a Ilhabela. E acredite que o desfile tem direito a premiação para a embarcação mais animada e tudo.

Tiradentes – Mina Gerais

Um pouco mais perto de Ouro Preto fica a cidade de Tiradentes, berço de 21 blocos de rua que percorrem a cidade durante todo o feriadão. Como o ambiente é mais familiar, Tiradentes é tanto pra quem busca folia quanto pra quem quer tranquilidade. Os blocos Palhaçada, Ver-te Cana e Domésticas são os mais animados. Caso você fique por lá até na terça de Carnaval, ainda consegue pegar o Bloco Roma.

Paraty – Rio de Janeiro

Há mais de 25 anos o Bloco da Lama é hit no sábado de Carnaval de Paraty, a 243 km do Rio de Janeiro. A ideia aqui é se lambuzar de lama e sair pela Praia do Jabaquara e pelo centro histórico da cidade. A tradição diz que o banho espanta os maus espíritos e atrai alegria. Mas não se preocupe, caso você não queira se melecar, existes outro blocos espalhados pela cidade.

Manaus – Amazonas

Agora se você quer mudar de ares meeeeesmo, tem que ir para Manaus. É lá que rola o Carnaval mais diferente do Brasil. Aqui, a galera mistura as batidas carnavalescas com suas raízes culturais e faz com que o Carnaboi seja o maior sucesso da região. Ao som de toadas regidas pelos bois Garantido e Caprichoso, do Festival de Paritins, a festa é garantida.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 26 Fev 2014.