Guia da Semana

Curitiba completa 322 anos no próximo dia 29 de março e, como toda boa aniversariante, quer celebrar mais um ano com festa. Tudo organizado com pompa, mas sem perder a essência de uma das metrópoles mais charmosas do país.

Exatamente por isso, a capital paranaense promete cronograma cultural intenso em um fim de semana comemorativo. Descanso? Só para se deixar fotografar nos principais cartões postais da cidade.

No aniversário de Curitiba, a primeira dica é separar a página da agenda para dois dias de programas imperdíveis. Sua maratona começa na manhã de sábado, 28, e só termina no domingo. Pronto para fazer parte dela?

Confira o que lhe espera:

Yôga no parque


Você pode até estranhar nossa sugestão. Mas convenhamos: equilíbrio e relaxamento também são ótimas pedidas. Principalmente se forem resultados de iniciativa gratuita, não acha?

O projeto idealizado pelo professor Silvio Lopes acontece todos os sábados no Jardim Botânico (sim, com a famosa estufa ao fundo) e no Parque Barigui a partir das 10h. Para participar das aulas de yoga basta comparecer aos pontos de encontro com roupas leves e levando um tapete ou canga.

Festival das nações

Atração à parte o ano inteiro, o Mercado Municipal ganha ainda mais destaque no mês de março ao abrir as portas para o Festival das Nações, mesclando cultura e culinária de diferentes continentes enquanto comemora o aniversário de Curitiba.

O evento começou no dia 7 deste mês, mas segue com agenda semanal até o dia 28, quando o complexo se transforma em um pedacinho da Polônia e da Espanha com música, dança e pratos típicos, claro.

Feira do Largo da Ordem

Já no dia do aniversário de Curitiba em si, a primeira pedida é passar pela Feira do Largo da Ordem. O evento multicultural acontece todos os domingos entre 10h e 14h e é sugestão de onze entre dez moradores da capital paranaense.

O porquê de tanta popularidade não é mistério: com barracas de artesanato em geral, livros, discos e roupas, o espaço consegue reunir diversidade e charme ao mesmo tempo em que coloca à disposição, também, um leque de opções gastronômicas nacionais e estrangeiras. Um convite a uma viagem degustativa com possibilidades que vão desde o delicioso e nacionalíssimo acarajé, às empanadas argentinas e aos tacos mexicanos.

Museu Oscar Niemeyer


Além das exposições fixas — e de ser uma obra de arte em si — o museu inaugurado em 2002 conta com mostra assinada pelo fotógrafo Sebastião Salgado em cartaz. Genesis foi trazida ao público com 245 imagens feitas pelo brasileiro ao longo de oito anos em 30 viagens pelo mundo retratando ecossistemas e tribos ainda imunes à modernidade.

A exposição fica aberta entre 10h e 18h com entradas a R$6 e R$3. Menores de 12 anos e maiores de 60 anos não pagam ingressos.

Festival de teatro

No aniversário de Curitiba, a gente não poderia encerrar esse guia sem mencionar o tradicional Festival de Teatro. Neste ano o evento chega à 24ª edição com mais de 400 espetáculos e montagens distribuídos na Mostra Principal e no Circuito Fringe. A maratona das artes cênicas começou no dia 24 de março e segue até o dia 5 de abril com expectativa de público em torno de 230 mil pessoas espalhadas por espaços clássicos e alternativos em toda cidade. Quer saber mais e garantir ingressos? Só clicar aqui.

Pronto para comemorar o aniversário de Curitiba em grande estilo? Que outras dicas daria para os internautas? Deixe seus comentários e aumente ainda mais a nossa lista.

Atualizado em 18 Mar 2015.