Guia da Semana

Imagina você poder mapear todos os lugares do país ou do mundo que possuem hortas e plantas frutíferas? Mais ainda, pontos de descarte de alimentos e bancos de sementes? Esse é o intuito do Comida Livre, site criado pelo Coolmeia, uma rede de pessoas espalhadas pelo Brasil que tem como ideal discutir e aprimorar informações, atitudes e soluções voltadas para o bem comum.

“Acreditamos que o conhecimento e o acesso ao alimento, água, ar, amor, alegria, autonomia, abrigo devem ser tão livres quanto possível. Nesse intuito incubamos toda série de ideias e soluções que buscam um mundo mais justo, equânime, convivial, pacífico, amoroso e sustentável.”, diz Rafael Reinehr, fundador da Coolmeia, em entrevista ao Guia da Semana.

O projeto começou com Arthur Araújo, desenvolvedor e fundador do Favo (como eles chamam os núcleos físicos) Curitiba e Juliana Diehl, que já participou dos Hortelões Urbanos em São Paulo e agora faz parte do Favo Floripa, que tem entre as iniciativas o Coleta Urbana Floripa, um mapa rudimentar das frutíferas lá na cidade.

Rafael explica que os principais objetivos do Comida Livre são “Tornar visíveis os espaços nos quais os alimentos são produzidos ou mesmo podem ser coletados em espaços urbanos e periurbanos; questionar a ‘cimentização’ da cidade e buscar resgatar espaços vivos na urbe, permitir o acesso livre e democrático a alimentos”.

Desde a criação, em 2008, a rede vem fazendo esse trabalho nas cidades e segundo Rafael, além de “mapear alimentos livres” o grupo também tagueia terras compartilháveis e acredita que esses “recursos que podem ser utilizados para o benefício coletivo”.

O ComidaLivre.Org ainda está em versão beta, mas Rafael garante que será aprimorado nos próximos meses.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 16 Abr 2014.