Guia da Semana

Nem curtir o litoral, muito menos aproveitar o frio. O destino preferido dos jovens são os jogos universitários, que acontecem durante os feriados ao longo do ano.

A relação dos jovens nesta data é especial. É a hora de sair da rotina, conhecer novas pessoas e aproveitar muitas festas. São quatro dias em que alunos de diferentes faculdades misturam rivalidade e interação num ambiente inesquecível, tanto em festas como em quadras torcendo em diversas modalidades.

Os jogos tradicionais deste primeiro semestre são o JUCA, Economíadas, Engenharíadas e os Jogos Jurídicos. Os preços de hotel e alojamentos variam entre as faculdades.

JUCA

Juca 2015 vai rolar no feriado de Corpus Christi

Os Jogos Universitários de Comunicação e Artes, o JUCA, é um dos mais tradicionais do circuito universitário paulista. Criado em 1993, hoje conta com sete faculdades participantes: Mackenzie, Belas Artes, Cásper Líbero, ECA/USP, Metodista, PUC e Anhembi Morumbi.

Os jogos deste ano serão realizados no feriado do Corpus Christi, entre os dias 4 e 7 de junho. Araraquara será a cidade sede, mas o lançamento oficial dos outros detalhes ainda não foi revelado.

O Mackenzie é o maior vencedor com 14 títulos, mas, nos últimos anos, a supremacia é da Cásper Líbero, que faturou o JUCA em 2011, 2013 e 2014.

ECONOMÍADAS

Economíadas

O Economíadas vai acontecer no feriado de Tiradentes, entre os dias 18 e 21 de abril. A 25ª edição dos Jogos traz o lema “Nada será como antes” e promete muita interação entre os participantes com direito a show da dupla sertaneja Bruninho e Davi, na festa da Liga.

Após dois anos, Americana volta a ser cidade sede. A cidade havia sediado os jogos entre 2009 e 2012. Os eventos esportivos ocorrem no Centro Cívico da cidade.

Serão oito faculdades participantes: ESPM, Mackenzie, Insper, FECAP, FAAP, PUC e FEA/USP e FGV. A FEA/USP é a atual bicampeã dos Jogos.

ENGENHARÍADAS

Engenharíadas

O Engenharíadas, realizado desde 1999, surpreendeu ao anunciar o local deste ano: Volta Redonda/RJ. Apesar da distância, os Jogos prometem entrar pra história com mais faculdades participantes e diversos shows já confirmados.

Os jogos acontecerão no feriado de Tiradentes, entre 18 e 21 de abril. As faculdades que irão até a cidade maravilhosa são: Mackenzie, Mauá, FEI, UniSanta, UniFOA, Facens, Federal do ABC, Oswaldo Cruz, FAAP, UniLins e Faculdade Santo André.

Os shows ficarão por conta da MC Ludmilla, Jeito Moleque, Felguk, Bochecha e também o grupo Furacão 2000.

JURÍDICOS

Jogos Jurídicos

Os Jogos Jurídicos do Estado de São Paulo é um dos mais tradicionais do circuito e chega a incrível marca de 39 edições neste ano.

A cidade que abrigará os universitários será Araraquara, durante o feriado de Tiradentes, de 18 a 21 de abril. Sete faculdades vão disputar o título: Mackenzie, FMU, PUC, USP, PUCCAMP, FACAMP e USP Ribeirão Preto.

Para animar as festas da Liga, o JJE já confirmou quatro atrações: MC Livinho, Bruninho e Davi, Homem de Lata e Grupo Ré Maior.

Outros jogos

Outros jogos tradicionais como o EPIC, InterMed e InterUnesp estão confirmados para o segundo semestre deste ano. Maiores informações serão divulgadas em breve.

Por Guilherme Schiff

Atualizado em 25 Mar 2015.