Guia da Semana

Em 1981, algumas mulheres se reuniram para formar o Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde, grupo que tinha como proposta inicial mostrar que as questões pessoais femininas eram sim questões políticas como principalmente pela saúde, direitos reprodutivos e sexuais das mulheres.

Claro que com o tempo e as conquistas, a ONG foi se transformando para se adequar de acordo com as demandas da sociedade e, atualmente, defende os direitos das mulheres em diferentes aspectos, atualmente “o coletivo realiza grupos de reflexão com homens autores de violência contra mulheres, consultas ginecológicas, pré-natal e acompanhamento, atendimento com os psicólogos”, diz Bruna Carolina Santos, uma das integrantes do movimento.

Bem estruturado, o coletivo conta uma equipe que atende em diversas áreas e tem uma série de profissionais que estão disponíveis para ajudar como ginecologistas, advogadas e psicólogos e obstetrizes do grupo de Parteiras da La Mare. Segundo Bruna “o direito à saúde vai muito além da cura da enfermidade, pois esse direito implica em bem-estar físico, emocional e mental da pessoa. Portanto, não podemos conceber a saúde da mulher como algo desvinculado do seu papel dentro da sociedade e de sua esfera íntima”.

Mesmo com todo o suporte, Bruna afirma que falar abertamente sobre sexualidade é sempre problemático. “Meninas e mulheres ainda no florescer de sua sexualidade são ensinadas a reprimi-la, escondê-la e por vezes até mesmo envergonhar-se dela. O conhecimento e as informações das quais muitas meninas são privadas num primeiro momento são fundamentais para o cuidado da saúde”, explica.

A noticia boa é que “o cenário e o contexto sociopolítico atual já proporcionaram grandes avanços na luta pela igualdade entre os gêneros, mas não podemos negar que por se tratar de uma questão cultural, e portanto muito mais complexa, ainda há muito que se pensar, e repensar. Esperamos que essa situação mude ainda nesse início de século, e gostaríamos fazer parte da mudança que começa sempre dentro de cada um de nós”, conclui.

Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde
Onde: Rua Bartolomeu Zunega, 44, Pinheiros
E-mail: [email protected]
Telefone: (011) 3812-8681

Por Juliana Andrade

Atualizado em 13 Abr 2014.