Guia da Semana

Entre os dias 11 e 12 de abril de 2014 o evento CryptoRave ocupa o Centro Cultural São Paulo com uma programação 24 horas que trará mais de 28 atividades sobre segurança, criptografia, hacking, anonimato, privacidade e liberdade na rede.

Segundo os organizadores do evento “os participantes poderão, em diversos formatos, assistir palestras sobre segurança da informação e privacidade, discutir o tema e também conhecer as ferramentas de proteção contra a vigilância praticada por empresas e governos.”

Não se preocupe se você não manja nada sobre o assunto, eles garantem que qualquer pessoa pode participar. Pra quem tem um nível mais avançado a programação também conta com atividades técnicas pra quem quer “mergulhar mais fundo nos desafios, incluindo um desafio hacking pela madrugada chamado ‘Capture the Flag’ (Capture a Bandeira).”

A CryptoRave é uma festa de hacker que inspirada na CryptoParty, que tem como objetivo divulgar os conceitos fundamentais e softwares básicos de criptografia. Para participar é só fazer a inscrição gratuita no site: cryptorave.org.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-Feira - 11/04

Abertura da Cryptorave
19h00 - boas vindas e apresentação da organização

Cyberguerra e militarização da internet
20h00 às 21h30 - Debate sobre a transformação da Internet num aparato militar de espionagem e vigilância em massa. Sérgio Amadeu (UFABC) e Jérémmie Zimmermann (La Quadrature du Net).

Snowden, NSA e o fim da privacidade
21h45 às 22h45 - O mundo mudou a partir das revelações do Snowden. Como o NSA e seus aliados violam nossa privacidade, quanto investem, alguns recursos que usam e o que nós podemos fazer para dificultar ou pelo menos encarecer o que o NSA faz através do uso de criptografia, da navegação de forma anônima ou mesmo não usar a internet para transferir documentos importantes. Com Anchises Moraes (Garoa Hacker Clube, CSA, Security Bsides) e Luca Bastos (ThoughtWorks).

As baixas da luta pela liberdade na rede
23h às 23h50 - Relembrar as várias vítimas da luta pela liberdade como Aaron Swartz e Chelsea Manning. Com Vinicius Gomes (ThoughtWorks).

Criptomoedas
24h às 1h - Como funciona o Bitcoin e as outras criptomoedas? Com Wladimir Crippa (Bitcoin Brasil) e Gabriel Rhama (p2poolbrasil).

Sábado - 12/04

Saiba como dar o maior prejuízo à NSA
9h às 9h45 - Como podemos tornar os filtros da NSA ineficientes e deter a vigilância em massa? Com Anon Pimentel.

A quem interessa a Guarda de logs?
11h às 12h - A guarda dos registros dos usuários na Internet não é algo exclusivo do Brasil. Quem está por trás disso? Com Paulo Rená.

Princípios para governança global da internet
14h às 15h - Os principais princípios para a Internet do futuro: a Internet como um bem público. Os limites para vigilância e proibição da vigilância em massa; mudanças para que software e hardware parem de violar os direitos humanos; a neutralidade da rede, a concorrência e direito do consumidor nos mercados on-line, à luz dos monopólios; regulação transnacional justa e transparente e tributação de empresas globais de internet; e o fim do colonialismo digital de culturas dominantes e línguas on-line. Com Claudia Melo (ThoughtWorks Brasil) e Rishab Balley (Knowledge Commons).

Segurança, vigilantismo e soberania: o caso da Ucrânia
15h10 às 16h20 - As revelações de Snowden denunciam um plano ofensivo de guerra cibernética posto em marcha para implantar um regime dominante de vigilantismo global, a pretexto do inevitável jogo de espionagem das nações, nele camuflado como combate ao terrorismo e ao cibercrime. Com Pedro Rezende (UnB).

Criptografia funciona: as soluções e os limites atuais
16h30 às 17h30 - Quais são os limites das tecnologias atuais para combater a vigilância em massa? Quais são os novos projetos e as soluções que estão sendo desenvolvidas? Com Silvio Rhatto (Oblivia).

Jornalismo investigativo e espionagem
18h00 às 19h - A obscura relação entre as agências de inteligência e espionagem dos EUA e as instituições brasileiras (aguardando a resposta dos convidados).

Por Juliana Andrade

Atualizado em 11 Abr 2014.