Guia da Semana

São Paulo é uma cidade que oferece infinitas possibilidades de programações e locais para curtir o dia. Parques, shows, peças, exposições e bares são apenas alguns exemplos do que acontece o tempo todo na maior metrópole brasileira.

No entanto, não é todo dia que você está disposto ou em condições de gastar suas economias para se divertir. Pensando nisso, o Guia separou um roteiro de programas para curtir um dia inteiro em São Paulo de graça.

Manhã

Comece o dia de forma saudável. O Parque do Ibirapuera possui estruturas para a prática de vários esportes em um ambiente agradável e arborizado. Quadras poliesportivas, pistas de corrida, ciclofaixa e aparelhos de ginástica estão distribuídos em meios aos bosques e lagos. Depois, se acomode em uma sombra e faça um piquenique. Se quiser levar o seu cachorro ele também é bem vindo!

Tarde

Com o exercício feito e barriga cheia, é hora de visitar um dos pontos turísticos mais belos de São Paulo: a Pinacoteca. Com entrada gratuita aos sábados, o museu sempre tem grandes exposições e obras espalhadas pelos seus salões históricos.

Além disso, ela faz parte de um complexo que ainda envolve o Memorial da Resistência (que relembra as épocas de repressões políticas e seus revolucionários) e a Estação Pinacoteca, reservada para arte moderna e contemporânea. Se ainda sobrar tempo, basta atravessar uma rua para chegar ao Museu da Língua Portuguesa, também gratuito aos sábados.

Se a fome bater, uma boa opção é ir ao Mercadão da Cidade, localizado ali perto. Você terá a chance de experimentar os famosos sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau acompanhado de um chopp gelado. Essa parte não é grátis, mas alimentação faz parte do passeio.

Fim de tarde/ noite

Se você é fã de música boa não pode deixar de conferir a programação dos 18 Sesc’s localizados na cidade e na Grande São Paulo. Grandes músicos nacionais e estrangeiros trazem seus shows para o circuito de Sesc´s fazendo com que seja fácil e barato (geralmente os shows são gratuitos) apreciar boa música em ambientes agradáveis. As apresentações contam como um começo de noite já que não terminam tarde e ainda permitem um pós.

Noite

A noite paulistana é uma das mais famosas e ecléticas do mundo. Por isso, vamos apresentar duas possibilidades para encerrar o seu dia. Se o seu estilo é mais sossegado, uma boa sugestão é assistir uma peça ou musical em um dos vários teatros paulistanos que não cobram pelo ingresso, tais como: Caixa Cultural de São Paulo, Teatro do Sesi - SP e Mube.

Agora, se você busca animação e ficar na rua até altas horas, o seu lugar é a Vila Madalena. Os incontáveis bares que povoam as ruas do bairro estão sempre lotados de pessoas de todas as idades. A maioria deles não cobra entrada, ficando ao seu critério consumir e gastar o quanto quiser.

Por Ezio Jemma

Atualizado em 19 Abr 2014.