Guia da Semana

Por Juliana Couto

O popular 27 de setembro não marca somente a celebração de sincretismos religiosos dos gêmeos Cosme e Damião. A data também registra o Dia Mundial do Turismo, instaurado em 1980 pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Com celebrações anuais temáticas, em 2011 o dia é comemorado com a proposição Turismo e a Aproximação das Culturas.

Em solo nacional, aproximação cultural não é tema, é realidade. Massacrados, inventados ou importados, os traços culturais brasileiros (resistem) e formam uma identidade de raças, de costumes e de crenças. Destinos como Salvador, São Luís, Blumenau, São Paulo e a reserva federal Parque Indígena do Xingu atrelam elementos dessa cultura, com marcas desde tempos imemoriais.

Blumenau, Santa Catarina
A dona da Oktoberfest brasileira é marcada pela cultura germânica. Saiba mais sobre o Museu da Cerveja, roteiro artesanal e vilarejo com produção caseira e dialeto alemão.

Salvador, Bahia
A terra de todos os santos atrai visitantes desde 1501. Conheça as ladeiras do Pelourinho, a missa da Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, compre no Mercado Modelo e relaxe no Farol da Barra.

São Luís, Maranhão
O encontro entre portugueses, negros e índios pede uma visita a pé. Estacione o carro e confira o Centro Histórico, com igrejas, museus e casarões que ostentam belos azulejos portugueses.

São Paulo, São Paulo
Opte por um roteiro out business. Visite o bairro do Bexiga e da Liberdade, próximos ao Centro, que reservam o melhor da cultura italiana e japonesa.

Xingu, Mato Grosso
Lá vivem mais de 5 mil índios de 16 etnias. É possível acompanhar jacarés ao longo do rio, pescar com técnicas locais e ainda dormir na aldeia. Uma viagem às raízes nacionais.

Por Juliana Couto

Atualizado em 26 Set 2011.