Guia da Semana

Por Douglas Brito



Cerca de sete mil pessoas em desfile da escola de samba na Av. Borges de Medeiros, no centro de Porto Alegre

Não há como negar. Desfiles de escolas de samba já são marca registrada no Rio de Janeiro e em São Paulo, carnaval de rua é tradição em Minas Gerais e trio elétrico é obrigação no Nordeste. Mas e o sul do país? Não tem carnaval?

Tentando reverter este quadro, Porto Alegre e Florianópolis, cada vez mais, investem em festas populares e desfiles grandiosos. Na capital gaúcha, por exemplo, o Complexo Cultural do Porto Seco, onde acontecem os defiles, recebeu 45 milhões de reais e tem capacidade para mais de dez mil pessoas. Na ilha catarinense, a Passarela Nego Quirido passou por reformas de pintura, construção de arquibancadas, sinalização e limpeza, visando mais conforto aos foliões.

Mas não é apenas de samba que vive o sul do Brasil. Para os mais avessos à folia tradicional, cada cidade prepara festas alternativas que variam de rock a eletrônico. Confira abaixo algumas opções para o seu carnaval nas capitais da região sul.


CURITIBA
Sem tradição e investimento em desfiles de escola de samba, Curitiba oferece apenas um dia de festa carnavalesca, no sábado, 25. O atrativo maior fica mesmo por conta das festas como a Psycho Carnival, com três dias de muito rock.
- Desfile das Escolas de Samba
- Psycho Carnival

FLORIANÓPOLIS
Considerada uma das melhores cidades no verão, Florianópolis começa a despontar como ótima opção no carnaval. Além do desfile das escolas de samba, a região oferece grandes festas eletrônicas durante o feriado.
- Programação de desfiles de escolas
- Casa do Carnaval
- 13º Concurso Pop Gay
- Mecenas Bar
- Fatboy Slim
- Carnaval on the Beach
- Carnaval Praia Mole Park Hotel

PORTO ALEGRE
Nove escolas formam o grupo especial do Carnaval de Porto Alegre. O Desfile principal acontece no sábado, 25, a partir das 20 horas. Enquanto as categorias B, A e de Acesso se apresentam no domingo, segunda e terça, respectivamente.
- Desfile das Escolas de Samba

Atualizado em 6 Set 2011.