Guia da Semana

Foto: feirinhadamadrugada.com.br


Roupas, acessórios, bijuterias, artigos eletrônicos... tem tudo pra vender, quem quer comprar? Aos sacoleiros de plantão e adeptos de boas pechinhas, segue o conselho: cerca de 2,5 mil ambulantes reunidos diariamente na zona leste da capital paulista expõem ofertas sedutoras com uma variedade de produtos instigando a ânsia dos consumidores que precisam principalmente de disposição e coragem para encarar o comércio que contraria a lógica do comum, se estendendo noite a dentro.

Apesar de informal, o mercado popular conhecido como Feirinha da Madrugada tem um público assíduo: milhares de pessoas de todo Brasil e, inclusive, de outros países como Venezuela e Cuba visitam o local, buscando economizar com aquisições abaixo dos preços de custo.

A concentração acontece na Rua Oriente, no bairro do Brás, mas barracas se espalham também pelas proximidades. Os camelôs começam a chegar ao local por volta das duas horas para aprontar o terreno. Quando os ponteiros do relógio indicam quatro horas, é dada a largada para os consumidores. A jornada termina por volta das 10h, em respeito ao horário de abertura das lojas da região.

Quem está por lá...
Foto: sxc.hu


Dentre os muitos motivos que levam tantas pessoas a trocar uma noite de sono por este programa inusitado, o que mais pesa é o fator econômico. Notívaga assumida, a recepcionista Daniela Deives relata que já esteve no local por diversas vezes. "Gosto da feirinha por que lá podemos comprar produtos de ótima qualidade, com preços muito abaixo do custo. Geralmente, chego no início da feira. Mas, por conta da variedade de produtos, nem vejo o tempo passar. Quando menos espero já são 10h, conta.

Além da vantagem das ofertas, o horário de trabalho da maioria das pessoas não dá espaço para fazer compras durante o dia. Nesse caso, a feirinha é uma opção viável para aqueles que procuram driblar a rotina.

Saiba Mais
Se você ficou curioso acesse o site e confira as novidades da Feirinha da Madrugada. Havendo interesse, é possível agendar uma excursão para o local.

Veja um também o vídeo de uma matéria feita na feirinha.


Atualizado em 6 Set 2011.