Guia da Semana

Estão abertas as inscrições para o programa Brasil Voluntário, projeto de voluntariado do Governo Federal para atuação na Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. A ideia é recrutar o maior número de pessoas nas 12 cidades onde os jogos acontecem: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

+ Fique por dentro da programação grátis de SP
+ Saiba quais museus têm entrada franca em quais dias

O projeto visa mobilizar diversas pessoas para atuar principalmente nas áreas de aeroportos, portos, terminais rodoviários e transporte sobre trilhos, entorno dos estádios, nas áreas de hospitalidade, centros abertos de mídia e a própria organização do evento. A expectativa é que São Paulo tenha 1.500 voluntários em dias de jogo na cidade.

As inscrições podem ser feitas até 6 de março de 2014 pelo portal oficial do programa. O candidato interessado deve ter no mínimo 18 anos e disponibilidade para trabalhar, ao menos, sete dias durante o evento. Cada voluntário recebe vale transporte, seguro de vida, uniforme completo e alimentação. O período de trabalho é de quatro horas diárias.

Veja quais são as áreas disponíveis para inscrição:

- Mobilidade: Auxílio e orientação para visitantes e torcedores em pontos estratégicos de mobilidade urbana na sede, como terminais de ônibus integrado, metrô e trem.

- Entorno dos estádios: Atuar no auxílio e orientação de visitantes e torcedores com informações sobre rotas de acesso e saída do estádio, bloqueio de tráfego, bem como a localização dos portões e assentos.

- Áreas de fluxo: Auxílio e orientação de visitantes com informações gerais em áreas de grande movimentação de pessoas, como a localização de pontos turísticos, hospitais, segurança e transporte.

- Aeroportos: Prestar informações sobre a cidade-sede, os jogos, transporte nos pontos de embarque e desembarque dos aeroportos.

- Eventos de Exibição Pública: Recepção e orientação de visitantes e torcedores em grandes eventos simultâneos aos jogos como as FIFA Fan Fest ou eventos de exibição pública.

- Centro Aberto de Mídia (CAM): Auxiliar jornalistas brasileiros e estrangeiros da imprensa nos Centros Abertos de Mídia (nas sedes em que este serviço estiver disponível).

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 29 Jan 2014.