Guia da Semana

O Cultura Livre SP é um projeto realizado durante o verão e a primavera pela Secretaria Estadual da Cultura com o intuito de levar atividades culturais para parques de todas as regiões de São Paulo.

+ Confira a programação completa do Cultura Livre SP
+ Veja nosso especial GRÁTIS em SP
+ Saiba quais museus têm entrada gratuita em quais dias

“É um projeto que traz muito a ideia de ocupação de parques com atividades culturais, que é uma coisa que acontece com muito na Europa e nos EUA. Esses espaços são potencializados como espaços de excelência para o encontro”, explica Maria Teresa de Magalhães, coordenadora da unidade de fomento e difusão cultural da Secretária de Estado da Cultura

O festival foi criado em 2011 e a cada ano tem atraído mais e mais a população da cidade. “Desde 2011 o Cultura Livre SP vem num crescente. Em 2013 tivemos um público aproximado de 70 mil pessoas.”, conta Maria, que em uma entrevista com o Guia da Semana fala com mais detalhes sobre o evento.

Como que nasceu a ideia do Cultura Livre SP?
Nasceu como um projeto de ocupação de espaços públicos. A ideia é estimular a ida da população nos parques da cidade e aproveitar o fluxo de pessoas que já frequentam os espaços para ofertar pra elas outras possibilidades de lazer e atividades culturais. Além de fruir o espaço em si também o público pode aproveitar uma programação cultural de qualidade.

Como que são distribuídas essas atividades?
Distribuímos por regiões. Todos esses parques possuem uma infraestrutura que possibilita a realização de atividades culturais. Também tentamos chegar em parques que estão na periferia da cidade como Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste e Parque e Guarapiranga, na Zona Sul.

Qual foi o resultado dessa ação nos últimos anos?
É muito bacana, temos resultados bem legais desse projeto! No Parque Ecológico do Tietê, por exemplo, a gente tem uma resposta muito boa do público infantil, com a atividades de teatro e de circo para as crianças. Os shows que acontecem no Parque Villa Lobos e da Juventude, também trazem um público grande pro parque, num ambiente super alto astral. A arena do Villa Lobos tem uma proximidade boa com o público, o que permite que as pessoas cantem junto e até subam no palco pra dançar.

Como funciona a curadoria de artistas?
O Cultura Livre SP é feito pela Secretaria de Cultura e executada pela APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), a organização social parceira na realização do evento. A APAA tem uma equipe pensando nessa programação que também conta com curadores convidados pra definir qual será a grade programática. Os artistas também podem se escrever diretamente no site da APA e da Secretaria da Cultura e, a partir dessas inscrições e de artistas convidados é que é definida a programação.

Quer mandar um recado pra quem estiver lendo essa matéria?
O Cultura Livre SP é um projeto pra privilegiar a ocupação dos espaços públicos, tanto como uma forma de fruição através de atividades culturais, como também para levar mais gente pra esses locais. Numa cidade como a nossa, em que os espaços são tão poucos aproveitados e que não existe o estimulo de sair de casa pra passear pela cidade, essa é uma forma de fazer com que as pessoas saiam de casa para aproveitar esses espaços nas suas múltiplas potencialidades.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 21 Fev 2014.