Guia da Semana

Mais cultura e mais memória. Nesta segunda-feira, 27 de janeiro, o conjunto de três edifícios que abrigou as antigas instalações do DOI-Codi - apontado como um dos maiores centros de tortura em São Paulo - foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Atualmente o local sedia uma delegacia de polícia e deve ser transformado em um centro cultural, com o objetivo de promover atividades relacionadas à memória dos anos da ditadura militar, entre 1964 e 1985.

+ Saiba quais museus são de graça em cada dia da semana
+ Veja toda a programação gratuita de SP

O pedido de tombamento estava sob análise do conselho desde 1º de junho de 2012, e, com o passar do tempo, conseguiu o reforço da Comissão Nacional da Verdade, do Grupo Tortura Nunca Mais, do Fórum dos Ex-Presos Políticos do Estado de São Paulo, do Núcleo Preservação da Memória Política e da Comissão de Familiares de Presos Políticos Mortos e Desaparecidos.

A proposta foi aprovada por todos os integrantes do conselho. A decisão será encaminhada ao governador Geraldo Alckmin, que deve garantir que nenhuma modificação seja feita nos edifícios e que o 36.º DP tenha uma nova sede.

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 28 Jan 2014.