Guia da Semana

Que o Parque do Ibirapuera é lindo e um ótimo lugar para praticar exercícios físicos, todo mundo sabe. Mas será que você conhece tudo o que ele oferece? Muitas pessoas que passam por lá diariamente não sabem que museus, galerias e exposições fazem parte da sua extensão e programação.

Por isso, para que você possa aproveitar o parque como um todo, o Guia da Semana fez uma lista de tudo o que você pode encontrar e visitar por lá. Confira:

Oca


A Oca do Ibirapuera é um famoso espaço expositivo que sempre traz mostras variadas e interessantíssimas.

Informações:

Verifique a programação no site
Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3

Museu Afro Brasil


O museu existe desde 2004 e nos traz temas que envolvem a cultura e a influência africana na sociedade brasileira, como a religião, o trabalho, a arte e a escravidão. Está localizado no Pavilhão Manoel da Nobrega e tem um acervo de mais de 6 mil obras entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas produzidos entre o século XVIII e os dias atuais.

Exibe parte do acervo em Exposição de Longa Duração e também realiza exposições temporárias. Além disso, tem um auditório e uma biblioteca especializada, que complementam a programação cultural.

Informações:

Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 10
Visitação: Terça a domingo, 10h as 17h

Museu de Arte Moderna (MAM-SP)


O Museu de Arte Moderna de São Paulo foi um dos primeiros museus da América Latina e possui hoje mais de 4 mil obras brasileiras, incluindo pinturas, esculturas, gravuras, vídeos e instalações de artistas como Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret, Regina Silveira, José Damasceno e muitos outros. Modernizou, revitalizou e hoje é um dos espaços mais bem cuidados do parque.

Além disso, conta também com duas galerias de exposição, auditório, ateliê, loja e um restaurante.

Informações:

Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3
Visitação: Terça a domingo e feriados, 10h às 18h (encerramento bilheteria às 17h30). Fechado às segundas-feiras (inclusive feriados)

Museu de Arte Contemporânea – MAC USP


O museu foi para o prédio de Oscar Niemeyer, em frente ao Ibirapuera, em janeiro de 2012 e, para chegar lá, é só atravessar a passarela. Possui seis andares para receber exposições e conta com o acervo de 10 mil obras de Picasso, Matisse, Kandinsky, Tarsila do Amaral e outros artistas.

Informações:

Onde: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, São Paulo
Quando: 3ª a domingo, das 10h às 18h

Auditório

No auditório do Ibirapuera acontecem várias atividades culturais, notadamente espetáculos musicais. Na parte de baixo, em seu subsolo, existe a Escola do Auditório, que tem como objetivo apoiar e revelar novos talentos.

Informações:

Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3

Fundação Bienal

O prédio da Bienal é considerado um ícone da arquitetura moderna, além de ser uma das mais importantes instituições internacionais de promoção da arte contemporânea. É lá que acontece a Bienal de Artes de São Paulo, seu mais importante evento.

Informações:

Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3

Pavilhão Japonês


Dentro do movimentado parque do Ibirapuera existe um escondido e agradável cantinho de calmaria, o Pavilhão Japonês. É um calmo espaço inspirado no Palácio Katsura, em Quioto, que conta com um jardim repleto de plantas e árvores ornamentais respectivamente identificadas com seu nome e país de origem. Além disso, exibe uma pequena mostra de peças de cerâmicas, trajes de guerreiros e outros objetos típicos.

Informações:

Acesso: Portão 3 e 10 – Av. Pedro Álvares Cabral

Bosque da leitura


O Programa dos Bosques da Leitura do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo, oferece um ambiente cultural alternativo nos parques da cidade. O primeiro bosque foi inaugurado no Ibirapuera, em 1993, e está vivo até hoje. A ideia é incentivar a leitura e facilitar o acesso à informação contínua dos cidadãos.

A entrada para esse cantinho especial do parque se dá por meio de um caminho de bambus altos que parte direto da pista principal.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 21 Ago 2015.