Guia da Semana

Por conta do feriadão de Carnaval, diversos estabelecimentos e serviços da cidade de São Paulo sofrerão alteração em seus horários de funcionamento. Confira abaixo como será a mudança e programe-se para não ser pego de surpresa.

+ Saiba mais sobre o Carnaval 2014 no especial do Guia da Semana

Bancos
Os bancos estarão fechados durante todo o feriadão, só reabrindo na Quarta-Feira de Cinzas (5 de março), após as 12h. As contas de consumo (água, luz, telefone, etc.) e os boletos com vencimento nos dias de Carnaval poderão ser pagos sem multa na quarta-feira.

Trânsito
O rodízio de veículos fica suspenso na segunda (3), terça (4) e quarta (5), retornando normalmente a partir da quinta-feira (6). A Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRCs), a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF) e o rodízio de placas de caminhões serão mantidos.

Abastecimento
No sábado (1), domingo (2) e segunda (3), todos os mercados municipais funcionarão em seus horários normais. Na terça (4), Guaianases, Ipiranga, Kinjo Yamato, Tucuruvi, São Miguel, Santo Amaro, Pinheiros, Lapa e Paulistano (Central) estarão fechados. Abrem: Penha, Sapopemba e Vila Formosa, das 8h ás 13h; Central Leste e Teotônio Vilela, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h.

Os sacolões vão abrir na terça-feira (4) com horários diferenciados: Santo Amaro, das 7h às 12h; Brigadeiro e City Jaraguá, das 7h às 13h; Butantã, das 7h às 13h30; Bela Vista, João Moura, Piraporinha e Rio Pequeno, das 7h às 14h; Avanhandava, das 7h às 14h30; Estrada do Sabão e Freguesia do Ó, das 7h às 15h; Jaguaré, das 7h às 18h; Cohab Adventista, das 8h às 17h. Jaraguá, Lapa e São Miguel estarão fechados. Nos dias 1, 2 e 3, todos os sacolões funcionam no horário habitual.

As feiras livres funcionam no sábado (1), domingo (2) e terça (4). Na segunda-feira (3), não haverá feira livre.

Parques
Todos os parques municipais funcionam nos horários habituais, exceto o Parque da Luz, que estará fechado na segunda-feira (3).

Cultura
Os seguintes espaços não funcionam durante todo o feriadão e reabrem na quarta-feira (5), a partir do meio-dia: bibliotecas de bairro, Ônibus Bibliotecas, Arquivo Histórico Municipal, Biblioteca Mário de Andrade, Biblioteca Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, José de Anchieta, Raul Bopp e Viriato Correa, Biblioteca Pública Circulante, Bosques de Leitura, Escola Municipal de Bailado, Escola Municipal de Iniciação Artística, Escola Municipal de Música, Hemeroteca, Pavilhão das Culturas Brasileiras e Ponto de Leitura Piqueri.O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso estará fechado em todo o feriadão e também na quarta-feira, reabrindo na quinta (dia 6), das 10h às 20h.

Casa do Bandeirante abre apenas no sábado e no domingo. Foto: Divulgação

Abrem só no sábado e domingo: Beco do Pinto, Capela do Morumbi, Casa da Imagem (antiga Casa número 1), Casa do Bandeirante, Casa do Grito (das 9h às 17h), Casa Modernista, casa do Sertanista, Casa do Tatuapé, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Solar da Marquesa de Santos, Centro da Memória do Circo (das 13h às 20h), Centro Cultural da Penha, Galeria Olido, Teatro Cacilda Becker, Teatro Décio de Almeida Prado, Teatro Martins Penna, Teatro João Caetano, Teatro Zanoni Ferrite e Teatro Municipal (só no dia 1, das 11h às 15h, para visitas monitoradas previamente agendadas). O Monumento à Independência conta com horário especial: Capela Imperial e OCA só abrem no dia 3; Praça das Artes no dia 1, das 11h às 15h para visitas monitoradas; no dia 4, das 14h às 17h, abre apenas para um Bailinho de Carnaval. Os teatros Paulo Eiró, Flávio Império e Artur Azevedo estão fechados para reforma.

Prefeitura
A prefeitura decretou ponto facultativo para segunda e terça-feira, voltando ao funcionamento normal a partir do meio-dia da quarta-feira.

Subprefeituras
As Praças de Atendimento não funcionarão durante o Carnaval. O atendimento será retomado na quarta-feira, às 12h.

Trabalho
Os Centros de Atendimento ao Trabalhador não funcionam durante todo o feriadão, retornando às atividades na quarta-feira (5), a partir das 12h.

Saúde
Os hospitais e pronto-socorros municipais atenderão normalmente durante todos os dias do Carnaval. As AMAs tradicionais abrem normalmente todos os dias, das 7h às 19h. As AMAs 24 horas também funcionam durante todo o Carnaval. AMAs Especialidades, Unidades Básicas de Saúde, UBS Integrais, Ambulatórios de Especialidades e unidades da rede Hora Certa fecham nos dias 3 e 4 e voltam a atender no dia 5.

Assistência Social
No sábado (1), funcionam apenas o serviço de emergência e acolhida, que atendem 24h ininterruptamente: Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Abrigos), Centros de Acolhida (antigos albergues) e a Central de Atendimento Permanente e de Emergência (Cape) – 156.

Esportes
Os Centros Esportivos funcionam normalmente durante todo o Carnaval em esquema de plantão, das 8h às 18h, com piscinas abertas ao público. Na quarta-feira pela manhã, as piscinas estarão fechadas para manutenção e reabrem a partir do meio-dia.

Por Conceição Gama

Atualizado em 28 Fev 2014.