Guia da Semana

O feriado de Corpus Christi chegou e você vai ficar em São Paulo? A boa notícia é que a cidade está recheada de opções e programas culturais para você aproveitar os dias de folga. De festas juninas a exposições e até Parada Gay, confira o passeio que te agrada mais:

CINEMA

Neste feriado, não vão faltar opções para quem quer curtir um cineminha. As estreias imperdíveis são: "Tomorrowland: um lugar onde nada é impossível", que conta a história de Casey e Frank. Juntos, eles vão para um lugar perdido no tempo e espaço conhecido como Tomorrowland. Outra estreia é "A espiã que sabia de menos", uma agente da CIA acostumada a trabalhar no escritório, mas que precisa ir a campo numa missão ultrassecreta para impedir a venda de uma bomba.

Outros filmes em cartaz são "Poltergeist - O Fenômeno", ideal para quem curte um filme de terror e "A incrível história de Adaline", com Blake Lively como protagonista.

FESTAS JUNINAS

Gosta mesmo é de uma boa Festa Junina regada a bons shows, quentão, brincadeiras e delícias? Então esse é o programa perfeito para você. A cidade está cheia de opções, de norte a sul, leste a oeste e centro. Festa Junina da Portuguesa (com programação durante o feriado todo), Festa Junina da Consolação (sábado e domingo) e até uma festa junina com food truck no shopping Center Norte (durante o feriado todo) vão deixar seus dias de folga ainda mais animados. Veja a lista completa das Festas Juninas em São Paulo.

GASTRONOMIA

Nada combina melhor com frio do que uma sopa saborosa e quentinha. Que tal aproveitar o feriado para ir no Festival de Sopas do Ceagesp? O evento funciona de quarta a domingo, ou seja, dá para reservar um dia e experimntar os famosos caldos. Já no sábado e domingo, rola a tradicional festa de São Vito, no bairro do Brás. Os destaques do cardápio são Guimirella (churrasco de fígado e folhas de louro), spaghetti, penne ou ricchitelle al sugo ou a puttanesca. Pizzas e pastéis também complementam as opções.

EXPOSIÇÕES

Quer um passeio mais cult? Que tal visitar a exposição de Joan Miró no Instituto Tomie Othake? A megaexposição conta com 112 obras do artista, sendo 22 esculturas, 26 gravuras, 41 pinturas, 20 desenhos e três objetos. Está imperdível! Outra dica é aproveitar os últimos dias da exposição "Maio Fotografia", no MIS. Todos os espaços expositivos do museu estão tomados pelo projeto, que apresenta obras de artistas singulares e fundamentais na história da fotografia. Você pode visitar também a exposição "Picasso e a modernidade espanhola", que acaba nesse domingo. Prepare-se para ver cerca de 90 obras evidenciando a influência do artista na arte moderna espanhola.

TEATRO


Gosta de musicais? Então não perca a reestreia de Cássia Eller, o musical, nessa quinta-feira, 4 de junho, no Teatro das Artes. O espetáculo traz a vida e a personalidade da artista. Outro musical imperdível é do gênio Charles Chaplin, em cartaz no Theatro Net. O espetáculo percorre toda a carreira do artista, desde a primeira performance, durante a infância pobre em Londres, à fama mundial que atingiu como ator, diretor, produtor, comediante e humorista.

Para ver com os filhos, a dica é o espetáculo "Disney on Ice: Tesouros da Disney", que está rolando no Ginásio do Ibirapuera e acaba neste domingo, 7 de junho. Nele, Mickey, Minnie, Pato Donald e Pateta embarcam em uma caça ao tesouro por algumas das animações mais populares de todos os tempos.

CAMINHADA DE LÉSBICAS E BISSEXUAIS


O evento antecede a tradicional Parada Gay, que rola no domingo, na avenida Paulista. A caminhada de lésbicas e bissexuais acontece no sábado, a partir das 13h, na Praça dos Ciclistas e tem objetivo de reforçar sua militância contra o preconceito.

PARADA GAY 2015

Com o tema “Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim: respeitem-me!”, a Parada Gay rola neste domingo, 7 de junho, a partir das 10h, com concentração no MASP.

O evento vai contar com a participação de 18 trios elétricos e, entre os destaques, estão os trios das festas Priscilla e Gambiarra, da rádio Energia 97 e da boate Tunnel. O carro que abre a manifestação será comandado pela Tchaka Drag Queen.

A vinda das atrizes do seriado Orange is the New Black, Natasha Lyonne, Uzo Aduba e Samira Wiley, está entre as atrações mais comentadas da Parada. Junto ao elenco da série, a cantora Valesca Popozuda também fará parte do trio do Netflix.


Atualizado em 3 Jun 2015.