Guia da Semana

Sabe o que o carioca merecia esta semana? Isso mesmo, um feriado prolongado para aproveitar todo esse verão em pleno outono. Na quinta-feira, 21 de abril, é comemorado o Dia de Tiradentes e desde a véspera a Cidade Maravilhosa já tem muito o que fazer.

O Guia da Semana selecionou algumas opções culturais e passeios para aproveitar melhor esse merecido descanso, com shows, eventos gastronômicos e muito mais. Confira:

Restaurantes

Até o dia 1º de maio está acontecendo a 14ª edição do Rio Restaurant Week. São 38 restaurantes participantes, com opções de almoço e jantar completas, incluindo entrada e sobremesa, além do menu infantil. O Guia da Semana selecionou alguns dos restaurantes imperdíveis deste ano, com valores e endereços.

Shows

Ainda na véspera do feriado, o grupo Afrojazz sobe ao palco do Circo Voador para apresentar seu disco de estreia "African Brothers". A noite ainda tem show do DJ Negralha com banda, também lançando trabalho novo.

Na quinta-feira, 21 de abril, o veterano Nelson Sargento sobe ao palco do Imperator para apresentar o projeto "Nelson 90", acompanhado do Conjunto Galo Preto e do cantor Pedro Miranda para cantar os clássicos do samba, de todas as épocas.

No fim de semana, a boa pedida é a volta ao Rio da turnê Legião Urbana XXX Anos, comandada por Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, desta vez na Fundição Progresso.

Teatro

Entre os dias 21 e 24 de abril, o Teatro Bradesco Rio, na Barra, recebe Portátil, realizado por integrantes do Porta dos Fundos. Os atores Gregório Duvivier, João Vicente de Castro, Luis Lobianco dividem o palco com o improvisador colombiano Gustavo Miranda Angel e o paulista Marcio Ballas.

No domingo, o espetáculo O Maestro Provisório terá uma sessão no Theatro Municipal. Misturando diversas linguagens, a peça infanto-juvenil traz a história dos palhaços Matilde e Provisório, apresentados de forma "orquestrada", ao som de clássicos de de Mascagni, Holst, Vivaldi, Mozart, Beethoven, Boccherini e Pixinguinha, além de cirandas infantis.

Passeios

Até domingo, dia 24, o Shopping Metropolitano, na Barra, está com o clima olímpico, com uma quadra de de 60 metros quadrados para o público praticar de graça o Badminton. A iniciativa acontece pelo segundo ano consecutivo e busca popularizar no Brasil o esporte de raquete mais rápido do mundo.

Para quem pretende curtir o calor, que tal conhecer 5 praias selvagens de Barra de Guaratiba? Longe da badalada orla da Zona Sul, a região tem verdadeiros paraísos, alguns com acessos bem desafiadores!

Por Marco Sá

Atualizado em 20 Abr 2016.