Guia da Semana

A partir do domingo, 26 de junho, o Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa apresentará o Parque Musical, um playground sonoro gratuito e aberto ao público.

O espaço, que ocupará 32 metros quadrados na varanda do Parque, abriga seis instrumentos de percussão inventados e produzidos pelo músico, criador e construtor de instrumentos mineiro Leandro César. O projeto foi idealizado pela produtora Silvia Rezende, o diretor e professor de teatro e música Adriano Basegio e a cantora, compositora e instrumentista Gisa Pithan.

Como as academias de ginástica nas praças, o Parque Musical é acessível, interativo e voltado para espaços públicos. Inédito no Rio, esse formato é popular na Europa: “É uma academia do som. O público poderá tocar instrumentos divertidos independentemente de habilidade musical ou idade”, diz Adriano Basegio, que pesquisou modelos em diversos países antes de chegar a versão construída no Parque das Ruínas. “Será uma maneira de exercitar os músculos da imaginação e da escuta”, complementa o idealizador.

O horário de funcionamento será o mesmo do Parque das Ruínas: terça-feira a domingo, das 8h às 18h

Por Marco Sá

Atualizado em 4 Jul 2016.