Guia da Semana

Essa vai para os aventureiros e pelos apaixonados pelo mar! O Brasil, entre as tantas riquezas naturais que possui em seu território, oferece diversas opções de viagens e passeios exóticos para quem quer curtir o verão em paisagens marítimas. Afinal, tem coisa melhor do que sentir a brisa, encarar as ondas e lavar a alma com água salgada?

Reunimos o que temos de melhor em território brasileiro nessa lista de 12 passeios exóticos que todo apaixonado pelo mar tem que fazer uma vez na vida. Embarque nessa aventura e conheça os melhores mares que existem no Brasil!

1. Passeio de barco por Arraial do Cabo


Reprodução Instagram / @viviane.penhalber

Essa água extremamente azulada não é efeito de foto não! Arraial do Cabo, conhecido também como "Caribe brasileiro", é uma cidade localizada na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Banhada por mares de água azul cristalina, o destino atrai muitos amantes da água salgada de todo o Brasil. Para os turistas, a cidade oferece um passeio de barco que dura, em média, 4 horas, visitando as mais belas paisagens da região. Além das praias (como a Praia do Forno, o Pontal do Atalaia e a Ilha do Farol), o passeio passa pela Gruta Azul (foto), uma formação rochosa de 30 metros de extensão e 15 de altura que tem paredes internas de tons dourados e prateados, que refletem o azul da água e deram à gruta esse nome.

2. Nadar lado a lado com tartarugas em Ilha Grande


Shutterstock

Ilha Grande, localizada em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, é famosa por seus mares de água limpa e cristalina. Outro apelido atribuído à região é "Ilha das Tartarugas", pela constante aparição da espécie da tartaruga verde (foto), que, além de maravilhosa, é muito inteligente e dócil. Se você der sorte, tem a chance de nadar lado a lado com esses animais. Ainda é possível praticar mergulho e, muitas vezes, chegar tão perto das tartarugas a ponto de poder tocar em seu casco (com muito cuidado e respeito, obviamente).

3. Passeio de escuna ou barco pela Baía dos Golfinhos


Shutterstock

Quem nunca sonhou em ver um desses animais fantásticos de perto? A Baía dos Golfinhos, que fica localizada na Praia da Armação da Piedade, em Santa Catarina, pode realizar esse seu sonho! A região faz jus a seu nome, pois abriga diversos golfinhos da espécie tucuxi em suas águas. É possível fazer passeios de escuna ou barco e assistir de perto à "dança" dos mamíferos aquáticos, que pulam sobre as águas durante o tour. Até da areia é possível observar o espetáculo dos golfinhos na baía.

4. Abertura de ninhos de tartarugas marinhas


Shutterstock

Sim, você pode assistir a esse espetáculo único da natureza! O Projeto Tamar, responsável por cuidar das tartarugas marinhas no Brasil, promove esse evento de abertura dos ninhos de tartarugas em diversos estados, a fim de conscientizar a população sobre a preservação da espécie e do meio ambiente. Um grande número de pessoas se reúne para assistir os filhotes caminharem da areia até o mar sempre que este evento é anunciado. O Projeto Tamar atua em Fernando de Noronha (PE), Praia do Forte (BA), Ubatuba (SP), Florianópolis (SC), entre outras cidades. Para informações sobre datas e locais, acompanhe pela página do Facebook.

5. Piscina natural do Cachadaço


Shutterstock

As formações rochosas localizadas no litoral de Vila de Trindade, no Rio de Janeiro, são as responsáveis por criar essa incrível piscina natural de água salgada, onde os turistas podem nadar e relaxar tranquilamente, sem a presença de uma onda sequer. A água é cristalina e a paisagem é simplesmente sensacional - checklist obrigatório para os apaixonados pelo mar!

6. Navios naufragados de Abrolhos


Shutterstock

Abrolhos, localizada na Bahia, é repleta de praias paradisíacas. Mas os mares dessa região, repletos de corais e bancos de areia, escondem outro segredo: existem quatro navios naufragados no fundo do mar que banha a cidade! Por lá, é possível praticar mergulho e visitar as embarcações, para deixar o passeio mais interessante! A mais famosa delas é a embarcação alemã Santa Catarina, naufragada durante a Primeira Guerra Mundial.

7. Avistagem de baleias no Parque Nacional Marinho


Shutterstock

A cidade de Abrolhos, na Bahia, também abriga o Parque Nacional Marinho, famoso no litoral baiano pela avistagem de baleias. Entre os meses de julho e novembro principalmente, centenas de baleias jubarte visitam as águas calmas e mornas da Bahia, o que resulta em um espetáculo de encher os olhos. Se você quer conhecer esses animais mais de perto, não pode deixar de conhecer este mirante de baleias!

8. Cachoeira do Saco Bravo


Acervo Ecoguias / Divulgacão

A cachoeira do Saco Bravo, localizada em Paraty, Rio de Janeiro, é uma ocasião rara na natureza: é uma das poucas cachoeiras com queda d'água diretamente no mar que permite que as pessoas se banhem. Isso só é possível por causa de suas formações rochosas, que formam uma piscina natural entre a cachoeira e o mar aberto. Além de se refrescar na cachoeira, você ainda curte uma piscina com o melhor efeito de "borda infinita" e uma paisagem sensacional. Para acessar o local, só por meio de trilha de dificuldade intermediária e com duração de cerca de 4 horas, que pode ser feita acompanhada por guias.

9. Mergulho em Fernando de Noronha


Shutterstock

O arquipélago de Fernando de Noronha, localizado no litoral de Recife, é conhecido por suas águas cristalinas - que chegam a ter visibilidade de 50 metros de profundidade. A prática de mergulho é intensa nessa região, perfeito para quem quer desbravar a imensidão azul com seus próprios olhos. É possível nadar com peixes, golfinhos, tartarugas e outras espécies marinhas, fazendo deste passeio uma experiência inesquecível.

10. Golfinhos na Baía Formosa


Shutterstock

A Baía Formosa, localizada no Rio Grande do Norte, ao lado da famosa Praia da Pipa, é conhecida por manter habitantes de uma espécie encantadora: golfinhos. Por tratar-se de uma região de pesca, é muito comum avistar esses animais alimentando-se por ali e dançando por entre os barcos dos pescadores. Para quem quiser vê-los de pertinho é possível realizar um tour monitorado. A paisagem também é linda vista de cima, da Praça Pôr do Sol, de onde é possível observar os golfinhos saltando no mar.

11. Piscinas naturais de Galés


Shutterstock

A cidade de Maragogi, localizada no estado de Alagoas e a 125 km de Maceió, é conhecida por suas belíssimas piscinas naturais de água cristalina. O maior e mais famoso conjunto de piscinas é o de Galés, povoado por corais e diversas espécies de peixes. Esta é uma região altamente indicada para mergulho, principalmente se você quer entrar em contato com esse incrível universo marítimo!

12. Lagoa do Paraíso


Shutterstock

Se você quer um verão incrível, não pode deixar de conhecer a Lagoa do Paraíso, na praia de Jericoacoara, no Ceará. Com água doce e cristalina, a lagoa ainda conta com redes que possibilitam ao visitante se esticar e curtir o dia sob as águas. Apesar de não se tratar de água salgada, todo apaixonado por mar gostaria de conhecer esse paraíso, certo? A charmosa vila de pescadores oferece o máximo de sossego para quem quer relaxar e presenciar algo inesquecível.

10 lugares em SP com águas cristalinas para aproveitar neste verão

Lugares próximos a São Paulo para quem quer se refrescar no calor!

Vilas de pescadores são destinos rústicos e baratos para passar o verão; conheça 6 destinos

Lugares maravilhosos que mostram que as experiências mais simples são as mais incríveis!

6 cachoeiras com água cristalina no Brasil

O paraíso pode estar mais perto do que você imagina! Confira os lugares:

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 12 Jan 2017.