Guia da Semana

No Rio Grande do Sul, é costume de muitos casais procurarem a serra gaúcha para realizar passeios românticos, já que o clima frio da região é aconchegante e propício para um vinho e um fondue.

+ Descubra algumas cidades do Rio Grande do Sul para visitar
+ Veja fotos de neve no sul do Brasil

No entanto, aqueles que preferem ficar por Porto Alegre também têm opções de passeios românticos. A cidade reserva diversos tipos de programas para os apaixonados, que incluem assistir ao Pôr-do-Sol, fazer um piquenique no parque e até mesmo andar de barco.

Ipanema

Ver o sol descer no horizonte é um dos programas mais românticos que existe. Se for em Porto Alegre, na orla de Ipanema, melhor ainda! A capital dos gaúchos é conhecida por seu belíssimo Pôr-do-Sol, emoldurado pelas águas do lago Guaíba. No Calçadão de Ipanema, é possível assistir a este espetáculo da natureza bem juntinho com o seu amor.

Alameda Guaíba, Leia mais

Jardim Botânico

Estar em meio à natureza e conhecer mais sobre ela também pode ser um programa romântico. Se o casal adora namorar sob as árvores, uma opção interessante é o Jardim Botânico, onde se pode fazer trilhas ecológicas, apreciar um viveiro e, ainda, comprar algumas mudas.

Rua Dr. Salvador França, 1427 - 3320.2027 Leia mais

Praça do DMAE

O local é tão romântico que já foi palco de muitas sessões fotográficas de casamento, no estilo "trash the dress". Os casais costumam gostar muito de jardins floridos, com ar europeu. É um belo cenário para um passeio durante à tarde ou em uma manhã de Sol.

Rua Hilário Ribeiro, s/nº Leia mais

Parcão

Em um sábado de Sol, o Parcão é uma ótima alternativa de passeio para os namorados. Por lá, vocês podem curtir o dia nos banquinhos ou nos largos gramados, que também são um palco perfeito para piqueniques. Os locais próximos ao lago, que fica na área central do parque, são os mais disputados. Ainda é possível esticar o passeio no shopping, nos restaurantes, bares ou cafés da região.

Rua Comendador Caminha, s/nº - (51) 3332-1021 Leia mais

Redenção

A Redenção já é um destino clássico dos porto-alegrenses, principalmente aos fins de semana. É um dos lugares mais bacanas para namorar, fazer um piquenique e levar o pet para um passeio. O parque é símbolo da Capital e tem entre suas atrações o Brique da Redenção. Os apaixonados também têm a opção de andar de pedalinho no lago. E, se bater aquela fome, dá para procurar um dos vendedores de algodão-doce, pipoca, churros e picolés, sempre presentes.

Avenida Osvaldo Aranha, s/nº - (51) 3286-4458 Leia mais

Usina do Gasômetro

Além de ter uma vista privilegiada do Pôr-do-Sol, a Usina do Gasômetro abriga um centro cultural com exposições temporárias, peças de teatro e mostras artísticas. De lá também saem os barcos que fazem passeios pelo Guaíba. Em um dia de Sol e temperatura amena, navegar por entre as ilhas do lago pode ser um passeio super romântico.

Avenida Presidente João Goulart, 551 - (51) 3212-5979 Leia mais

Atualizado em 29 Ago 2013.