Guia da Semana

Quem chega a Curitiba como turista tem muito para ver. A capital paranaense não tem mar, mas apresenta um verdadeiro mar verde na sua vasta oferta de parques e bosques municipais. São mais de 30, que aliam preservação ambiental e lazer cultural.

+ Hotéis próximos da Arena da Baixada em Curitiba
+ Conheça o Mercado Municipal de Curitiba
+ Restaurantes próximos à Arena da Baixada em Curitiba

Se o seu roteiro inclui Curitiba durante a Copa do Mundo 2014, confira as dicas do Guia da Semana com os pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer!

1. Jardim Botânico
O Jardim Botânico é um dos pontos turísticos mais famosos de Curitiba. Com sua estufa que vira farol à noite, ele atrai tanto moradores da cidade quanto turistas. Inaugurado em 1991, o loca possui área de 178 mil m², dos quais 40% são ocupados por florestas remanescentes de vegetação regional, os capões. O parque abriga lagos, trilhas e um grande jardim. O Espaço Cultural Frans Krajcberg oferece exposição permanente de obras doadas pelo artista que dá nome à construção, localizada atrás da estufa. Para completar a lista de atrativos, o Museu Botânico Municipal, um dos maiores herbários do Brasil, desenvolve um trabalho científico com o objetivo de incentivar a proteção à natureza.

2. Parque Barigui

Parque Barigui
(Foto: IPPUC)

O Barigui é o parque mais frequentado de Curitiba. Os visitantes podem aproveitar de diferentes formas a infraestutura do parque, que abriga churrasqueiras, quiosques, pistas de bicicross e aeromodelismo, academia, quadras poliesportivas, equipamentos para ginástica ao ar livre, estacionamento, restaurante, parque de diversões, o Museu do Automóvel, o Pavilhão de Exposições e a Sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

3. Setor Histórico
As ruínas da Igreja de São Francisco de Paula, nunca concluída, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória, igrejas antigas, casarões reciclados e transformados em espaços culturais compõem o Setor Histórico da cidade, onde um dos destaques é o Memorial de Curitiba. Aos domingos, tem feira de artesanato, conhecida como Feirinha do Largo da Ordem.

4. Praça Tiradentes

(Foto: Orlando Kissner/SMCS)

Marco zero da cidade, é dominada pela Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz, em estilo gótico, restaurada em seu centenário em 1993.

5. Rua Das Flores
A Rua das Flores, ou XV de Novembro, é a principal rua da cidade. Foi transformada no primeiro calçadão do país, em 1972. O local é um importante eixo comercial da capital, com diversas lojas, bancos e centros comerciais.

6. Rua 24 Horas
Depois de restaurada, a Rua 24 Horas voltou a ostentar a arquitetura que a tornou conhecida mundo afora, com os grandes arcos e o relógio com as 24 horas do dia. No local está um variado mix de comércio e serviços.

7. Teatro Paiol


(Foto: divulgação)

O teatro é um antigo paiol de pólvora construído em 1906 e reciclado para teatro de arena em 1971. Sua inauguração teve batismo do poeta Vinícius de Moraes, que compôs música especialmente para a ocasião. É um símbolo da transformação cultural de Curitiba.

8. Teatro Guaíra
Na Praça Santos Andrade localiza-se o Teatro Guaíra, um dos maiores da América Latina. À sua frente, do outro lado da praça encontra-se a Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil.

9. Paço Da Liberdade
Recentemente restaurado, o Paço da Liberdade foi sede do governo municipal. É o único patrimônio de Curitiba tombado nas três esferas: nacional, estadual e municipal, e atualmente abriga um centro cultural.

10. Passeio Público
O Passeio Público é o primeiro parque público e foi o primeiro zoológico de Curitiba, inaugurado em 1886. Seu portão principal é réplica do antigo portal do cemitério de cães de Paris.

11. Museu Oscar Niemeyer


(Foto: divulgação)

Localizado no Centro Cívico de Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer foi inaugurado em 22 de novembro de 2002. O Museu, conhecido como MON ou Museu do Olho, possui aproximadamente 35 mil m² de área construída e 17 mil m² de área expositiva, considerada a maior da América Latina. Composto por mais de três mil peças, o acervo do museu guarda obras dos paranaenses Alfredo Andersen, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro e Helena Wong, além de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Ianelli, Caribé e Oscar Niemeyer, responsável pela arquitetura do anexo.

12. Bosque Do Papa/Memorial Polonês
O local é um memorial da imigração polonesa, composto por sete casas de tronco e bosque nativo. Foi inaugurado em 1980, logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba. Bosque Alemão Lembra as mais caras tradições dos alemães, os primeiros imigrantes a se estabelecer em Curitiba, no século dezenove, a partir de 1833. Entre os destaques do bosque estão a trilha de João e Maria, dos contos dos irmãos Grimm, a Casa Encantada, o Oratório Bach e a Torre dos Filósofos, com uma bela vista de Curitiba.

13. Universidade Livre Do Meio Ambiente - Unilivre
Inaugurada em 1992, com a presença do oceanógrafo Jacques Cousteau, promove educação ambiental para a população em geral. O local é, por si só, uma lição de ecologia, integrando a arquitetura ao meio ambiente.

14. Parque São Lourenço
O Parque São Lourenço tem um pouco mais de 200 mil m² e ocupa o local onde funcionava uma antiga fábrica de cola. Possui ampla área de recreação, contando com pista para carrinhos de rolimã, play-ground, pista de cooper, ciclovia, churrasqueiras, canchas de futebol e de vôlei. Seu principal equipamento é o Centro de Criatividade, administrado pela Fundação Cultural de Curitiba, que realiza atividades ligadas às artes plásticas. Conta ainda com biblioteca, local para exposições, auditório e sala de projeção.

15. Ópera De Arame/Pedreira Paulo Leminski
Construído em estrutura tubular, o Teatro Ópera de Arame, de 1992, é um espaço mágico que se integra à natureza do local. Ao seu lado, a Pedreira Paulo Leminski é o palco dos grandes acontecimentos culturais e artísticos de Curitiba.

16. Parque Tanguá


(Foto: divulgação)

Às margens do rio Barigui, é área de lazer com grandes espaços verdes, ancoradouro, pista para caminhada e corrida, ciclovia e um túnel aberto na rocha bruta unindo os lagos.

17. Parque Tingui/ Memorial Ucraniano
O Parque Tingui lembra os primeiros ocupantes dos Campos de Curitiba, os índios Tinguis, da nação Guarani. No parque está localizado o Memorial Ucraniano, uma homenagem ao centenário da chegada dos pioneiros da etnia, comemorado em 1995. Uma réplica da Igreja de São Miguel, da Serra do Tigre, em Mallet, interior do Paraná, com telhas de pinho e cúpula de bronze, é um museu.

18. Santa Felicidade
Colônia formada em 1878 por imigrantes italianos das regiões do Vêneto e do Trentino. É o principal eixo gastronômico de Curitiba. No bairro há diversas casas típicas, unidades de interesse de preservação pelo valor histórico, arquitetônico ou sentimental.

19. Torre Panorâmica
Medindo 109,5 m de altura, a Torre Panorâmica, conhecida também como Torre das Mercês, traz uma vista privilegiada da cidade de Curitiba, por um mirante que oferece 360º de visão. A construção foi realizada em 1991 pela Telepar e corresponde a um edifício de 40 andares. Considerada o ponto mais alto de Curitiba, além do passeio panorâmico, o público pode conhecer a exposição no Museu do Telefone, que reúne diversos tipos de aparelhos antigos, e a sala de projeção de vídeo, situada no térreo.

Atualizado em 25 Abr 2014.