Guia da Semana

Cinco jogos da Copa do Mundo vão acontecer em Porto Alegre. Mas obviamente não é só o Estádio Beira-Rio que vai receber os turistas. A cidade inteira se prepara para este evento a fim de mostrar por que Porto Alegre é demais.

+ Confira a página especial da Copa do Mundo 2014 no Guia da Semana
+ Datas dos jogos do Brasil na Copa do Mundo 2014
+ Tabela do Guia da Semana para a Copa do Mundo
+ Shows da Copa do Mundo 2014

+ Hotéis próximos ao Beira-Rio


O Guia da Semana preparou uma lista com os principais pontos a serem visitados na capital gaúcha para quem ninguém perca o que ela tem de melhor. Passeios artísticos, monumentos arquitetônicos, praça e um roteiro diferente é o que nós indicamos.

Então confira aqui o que o turista não pode perder ao vir a Porto Alegre.

Linha Turística de Porto Alegre



A Linha Turística de Porto Alegre é a melhor opção para quem quer conhecer a cidade à primeira vista. Além de passar por uma grande variedade de praças, o roteiro também destaca os locais a serem visitados. Inclusive você pode desembarcar do ônibus e embarcar com o mesmo ticket novamente durante o dia todo. Confira os atrativos da Linha Turismo de Porto Alegre.

Catamarã



O Catamarã é o passeio ideal para quem quer observar as belezas do Lago Guaíba, além de ser uma travessia rápida entre as cidades de Porto Alegre e Guaíba. Nos finais de semana, guias especializados indicam as paisagens e intervenções urbanas mais belas de se ver. São vistas que só quem está sobre lago pode apreciar. Veja mais sobre o passeio de Catamarã em Porto Alegre.

Passeio de Halloween



O Guia da Semana elegeu os lugares mais assustadores de Porto Alegre. Este passeio inclui construções históricas onde supostos fantasmas amedrontam os vivos até hoje. Em destaque está a Igreja Nossa Senhora das Dores. Além do folclore fantasmagórico em que a construção está envolta, uma bela arquitetura eclética com ares barrocos pode ser apreciada. Concertos também acontecem no local. Confira os lugares mal assombrados de Porto Alegre.

Museu Iberê Camargo



O Museu Iberê Camargo abriga o acervo do artista que lha dá nome, além de exposições itinerantes de arte moderna. O museu fica em frente ao lago Guaíba e tem visão privilegiada para o pôr-do-sol da cidade. A fundação existe desde 1995, mas só em 2008 ela recebeu o prédio de arquitetura moderna que hoje pode ser visto por quem atravessa a avenida Padre Cacique. As poucas janelas da obra, emolduram tanto a vista para o lago quanto para a face mais ao norte de Porto Alegre.

Usina do Gasômetro



A antiga usina termoelétrica da cidade abriga hoje um centro cultural que recebe as mais diversas manifestações artísticas. Até hoje, a Usina do Gasômetro conserva sua chaminé de 117 metros de altura que pode ser facilmente vista de outros pontos da cidade. Não raro, os arredores do lugar enchem-se de gente para apreciar o pôr-do-sol da cidade e confraternizar com um típico chimarrão à mão.

Laçador



A Estátua do Laçador representa o gaúcho em sua vestimenta típica. Ele dá as boas-vindas àqueles que chegam à cidade. Tombado como patrimônio histórico em 2001, o monumento é uma homenagem ao 123º aniversário de início da Revolução Farroupilha, tendo sido instalado em 20 de setembro de 1958, na Praça do Bombeador, de onde foi tranferido, em 2007, para o Sítio do Laçador, próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. A obra é um dos principais cartões postais de Porto Alegre.

Memorial do Rio Grande do Sul



O Memorial do Rio Grande do Sul abriga uma das obras arquitetônicas mais interessantes de Porto Alegre. No local o visitante encontra três andares que abrigam diversos espaços de exposições.

Santander Cultural



Ao lado do Memorial do Rio Grande do Sul, o Santander Cultural também está entre as obras arquitetônicas mais interessantes de Porto Alegre. O estilo é neoclássico, construído entre 1927 e 1932. Após a restauração, o prédio manteve as características originais e adaptou sua estrutura para receber obras e eventos artísticos.

Mercado Público de Porto Alegre



O Mercado Público de Porto Alegre é um dos poucos mercados brasileiros a funcionarem como tal até hoje. Além de produtos típicos a serem encontrados em um mercado público, cafés e bares também estão no local. Recentemente, um incêndio prejudicou o segundo andar do mercado. A parte que foi danificada ainda não está totalmente reparada, mas o comércio continua funcionando.

Casa de Cultura Mario Quintana



A Casa de Cultura Mario Quintana tem o nome de um dos escritores mais celebrados do Rio Grande do Sul. O local recebe exposições e apresentações, tanto musicais quanto teatrais. Este é um dos maiores centros culturais do Estado, além de estar em quase todas as listas que caracterizam Porto Alegre.

Parque da Redenção



Este é o local preferido de grande parte dos porto-alegrenses. O Parque Farroupilha, mais conhecido como Redenção, atrai milhares de pessoas principalmente nos finais de semana. Aos sábados pela manhã, a feirinha de alimentos orgânicos é uma das atrações. No domingo, a partir das 9h, o grande palco é o Brique da Redenção, com dezenas de bancas vendendo objetos de arte, antiguidades, artesanato, lanches, discos, livros e muitos outros produtos.

Por Bruno Ibaldo

Atualizado em 25 Abr 2014.