Guia da Semana

A Prefeitura de São Paulo autorizou a criação do Parque Municipal Augusta, que será construído em um terreno entre as ruas Augusta, Caio Prado e Marquês de Paranaguá, na região da Consolação, no Centro da capital paulista. A lei que autoriza o novo parque foi publicada no dia 24 de dezembro no Diário Oficial da cidade.

+ Parque Cândido Portinari é inaugurado hoje em São Paulo
+ Parques para passear com o cachorro em São Paulo
+ Confira o que acontece de graça em São Paulo


O parque já era uma antiga reivindicação de um grupo de moradores da região central da capital paulista. Segundo o decreto, "o referido parque terá como referência atividades relacionadas à prática de atividade física, educação ambiental e preservação da memória paulistana".

Previsão

O texto, contudo, não informa quando o parque será criado, já que o terreno de 25 mil metros quadrados pertence à iniciativa privada e requer desapropriação por parte da Prefeitura.

Reivindicação

As árvores do terreno são tombadas pelo patrimônio histórico, cultural e ambiental e não podem ser derrubadas. Antes da intenção de criar o parque, o proprietário da área declarou, em uma rede social, que pretendia construir dois prédios e preservar 80% do terreno, a parte onde fica o bosque. Os moradores da região entraram, então, com uma ação na Justiça para evitar a obra.

Por Marina Marques

Atualizado em 28 Dez 2013.