Programação Grátis em São Paulo

Veja quais são as atrações gratuitas imperdíveis da cidade!

Última publicação: 25/08/2016

  • São Paulo + Grátis = <3

    São Paulo + Grátis = <3
    Créditos: Reprodução

A cidade de São Paulo é conhecida mundialmente por sua efervescência cultural. São diversos eventos - de peças de teatro a shows, mostras de filmes a passeios - que acontecem diariamente na cidade. E o melhor? A maioria deles, é 100% gratuito. 

Pensando nisso, o Guia da Semana preparou um roteiro cultural para você se divertir sem se preocupar com o bolso. Confira!

EXPOSIÇÕES   

CINEMA LASCADO

Sob curadoria de Eder Chiodetto, a mostra é composta por vídeo instalações, projeções e 22 imagens inéditas, resultantes de suas pesquisas sobre imagem digital, estéticas da obsolescência tecnológica e paisagens urbanas arruinadas. Utilizando-se de softwares, ferramentas e aparatos eletrônicos de várias gerações, a produção de Giselle Beiguelman problematiza a tecnologia no campo estético. Seus vídeos fazem o espectador viajar pelo tempo entre a “paleoweb” e o pós-cinema, e suas imagens entre o Low-tech e o Hi-tech. São viagens por paisagens urbanas que choram, que explodem, que passam rapidamente pelos olhos e se fixam na memória, que discutem, em paralelo, ainda, o consumo desenfreado de tecnologia e a obsolescência programada.

QUANDO: de 16 de julho a 25 de setembro. De terça a domingo, das 09h às 19h
ONDE: Caixa Cultural Sé

REENCONTROS

O reencontro do público, admiradores e amigos com as muitas fases da sua obra faz parte dos objetivos do Instituto e deve ser disseminado em ações diversificadas, como era desejo do pintor, que entendia a democratização do seu trabalho como possibilidade real de levar a arte a outros rincões que não só os tradicionais, principalmente àqueles com menor acesso à ela.

QUANDO: De 29 de junho a 30 de setembro. De segunda a sexta, entre 8h e 18h
ONDE: Instituto Gustavo Rosa

► FIGURA[AÇÃO] DE 2


Luis Maluf Art Gallery recebe a partir do dia 29 de Julho a exposição “Figura[ação] de 2”, dos artistas André Brunharo e Pedro Pezte. Eles dividirão o espaço cada um com sua proposta e poética, dialogando na diversidade e intertextualidade das suas produções.

Enquanto André Brunharo foca em obras minimalistas, com cores puras, perspectivas e pontos de fuga. Pedro Pezte se pauta no excesso, nas texturas, nas sobreposições, nos índices e signos. 

QUANDO: De 29 de julho a 29 de agosto. Terça a Sexta, das 11hs às 20hs. Sábado das 11 às 18h
ONDE: Luís Maluf Art Gallery

O QUE VEM COM A AURORA

Entre os dias 30 de julho e 27 de agosto, a Casa Triângulo recebe a exposição O que Vem com a Aurora, mostra coletiva com curadoria de Bernardo Mosqueira que reúne 27 trabalhos que nos apresentam imagens ou instrumentos comprometidos com a criação de um mundo diferente. Sabendo que vivemos um momento histórico em que a informação sobre as crises e injustiças é facilitada e entendendo que a crítica já introjetada na prática regular da cultura não pode ser um fim-em-si, a exposição reúne trabalhos que partem de proposições, afirmações ou construções para então investigar o momento raro e poderoso em que duas ou mais  pessoas compartilham da imaginação de um mundo diferente.

QUANDO: de 30 julho a 27 de agosto. De segunda a sábado das 10 às 19 horas
ONDE: Casa Triângulo

► MARIO CRAVO NETO + VICENTE SAMPAIO

Nome badalado da fotografia nacional e protagonista de exposições grandiosas dentro e fora do país, Mário Cravo Neto desenvolveu uma linguagem singular através de suas lentes: brasileira e universal ao mesmo tempo, ela vem fundamentada entre o universo religioso africano e a arte contemporânea. Os panos de fundo também são múltiplos e neles podem aparecer as ruas da Bahia – cidade onde nasceu e cresceu em berço artístico – em cidades maiores, como Berlin e Nova York, ou então alcançar altos níveis técnicos dentro de estúdio. 

QUANDO: De 30 de julho até 27 de agosto. De segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábados, das 10h às 17h
ONDE: Galeria Marcelo Guanieri

► CARTAS AO PREFEITO: SÃO PAULO


Entre os dias 2 e 27 de agosto, propositalmente no período eleitoral, o Edifício Copan recebe a mostra "Cartas ao Prefeito: São Paulo". A exposição, que une arquitetura, arte e política, faz parte de um projeto mundial concebido pela Storefront for Art and Architecture e intitulado Letters to the Mayor. É um evento itinerante que já aconteceu em cidades como Nova Iorque (E.U.A.), Atenas (Grécia), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Cidade do Panamá (Panamá), Cidade do México (México), Taipei (Taiwan), e outras.

Em cada uma destas cidades foi exposto um conjunto de cartas que cinquenta arquitetos locais escreveram para o seu Prefeito, expressando suas ideias, opiniões e expectativas para a cidade. As cartas serão exibidas no Pivô Arte e Pesquisa, com um intenso programa de debates e palestras que acontecerão durante todo o mês de Agosto. Posteriormente todas as cartas expostas serão enviadas para o gabinete do Prefeito.

Ao trazer um conjunto de vozes e ideias relevantes para a consciência pública e também para as agendas e mesas dos candidatos, a exposição pretende intensificar a discussão sobre a cidade em um período em que decisões cruciais sobre o seu futuro e desenvolvimento devem ser tomadas, em meio a um complexo momento político e econômico no país.

QUANDO: De 2 a 27 de agosto. De terça a sexta, das 13h às 20h; Sábados das 13h às 19h
ONDE: Edifício Copan - Galeria Pivô

CINERAMAS 

Sob curadoria de Ricardo Resende, a mostra é composta por 14 pinturas que registram a obsessiva observação do movimento das águas e as mudanças de luz e tonalidades do mar e do céu. Em busca do silêncio da memória, as pinturas inéditas apresentadas nessa exposição retratam o intervalo de tempo entre uma onda que se quebra e outra que se forma. São imagens seriadas fixadas na mente do artista como fotografias de memória, registradas pacientemente em manhãs e tardes de 2015, na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Quando observadas quadro a quadro, as pinturas à óleo soam como uma longa projeção de cinema, convidando o espectador a uma narrativa sobre o silêncio da memória, o barulho das ondas e o movimento das águas azuis de Ipanema.

QUANDO: De 1 a 27 de agosto. De terça a sexta, das 11hs às 19hs. Sábado, das 11hs às 15hs.
ONDE: DConcept Escritório de Arte

► LOS CARPINTEROS - OBETO VITAL 

Exposição composta por mais de 70 obras de um dos coletivos de arte mais aclamados da atualidade. Por meio da utilização criativa da arquitetura, da escultura e do design, os artistas questionam a utilidade e exploram o choque entre função e objeto com uma forte crítica e apelo social de cunho sagaz e bem-humorado.  O público poderá acompanhar todas as fases do coletivo, desde a década de 1990 até obras inéditas, feitas especialmente para a exposição. A curadoria é de Rodolfo de Athayde.

QUANDO: Até dia 12 de outubro. De quarta a segunda, das 9hs às 21hs
ONDE: Centro Cultural Banco do Brasil

INTROSPECÇÃO

Entre os dias 19 de agosto e 24 de setembro, a Casa do Olhar Luiz Sacilotto recebe a mostra Introspecção, do único escultor hiper-realista do Brasil, Giovani Caramello, que instiga o público com temas recorrentes em seu íntimo por meio de suas obras. Dentro deste contexto, quase dois anos depois de sua primeira mostra em Santo André, no museu da cidade, o artista de apenas 26 anos retorna à sua terra natal, agora na Casa do Olhar, para apresentar três instalações feitas com esculturas inéditas.

Dessa vez, na exposição, é possível conhecer características profundas da personalidade do artista, tais como timidez, ansiedade e solidão, que segundo Caramello são sentimentos universais e que costumam gerar proximidade com seus admiradores.  “Tento transmitir, de uma forma visual, sensações que já superei em minha vida, mas que outras pessoas podem estar passando ou refletindo sobre este mesmo tema. Para isso, optei por experimentar e inovar dentro da minha técnica e fazer uma obra autobiográfica”, comenta.

QUANDO: De 19 de agosto a 24 de setembro. De terça a sexta, das 10h às 17h; aos sábados, das 10h às 15h
ONDE: Casa do Olhar

IGUAIS

Promovida pela agência Dentsu Brasil e a Canon, a mostra gratuita entra em cartaz nesta quarta-feira, 24 de agosto, na galeria Sérgio Caribé. Nela, um judeu e uma muçulmana. Uma mulher negra e outra albina. Uma drag queen e um pacato chefe de família. Esses são apenas alguns dos personagens retratados na exposição, que reúne 20 obras fotográficas mostrando os mais diferentes tipos de humanos. 

Um detalhe especial é que as fotos foram tiradas pelas próprias participantes, retratando uns aos outros numa divertida sessão que promoveu a convivência entre pessoas de aparências completamente diferentes. Não há uma única foto tirada por um fotógrafo profissional.

Por meio de uma escolha prévia de 20 pessoas com perfis totalmente distintos, formaram-se os pares. O encontro deu-se em um estúdio fotográfico, onde todos participaram de uma sessão em que cada um tirava fotos do outro utilizando apenas uma câmera.

QUANDO: De 24 de agosto a 6 de setembro 
ONDE: Galeria Sérgio Caribé

 

EVENTO CULTURAL

► JORNADA DO PATRIMÔNIO

Nos dias 27 e 28 de agosto, a cidade de São Paulo participa de um evento extremamente especial. Trata-se da Jornada do Patrimônio, iniciativa que surgiu em 2015, inspirada nas Journées Européennes du Patrimoine, na França, e no Open House, em Nova York (openhousenewyork), nos Estados Unidos.

Para quem ainda não conhece, o evento tem o intuito de divulgar e influenciar o interesse das pessoas pela cultura e também a valorizar os patrimônios da cidade, promovendo atividades de visitação a prédios históricos e museus, além de roteiros de memória, apresentações artísticas e uma série de palestras e oficinas.

Para saber mais sobre o evento, clique aqui

QUANDO: Dias 27 e 28 de agosto. Sábado e domingo, de acordo com a programação do evento. 
ONDE: Em diversos pontos da cidade.

 

GASTRONOMIA 

39 EDIÇÃO DA FEIRA DE ARTE DA VILA MADALENA 

No dia 28 de agosto acontece a 39ª edição da tradicional Feira de Artes da Vila Madalena. O evento, que acontece anualmente no boêmio bairro na zona oeste da capital, tem como principal objetivo ocupar o espaço público com diferentes atrações e artistas, difundir iniciativas culturais e promover oportunidades aos pequenos produtores. Para este ano, a organização preparou atrações exclusivas para todos os gostos e idades. Ocupando seis quarteirões entre as ruas Fradique Coutinho, Wisard, Fidalga, Purpurina e Aspicuelta, o evento funcionará das 9h às 19h.

QUANDO: Dia 28 de agosto. Domingo, das 9hs às 19hs
ONDE: Ruas Fradique Coutinho, Wisard, Fidalga, Purpurina e Aspicuelta

 

SUSTENTABILIDADE

► VIRADA SUSTENTÁVEL 


Entre os dias 25 e 28 de agosto, acontece a sexta edição da Virada Sustentável, um evento cultural que reúne atrações que têm a sustentabilidade e seus diferentes temas (mudanças climáticas, biodiversidade, água, reciclagem, diversidade, direitos humanos, mobilidade urbana etc) como conteúdo principal.

Funciona também como um laboratório de práticas sustentáveis nas cidades por onde passa, estimulando governos e empresas locais a adotarem soluções sustentáveis em temas como mobilidade urbana (caminhada, bicicleta e uso do transporte público), inclusão de pessoas com deficiência (acessibilidade, necessidades especiais) e empoderamento do espaço público (parques e praças).

Para verificar a programação completa, clique aqui.

QUANDO: De 25 a 28 de agosto. De quinta, a domingo, de acordo com a programação do evento.
ONDE: Em diversos pontos da cidade  

 

CINEMA

CINEMA AO AR LIVRE

Em setembro, o Parque do Ibirapuera recebe a sexta edição do festival de cinema ao ar livre Rocky Spirit. O evento acontece nas noites dos dias 3 e 4 e exibe 30 documentários curtos e médios produzidos em diversos países com temas ligados a esportes de aventura e meio ambiente.

Os filmes serão projetados numa tela de 150 m2 e serão antecedidos por shows das bandas Funk Como Le Gusta e Jazz na Kombi. Os atletas Ian Padilha (escalada), Rodolfo Guedes (guia de montanha), Edemilson Padilha (escalada) e Fernando Nazário (trail running) e o diretor e fotógrafo Gabriel Tarso estarão presentes para conversarem com o público.

QUANDO: 3 e 4 de setembro. Sábado e domingo, a partir das 17hs. 
ONDE: Parque Ibirapuera

FESTIVAL DE CURTA-METRAGENS

Mais de 350 curtas-metragens nacionais e internacionais integram a 27ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, que acontece entre os dias 24 de agosto e 4 de setembro no MIS, CineSesc, Cinemateca Brasileira, Espaço Itaú  Augusta, UNIBES e Circuito SP Cinema. O evento é organizado pela Associação Cultural Kinoforum e tem como tema, em 2016, “O Estado do Mundo”.

Reunindo diferentes formatos e pontos de vista, a mostra procura retratar o momento atual em que se vive, tanto socialmente quanto politicamente, em todo o mundo. O festival é totalmente gratuito e traz, entre os destaques, o curta brasileiro “A Moça que Dançou com o Diabo”, de João Paulo Miranda Maria, recentemente premiado em Cannes. O cartaz desta edição é assinado por Flora Leite e a lista completa de filmes pode ser encontrada no site oficial do evento.

QUANDO: de 24 de agosto a 4 de setembro. 
ONDE: Conforme a programação

Redação Guia da Semana redator(a)

Comentários

Destaques do guia