Programação Grátis em São Paulo

Veja quais são as atrações gratuitas imperdíveis da cidade!

Última publicação: 28/07/2016

  • São Paulo + Grátis = <3

    São Paulo + Grátis = <3
    Créditos: Reprodução

A cidade de São Paulo é conhecida mundialmente por sua efervescência cultural. São diversos eventos - de peças de teatro a shows, mostras de filmes a passeios - que acontecem diariamente na cidade. E o melhor? A maioria deles, é 100% gratuito. 

Pensando nisso, o Guia da Semana preparou um roteiro cultural para você se divertir sem se preocupar com o bolso. Confira!

EXPOSIÇÕES   

CINEMA LASCADO

Sob curadoria de Eder Chiodetto, a mostra é composta por vídeo instalações, projeções e 22 imagens inéditas, resultantes de suas pesquisas sobre imagem digital, estéticas da obsolescência tecnológica e paisagens urbanas arruinadas. Utilizando-se de softwares, ferramentas e aparatos eletrônicos de várias gerações, a produção de Giselle Beiguelman problematiza a tecnologia no campo estético. Seus vídeos fazem o espectador viajar pelo tempo entre a “paleoweb” e o pós-cinema, e suas imagens entre o Low-tech e o Hi-tech. São viagens por paisagens urbanas que choram, que explodem, que passam rapidamente pelos olhos e se fixam na memória, que discutem, em paralelo, ainda, o consumo desenfreado de tecnologia e a obsolescência programada.

QUANDO: de 16 de julho a 25 de setembro
ONDE: Caixa Cultural Sé

REENCONTROS

O reencontro do público, admiradores e amigos com as muitas fases da sua obra faz parte dos objetivos do Instituto e deve ser disseminado em ações diversificadas, como era desejo do pintor, que entendia a democratização do seu trabalho como possibilidade real de levar a arte a outros rincões que não só os tradicionais, principalmente àqueles com menor acesso à ela.

QUANDO: De 29 de junho a 30 de setembro
ONDE: Instituto Gustavo Rosa

O PEQUENO PRÍNCIPE 

Os fãs da obra "O Pequeno Príncipe" podem comemorar. O motivo é que até o dia 31 de julho, o Mosteiro São Bento, no centro de SP, recebe a exposição "Pequeno Príncipe Descobre O Mosteiro".

A mostra exibe diversas edições do livro em diferentes línguas, além de contação de histórias, oficinas e palestras. O local também recebe um acervo de 115 mil obras do escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry. 

QUANDO: Até dia 31 de julho
ONDE: Mosteiro São Bento

► FIGURA[AÇÃO] DE 2

Luis Maluf Art Gallery recebe a partir do dia 29 de Julho a exposição “Figura[ação] de 2”, dos artistas André Brunharo e Pedro Pezte. Eles dividirão o espaço cada um com sua proposta e poética, dialogando na diversidade e intertextualidade das suas produções.

Enquanto André Brunharo foca em obras minimalistas, com cores puras, perspectivas e pontos de fuga. Pedro Pezte se pauta no excesso, nas texturas, nas sobreposições, nos índices e signos. 

QUANDO: De 29 de julho a 29 de agosto
ONDE: Luís Maluf Art Gallery

O QUE VEM COM A AURORA

Entre os dias 30 de julho e 27 de agosto, a Casa Triângulo recebe a exposição O que Vem com a Aurora, mostra coletiva com curadoria de Bernardo Mosqueira que reúne 27 trabalhos que nos apresentam imagens ou instrumentos comprometidos com a criação de um mundo diferente. Sabendo que vivemos um momento histórico em que a informação sobre as crises e injustiças é facilitada e entendendo que a crítica já introjetada na prática regular da cultura não pode ser um fim-em-si, a exposição reúne trabalhos que partem de proposições, afirmações ou construções para então investigar o momento raro e poderoso em que duas ou mais  pessoas compartilham da imaginação de um mundo diferente.

QUANDO: de 30 julho a 27 de agosto
ONDE: Casa Triângulo

EU AMO SÃO PAULO

Entre os dias 28 de julho e 17 de agosto o Shopping Center 3 recebe a exposição fotográfica Eu Amo São Paulo - resultado do concurso de mesmo nome lançado pelo Shopping, que desafiou fotógrafos profissionais e amadores a registrar o seu olhar sobre a metrópole.

Um total de 154 participantes enviaram 507 imagens e dentre estas estão selecionadas as fotografias que compõem a exposição, avaliadas segundo critérios como adequação ao tema proposto, plasticidade e qualidade técnica.

QUANDO: De 28 de julho a 17 de agosto 
ONDE: Shopping Center 3

► MARIO CRAVO NETO + VICENTE SAMPAIO

 

Nome badalado da fotografia nacional e protagonista de exposições grandiosas dentro e fora do país, Mário Cravo Neto desenvolveu uma linguagem singular através de suas lentes: brasileira e universal ao mesmo tempo, ela vem fundamentada entre o universo religioso africano e a arte contemporânea. Os panos de fundo também são múltiplos e neles podem aparecer as ruas da Bahia – cidade onde nasceu e cresceu em berço artístico – em cidades maiores, como Berlin e Nova York, ou então alcançar altos níveis técnicos dentro de estúdio. 

QUANDO: De 30 de julho até 27 de agosto
ONDE: Galeria Marcelo Guanieri

 

TEATRO

PROGRAMA VIVER COM SAÚDE

Nas férias de julho, em São Paulo, crianças terão a oportunidade de aprender sobre alimentação saudável através do teatro do Programa Viver com Saúde. Desenvolvido pela Fundación MAPFRE, em parceria com o grupo Ciência Divertida, o espetáculo será encenado no Zoológico de São Paulo.Com entrada gratuita, os espetáculos  incentivam os pequenos a adotarem uma alimentação saudável de forma leve e divertida.

Com atividades lúdicas e interativas, os espetáculos divertem os pequenos enquanto explica a importância de se ter uma boa alimentação. Entre as atividades, as crianças preparam um café da manhã saboroso e saudável, aprendem quais são os nutrientes indispensáveis para o funcionamento do corpo humano, conhecem os diferentes grupos alimentares e em que quantidade devem ser ingeridos. A peça também aborda a importância dos exercícios físicos.

QUANDO: de 2 de julho a 7 de agosto
ONDE: Zoológico de São Paulo

OCEANO

Depois de sete anos viajando pelo Brasil apresentando espetáculos educacionais, o grupo XPTO, volta a São Paulo o espetáculo infantil Oceano. Com manipulação de bonecos e objetos de grandes dimensões, o grupo dá vida a seres marinhos: algas, corais, tubarão-martelo, atum e peixe-espada até os sobreviventes mais exóticos e luminosos das águas profundas.

QUANDO: De 4 de junho a 31 de julho
ONDE: SESC Interlagos

 

SHOWS

SÃO JOÃO SAIDERON

Tata Barreto/Riotur

No próximo sábado, 30 de julho, o Memorial da América Latina recebe a festa São João SaiderON, com os tradicionais e famosos blocos de carnaval Bangalafumenga e Fogo & Paixão. A festa é gratuita e tem início ao meio-dia, levando ao público mais de oito horas de programação musical, com músicas típicas da época de São João.

QUANDO: Dia 31 de julho
ONDE: Memorial da América Latina
 

► ALINE MUNIZ

No show, a artista interpreta as músicas de seu álbum “A Outra”. O disco tem 11 canções, duas delas – “Só Sua” e “Love Is Pure” – de autoria da própria Aline. Os parceiros deste trabalhão são Marco de Vita, Max de Castro, Gabriel Moura e Zé Ricardo, entre outros.

QUANDO: Dia 31 de julho
ONDE: Shopping Eldorado

LAÉRCIO DE FREITAS

Ao lado da cantora Adriana Moreira, o músico faz uma homenagem a duas damas do samba nacional – Elza Soares e Elizeth Cardoso –, duas mulheres que souberam aliar na sua arte, de forma magistral, força e doçura.

No espetáculo Elza e Elizeth, acompanhada pelo piano do mestre Laércio e contrabaixo, Adriana cantará um repertório de músicas que marcaram a trajetória artística dessas duas grandes referências da canção brasileira. Laercio foi responsável por alguns arranjos antológicos da carreira de Elza e o repertório  montado especialmente para o projeto Samba na Varanda

QUANDO: Dia 30 de julho
ONDE: Biblioteca Mário de Andrade

 

FÉRIAS

► PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS NOS SHOPPINGS

Desde piscina de bolinhas a parque de diversão para pets, confira uma programação infantil completa de férias nos shoppings da cidade. Para saber detalhes, clique aqui. 

QUANDO: De acordo com a programação
ONDE:
Em diversos shoppings de São Paulo

 

CINEMA

SESSÃO AO AR LIVRE CAÇA FANTASMAS

No dia 30 de julho, a Guaraná Antarctica promove, a partir das 18h no parque Burle Marx, a primeira edição do Guaraná Antarctica Open Air, uma iniciativa que integra a campanha “Pensadores pensam. Você, Boralá” e tem o objetivo de levar as pessoas a aproveitarem a vida ao ar livre (mesmo no frio).

A entrada será totalmente gratuita e um telão será montado no gramado central do parque. Para as primeiras 300 pessoas que chegarem, serão distribuídos kits com cangas, pipoca e Guaraná Antarctica.

QUANDO: Dia 30 de julho
ONDE: Parque Burle Marx

Redação Guia da Semana redator(a)

Comentários

Destaques do guia