Programação Grátis em São Paulo

Veja quais são as atrações gratuitas imperdíveis da cidade!

Última publicação: 30/05/2016

  • São Paulo + Grátis = <3

    São Paulo + Grátis = <3
    Créditos: Reprodução

A cidade de São Paulo é conhecida mundialmente por sua efervescência cultural. São diversos eventos - de peças de teatro a shows, mostras de filmes a passeios - que acontecem diariamente na cidade. E o melhor? A maioria deles, é 100% gratuito. 

Pensando nisso, o Guia da Semana preparou um roteiro cultural para você se divertir sem se preocupar com o bolso. Confira!

EXPOSIÇÕES   

► EXPOSIÇÃO DO CHAVES

O Memorial da América Latina recebe a exposição "Turma do Chaves" até 19 de junho. A mostra traz o cenário oficial do seriado mexicano, mas para ter acesso a ele, é preciso pagar (R$ 10 com meia entrada). A parte gratuita da exposição é apreciar as mais de 60 caricaturas, feitas por diversos artistas, com os personagens criados por Roberto Bolaños. 

QUANDO: 20 de fevereiro a 19 de junho
ONDE: Memorial da América Latina

A HORA DO CHÁ

Nas 53 obras expostas, desde quadros e esculturas, é possível resgatar a memória afetiva que o ritual do chá traz e a ligação entre as plantas e ervas de cura. A natureza e o tempo, refletido em objetos antigos e suas memórias. Esta é a segunda exposição que Vermelho e Violeta apresentam juntos. Além de formarem um casal, a parceria se deu pelas afinidades artísticas e por compartilharem o mesmo universo poético. 

QUANDO: De 21 de maio a 21 de junho
ONDE: Luis Maluf Art Gallery

► EXPOSIÇÃO DE JOÃO TURIN

A exposição reúne obras do escultor, criador e principal representante do Paranismo, movimento estético que surgiu em Curitiba na década de 1920, centrado na valorização do indígena, da fauna e flora regionais. Cerca de 100 peças estão expostas na Pinacoteca, entre elas a escultura de Tiradentes, esculpida na Europa.  O público também poderá ver de perto as obras animalistas de Turin, tais como “Luar do Sertão”, que representa uma onça esculpida em dimensões quase reais. 

Quando: De 25 de abril a 6 de junho, gratuita aos sábados
Endereço: Pinacoteca

 EXPOSIÇÃO PÓS-IMPRESSIONISTA COM OBRAS DE VAN GOGH

Dividida em quatro módulos, a instalação reúne 75 obras de 32 artistas e dá ao público a oportunidade de conhecer e vivenciar ícones de um momento único e extremamente relevante da história da arte: o período pós-impressionista. Entre os destaques, estão pinturas do mestre Vincent Van Gogh, Gauguin, Toulouse, Cesane e Matisse.

QUANDO: de 4 de maio a 7 de julho
ONDE: Centro Cultural Banco do Brasil 

X-MEN FILMES EXPO - DOS FILMES PARA O MUSEU 

Para acompanhar a estreia do novo filme, a Fox Film do Brasil leva ao MIS uma coleção de objetos de cena usados nos longas anteriores, na exposição chamada “X-Men Filmes EXPO – Dos Filmes Para O Museu”.

A exibição terá 41 peças e cinco figurinos, incluindo as garras do Wolverine, o visor original de Ciclope, o capacete do professor Xavier, o uniforme de Tempestade usado por Halle Berry em “X-Men”(2000) e as roupas usadas por James McAvoy como Professor Xavier em “X-Men: Primeira Classe” (2011) e por Michael Fassbender como Magneto em “X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido” (2014).

QUANDO: de 17 de maio a 3 de julho
ONDE: Museu da Imagem e do Som

 

TEATRO

O PROCESSO


Joseph K. na manhã do seu 30º aniversário é despertado e, em vez do café da manhã, recebe uma ordem de prisão sem qualquer explicação lógica. Começa aí uma espécie de pesadelo burocrático que o levará à ruina psicológica, moral e física.

QUANDO: de 26 de maio a 26 de junho
ONDE: Kasulo Espaço de Arte e Cultura

► PROGRAMAÇÃO IBIRAPUERA

Magia, circo, equilibrismo e muitas risadas! Junho com certeza será um mês encantador para as crianças no Shopping Ibirapuera. Durante todos os sábados e domingos do mês junino (04, 05, 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de junho), os pequenos poderão se divertir muito com a programação gratuita do “Teatrando”. No total serão oito espetáculos, com faixa etária livre, sempre às 15h, no piso Jurupis.

QUANDO: dias 04, 05, 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de junho
ONDE: Shopping Ibirapuera

Redação Guia da Semana redator(a)

Comentários

Destaques do guia