Programação Grátis em SP

Peças, shows, mostras... Veja o que rola de graça nos próximos dias

Última publicação: 27/11/2014

  • Tá contando moeda para sair? Veja o que fazer de graça em São Paulo

    Tá contando moeda para sair? Veja o que fazer de graça em São Paulo
    Créditos:

  • Salvador Dalí no Tomie Ohtake

    Salvador Dalí no Tomie Ohtake
    Créditos: Divulgação

  • Mostra traz produções cinematográficas do Oriente Médio

    Mostra traz produções cinematográficas do Oriente Médio
    Créditos: Divulgação

São Paulo é conhecida mundialmente por sua efervescência cultural. São diversos eventos, de peças de teatro a shows, mostras de filmes a passeios, que acontecem todos os dias de graça na cidade.

Pensando nisso, o Guia da Semana preparou um roteiro cultural para você não ter que se preocupar com dinheiro. Confira:

 Decoração de Natal 2014 nos Shoppings de São Paulo
Vários shoppings ao redor da cidade já estão preparados para receber uma das épocas mais esperadas do ano. Papais Noéis, trenós, milhares de luzes e muitas outras atrações enfeitam os estabelecimentos e merecem ser visitados.

Exposições

► Salvador Dalí
A maior retrospectiva de obras do mestre do surrealismo chega à São Paulo para um exposição inesquecível. Quase todas as obras são inéditas no Brasil e passam por pintura a até cinema.
Quando: de 19 de outubro de 2014 a 11 de janeiro de 2015
Onde: Instituto Tomie Ohtake

► A Natureza da Invenção  - Leonardo da Vinci em SP
Mais de 40 peças e 10 instalações interativas prometem te levar para uma viagem pela cabeça de um dos maiores gênios da história da humanidade: Leonardo da Vinci. A divisão por núcleos temáticos prometem deixar tudo mais interessante.
Quando: De 11 de Novembro de 2014 a 10 de Maio de 2015
Onde: Sesi

► História do modernismo na Pinacoteca de São Paulo
Grandes nomes do modernismo terão suas obras expostas de acordo com 3 momentos cronológicos que modificaram o estilo ao longo do tempo. Alfredo Volpi, Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral são alguns exemplos de artistas homenageados.
Quando: de 19 de outubro de 2014 a 27 de dezembro de 2015
Onde: Pinacoteca de São Paulo

O Haver – Pinturas e Músicas para Vinícius
As telas e vídeos inspirados em um dos maiores compositores brasileiros tem a curadoria de Elifas Andreato e a participação de artistas como Toquinho e Chico Buarque. A mostra é uma agradecimento de Elifas a Vinícius.
Quando: até 11 de janeiro de 2015
Onde: Caixa Cultural São Paulo

Exposição do Fotógrafo Cristiano Mascaro
Em torno de 40 imagens em preto e branco dos bairros Bom Retiro e Luz serão expostas pelo fotógrafo Cristiano Mascaro. Ele tem documentado a cidade de São Paulo nas últimas duas décadas e busca captar o cotidiano dos locais.
Quando: 29 de novembro de 2014 a 22 de fevereiro de 2015
Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo

► Bienal de São Paulo
A mostra reúne obras de artistas periféricos nacionais e internacionais com o objetivo de promover a reflexão sobre o contemporâneo. O evento reúne mais de cem artistas e 250 obras.
Quando: de 6 de setembro a 7 de dezembro 
Onde: Pavilhão da Bienal 

Música

► Festival Vangard de Gastronomia e Música
O festival contará com show, DJ e uma área com  food trucks. No dia 15 de novembro, a atração principal é a cantora Karina Buhr (foto abaixo) que cantará músicas do repertório do disco Secos e Molhados, da banda homônima. Em ambos os dias, a partir das 13h, haverá um set do DJ Thiagão, que comanda a festa Sexta Básica.
Quando: 15 e 29 de novembro
Onde: Vila Leopoldina

When Saints Go Machine
Diretamente da Escandinávia a banda traz influências de dance music, pós punk e um pouco de eletrônica. O quarteto já está em atividade a 7 anos.
Quando: 27 de novembro
Onde: Centro Cultural São Paulo

Demônios da Garoa
O grupo Demônios da Garoa dispensa apresentações. Além dos clássicos que fizeram sucesso ao longo da carreira, músicas do novo álbum Um Samba Diferente também serão apresentadas.
Quando: 26 de novembro
Onde: SESC Campo Limpo

Cinema

► Festival de Cinema Italiano 2014
Até o dia 23, a mostra homenageia o diretor, ator e roteirista Pietro Germi com uma retrospectiva de seis filmes no Auditório MIS e, de 27 de novembro a 3 de dezembro, segue para o Caixa Belas Artes com outros 16 longas italianos contemporâneos. A abertura acontece no Auditório Ibirapuera no dia 24 de novembro.
Quando: 18 de novembro a 3 de dezembro de 2014
Onde: Auditório MIS

Mostra FilmCup Brasil & Itália
Os amantes de filmes italianos vão ter a chance de ver dez películas do gênero, incluindo  “Um Pombo Pousou Num Galho Refletindo Sobre a Existência”, vencedor do Leão de Ouro. A Film Cup já homenageou outros países em suas mostras, como França e Alemanha.
Quando: De 25 a 30 de novembro
Onde: Cinemateca Brasileira

Mostra de Cinema do Oriente Médio
“O Agressor de Túnis” e “Odisseia Iraquiana” fazem parte da mostra que homenageia as produções cinematográficas do Oriente Médio. Assuntos como a queda de Sadam Russein são tratados nos filmes.
Quando: De 26 de novembro a 3 de dezembro de 2014
Onde: Ver lista

Cineclube Phenomena
Quem já se cansou dos filmes mainstream com certeza vai adorar a proposta do Cineclube Filomena. Gêneros como ficção científica e terror serão representados por filmes raros e inéditos, além dos clássicos, claro.
Quando: 28 de novembro de 2014
Onde: Museu da Imagem e do Som - MIS

► Slowmovie 
O projeto que exibe filmes escolhidos pelo público a céu aberto apresenta o simpático Pequena Miss Sunshine. Apresentações musicais e food bikes também estão confirmados.
Quando: 29 de novembro de 2014
Onde: Parque Burle Marx

Ezio Jemma redator(a)

Comentários

Destaques do guia