Programação Grátis em SP

Peças, shows, mostras... Veja o que rola de graça nos próximos dias

Última publicação: 13/09/2014

  • Tá contando moeda para sair? Veja o que fazer de graça em São Paulo

    Tá contando moeda para sair? Veja o que fazer de graça em São Paulo
    Créditos:

  • Dinossauros em tamanho real

    Dinossauros em tamanho real
    Créditos: Divulgação

  • Linha d' água traz imagens das viagens de Amyr Klink

    Linha d' água traz imagens das viagens de Amyr Klink
    Créditos: Divulgação

São Paulo é conhecida mundialmente por sua efervescência cultural. São diversos eventos, de peças de teatro a shows, mostras de filmes a passeios, que acontecem todos os dias de graça na cidade.

Pensando nisso, o Guia da Semana preparou um roteiro cultural para você não ter que se preocupar com dinheiro. Confira:

Revelando São Paulo
O festival traz manifestações culturais,artesanato e culinária de caipiras e caiçaras de mais de 200 municípios de São Paulo. O objetivo é mostrar aos moradores da capital como é a rotina, costumes e tradições de quem mora do interior.
Quando: de 12 a 23 de setembro
Onde: Parque do Trote - Vila Guilherme 

► Curso de cerveja artesanal
Tchê Café oferece um curso gratuito de cerveja artesanal todas as terças feiras. A etapa da brassagem é mostrada de forma prática, mas a sommelier Flávia Lacour tira as dúvidas de quem quiser saber sobre o processo completo. Não são necessárias inscrições.
Quando: todas as terças feiras
Onde: Tchê Café

 

► Mês da Cultura Independente
Diversas manifestações artísticas espalhadas por vários pontos da cidade com o propósito de promover as novas experiências culturais, criatividade e a inovação. De festas itinerantes no centro de SP a saraus, shows e cinema, não perca essa.
Quando: durante o mês de setembro
Onde: de acordo com a programação do evento

Exposições

30 anos da Travessia do Atlântico por Amyr Klink
Intitulada de Linha D’ Água, a mostra traz imagens das viagens feitas por Amyr ao redor do mundo. Além disso, o barco utilizado na travessia também está exposto ao público.
Quando: 8 de setembro a 2 de outubro
Onde: Conjunto Nacional

 O Mundo dos dinossauros
Quem tem curiosidade de saber mais sobre a vida dos dinossauros não pode deixar de ir à exposição. Ela traz réplicas de animais em tamanho real e que ainda se movimentam e produzem sons. Fósseis e curiosidades também estão disponíveis.
Quando: 14 de agosto a 14 de setembro de 2014
Onde: Shopping Anália Franco

► Bienal de São Paulo
A mostra reúne obras de artistas periféricos nacionais e internacionais com o objetivo de promover a reflexão sobre o contemporâneo. O evento reúne mais de cem artistas e 250 obras.
Quando: de 6 de setembro a 7 de dezembro 
Onde: Pavilhão da Bienal 

 Senna na Cabeça e no Coração
Em comemoração aos 20 anos do legado de Ayrton Senna, celebridades customizaram 30 capacetes, cada uma ao seu estilo. Além disso, um capacete original usado pelo ídolo também estará exposto.
Quando: de 27 de agosto a 21 de setembro de 2014
Onde: Shopping Vila Olímpia

 Histórias Mestiças
Artistas como Tarsila do Amaral, Portinari, Adriana Varejão e Di Cavalcanti terão suas obras expostas como forma de realçar a importância da miscigenação na arte brasileira.
Quando: de 16 de agosto a 5 de outubro de 2014
Onde: Instituto Tomie Ohtake

Barbie Terras Distantes
As bonecas Barbie são um sucesso em todo o mundo. Nessa mostra, os visitante poderão vê-las vestidas com roupas típicas de 50 países distribuídos por 5 continentes. Uma brinquedoteca também estará disponível no local.
Quando: de 21 de agosto a 14 de setembro de 2014
Onde: Shopping Penha

► Pablo Atchugarry
Desde a década de 70,Pablo Atchugarry, um dos artistas plásticos mais respeitados do mundo , faz esculturas em mármore que já conquistaram fãs em vários países. 
Quando: de 25 de julho a 21 de setembro
Onde: MuBE - Museu Brasileiro da Escultura

Pérolas
Mais de 200 peças feitas de pérolas estarão expostas mostrando sua diversidade de cores e formas. Peças criadas por designers famosos como o broche desenhado por Dalí e a coroa de Lady Di estão entre as principais atrações.
Quando: 20 de julho a 28 de setembro
OndeMuseu de Arte Brasileira da FAAP

► Diversidade Futebol Clube
Todos os anos, um grupo de drag queens jogam uma partida de futebol em comemoração ao aniversário da balada Blue Space. O fotografo Roberto Setton registrou essas partidas e colocou em exposição.
Quando: Até 12 de outubro
Onde: 
Museu da Diversidade

►  O triunfo do detalhe (e depois, nada) 
São 60 obras que destacam o trabalho de Monet, Van Gogh, Cézanne, Velázquez, Tiziano, Frans Hals, Picasso, Regina Silveira e Leon Ferrari. 
Quando:
 A partir de 1º de novembro de 2013 (sem previsão de encerramento). Grátis às terças.
OndeMuseu de Arte de São Paulo - MASP 

Cinemas

Cinetério
O Cemitério da Consolação vai virar um verdadeiro cinema a céu aberto na madrugada de sábado (13) para domingo (14). Três filmes de terror brasileiro serão transmitidos e prometem agradar aos que gostam de passar medo.
Quando: 13 e 14 de setembro
Onde: Cemitério da Consolação

 

Indie 2014
Como parte do Mês da Cultura Independente, a 14ª edição do Festival Indie vai trazer 52 títulos de produção própria. Além disso, será possível conversar com os diretores Albert Serra e Eugène Green.
Quando: de 17 de setembro a 1 de outubro
Onde: CineSesc

Geek Cine
O público geek vai estra muito bem servido no mês de setembro. Filmes que fazer referência a tecnologia serão exibidos gratuitamente, assim como curtas que discutem o embate entre homens e máquinas. “De Volta para o Futuro” e “Matrix” estão entre as películas.
Quando: de 13 a 28 de setembro de 2014
Onde: Sesc Ipiranga

 O Cinema de Wes Anderson
Um dos diretores mais visuais de Hollywood será homenageado no Sesc Santana. Toda semana, um filme do cineasta será exibido gratuitamente no local, mostrando seu humor sarcástico.
Quando: de 12 de agosto a 30 de setembro de 2014
Onde: Sesc Santana

Shows

► Gilberto Gil e Hamilton de Holanda
Hamilton de Holanda e orquestra serão os responsáveis por abri o Open Air Samsung E-Festival. Em seguida, Gilberto Gil sobre ao palco. Os vencedores nas categorias instrumental e canção vão fazer participações nos shows.
Quando: 14 de setembro
Onde: Auditório Ibirapuera

Thaís Gulin
A cantora interpreta canções de 2º álbum, intitulado de ôÔÔôôÔôÔ. Covers de Chico Buarque, Tom Zé e Erasmo Carlos também aparecem no repertório.
Quando: 11, 12, 13 e 14 de setembro
Onde: CAIXA Cultural São Paulo

The Baggios e Coutto Orchestra
Com influência da música negra americana, o Duo The Baggios completa 10 anos de carreira. A Coutto Orquestra completa o cenário eclético com forró e brejão.
Quando: 13 de setembro
Onde: Centro Cultural São Paulo

Ana Tijoux
Considerada uma das principais MC’s da América Latina, a cantora franco-chilena apresenta canções do CD Vengo. Ela já foi indicada até mesmo para o Grammy de 2012.
Quando: 14 de setembro
Onde: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso

Ezio Jemma redator(a)

Comentários

Destaques do guia