Programação Grátis em São Paulo

Veja quais são as atrações gratuitas imperdíveis da cidade!

Última publicação: 01/05/2016

  • São Paulo + Grátis = <3

    São Paulo + Grátis = <3
    Créditos: Reprodução

A cidade de São Paulo é conhecida mundialmente por sua efervescência cultural. São diversos eventos - de peças de teatro a shows, mostras de filmes a passeios - que acontecem diariamente na cidade. E o melhor? A maioria deles, é 100% gratuito. 

Pensando nisso, o Guia da Semana preparou um roteiro cultural para você se divertir sem se preocupar com o bolso. Confira! 

EXPOSIÇÕES   

► EXPOSIÇÃO DO CHAVES

O Memorial da América Latina recebe a exposição "Turma do Chaves" até 19 de junho. A mostra traz o cenário oficial do seriado mexicano, mas para ter acesso a ele, é preciso pagar (R$ 10 com meia entrada). A parte gratuita da exposição é apreciar as mais de 60 caricaturas, feitas por diversos artistas, com os personagens criados por Roberto Bolaños. 

QUANDO: 20 de fevereiro a 19 de junho
ONDE: Memorial da América Latina

 RETRATOS DO TEATRO

Nas 50 imagens expostas, estão grandes nomes como José Celso Martinez Corrêa,Marcio Aurélio, Debora Falabella, Juliana Galdino, Caco Ciocler, Maria Alice Vergueiro, Mel Lisboa, Antunes Filho, Ivam Cabral, Marco Ricca e muitos outros. 

A curadoria é de Fernanda Paola e Bob é considerado um dos fotógrafos de teatro mais importantes e requisitados de São Paulo. 

QUANDO: De 2 de março a 2 de maio 
ONDE: Espaço Cult

► FILMES E VÍDEOS DE ARTISTAS

o Itaú Cultural inaugura a exposição que traz à tona a importância da produção pioneira do audiovisual no país e toda a sua força inventiva realizada em suportes VHS, Super 8, 16 mm e portapack, entre os anos de 1970 e 1980, ao lado de obras de artistas contemporâneos; no total, são 19 obras que incluem quatro trabalhos recém adquiridos: de Letícia Ramos e Rafael França, e dois de Paulo Bruscky.

QUANDO: De 17 de março a 22 de maio
ONDE: Itaú Cultural

► SE ESSA VILA FOSSE MINHA

Fruto da imersão de três renomados fotógrafos em comunidades da Zona Leste de São Paulo, a mostra Se Essa Vila Fosse Minha complementares, Marlene Bergamo, Paulo Vitale e Anna La Stella foram convidados pelo documentarista italiano Daniele Ottobre para retratar os protagonistas do Varre Vila e o resultado desse trabalho foi simplesmente incrível. 

QUANDO: De 22 de março a 22 de maio
ONDE: Galeria Olido

► JOIAS EM FIOS: FORMAS E CORES

A mostra reúne joias produzidas a partir de técnicas do crochê e com um olhar para além das fronteiras, Renata Mellão, diretora da instituição, abre seu espaço para a arte joalheira proveniente de outras terras.

QUANDO: De 30 de março a 30 de abril
ONDE: CASA Museu

► PERFUME DE SONHO. UMA JORNADA AO MUNDO DO CAFÉ

Com a curadoria de Lélia Wanick Salgado, a cidade de São Paulo recebe, a partir de 6 de abril, a mostra Perfume de Sonho. Uma jornada ao mundo do café. A convite da marca italiana illycaffé, o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado percorreu mundo para homenagear os homens e mulheres que trabalham nas plantações de café.

QUANDO: De 6 de abril a 8 de maio
ONDE: Instituto Tomie Ohtake

► EXPOSIÇÃO DE JOÃO TURIN

A exposição reúne obras do escultor, criador e principal representante do Paranismo, movimento estético que surgiu em Curitiba na década de 1920, centrado na valorização do indígena, da fauna e flora regionais. Cerca de 100 peças estão expostas na Pinacoteca, entre elas a escultura de Tiradentes, esculpida na Europa.  O público também poderá ver de perto as obras animalistas de Turin, tais como “Luar do Sertão”, que representa uma onça esculpida em dimensões quase reais. 

Quando: De 25 de abril a 6 de junho, gratuita aos sábados
Endereço: Pinacoteca

EXPERIMENTANDO DIFERENÇAS 

Para quem quer entrar no clima dos jogos olímpicos, o Museu do Futebol está com a programação Experimentando Diferenças, que oferece uma experiência única com o propósito de sensibilizar o público sobre as conquistas e o valor do atleta brasileiro de esportes adaptados. O visitante poderá jogar futebol com os olhos vendados, participar do basquete e corrida em cadeira de rodas e da simulação virtual de ciclismo a partir de uma bicicleta adaptada (handbike). Os equipamentos utilizados na atividade são semelhantes aos usados por atletas profissionais nas competições internacionais.

Preço: Até dia 1 de maio, gratuita aos sábados
Endereço: Museu do Futebol 

► CIÊNCIA PARA UMA VIDA MELHOR 

No Catavento Cultural, além de visitar as instalações que fazem sucesso entre a garotada, o público pode conferir a exposição interativa Ciência para uma Vida Melhor, que chega ao Brasil para comemorar os 120 anos da empresa Bayer no país. A mostra conta com 21 estandes interativos, onde o visitante irá conhecer diversas inovações da ciência nas últimas décadas. Destaque para os seis microscópios que mostram superfícies distintas, tais como um coágulo, a cabeça de um ácaro e a superfície de um útero. O público também poderá entender melhor as funções do coração, bombeando sangue com suas próprias mãos e conhecendo as doenças cardíacas e os avanços da medicina nessa área. 

Preço: Entrada gratuita aos sábados.
Endereço: Catavento Cultural

MEDITAÇÃO SOBRE A IMPERMANÊNCIA 

Aos 25 anos e inserido no circuito de artes há cerca de três, Caramello, que é o único escultor hiper realista brasileiro, vem assumindo pouco a pouco a sua identidade. Além disso, ele que é tímido, de poucas palavras, mas com um olhar muito observador, ao longo de sua carreira vem encantando colecionadores com suas obras carregadas de sentimentos universais, como a introspecção que cria um canal afetivo direto com o público. Nesta nova exposição, os seus admiradores podem conhecer muito além da técnica que rendeu lhe elogios, pois sua poética está cada vez mais evidente. 

QUANDO: Até dia 25 de maio 
ONDE: OMA Galeria 

 

SHOWS

► SHOWS 1º DE MAIO

No domingo, dia 1º de Maio de 2016, acontecem os shows gratuitos em comemoração ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora na cidade de São Paulo. Organizadas pela Força Sindical e CUT (Central Única dos Trabalhadores), as apresentações acontecem na Praça Campo de Bagatelle e no Vale do Anhangabaú.

Praça Campo de Bagatelle

Simone & Simaria
Eduardo Costa
Fernando & Sorocaba
Gusttavo Lima
Michel Teló
MC Biel
Paula Fernandes
Jads & Jadson
João Bosco & Vinícius
Henrique & Diego
Thaeme & Thiago
Matheus & Kauan
Lucas Lucco
Edson & Hudson
Israel Novaes
Art Popular
Paula Mattos 

Vale do Anhangabaú

Luana Hansen
Chico César
Detonautas
Martinho da Vila
Beth Carvalho.


ONDE: Praça Campo de Bagatelle 
e Vale do Anhangabaú

► AEROMOÇA E TENISTAS RUSSAS

Formado em São Carlos, interior de São Paulo, o grupo Aeromoças e Tenistas Russas é conhecido por sua sonoridade repleta de referências ao sci-fi e à tecnologia, que reverberam em melodias lisérgicas e progressivas. No show, eles apresentam as faixas de seu álbum mais recente, o elogiado Positrônico, lançado em 2015.

Também do interior de São Paulo, a rapper Tássia Reis estrutura o seu trabalho com fortes influências do acid jazz, do neo soul e do R&B. Nesse encontro, as músicas autorais de Tássia compõe o repertório e ganham novos beats compostos por guitarra, sintetizadores, bateria e baixo.

Entre as canções do repertório, novas versões de "Primavera", "Agora que Eu Quero Ver", "Desapegada", "Good Trip", "Umami", "Lovejoy, "Uhura" e "Peyote".

QUANDO: Dia 27 de abril
ONDE: SESC Bom Retiro

SIBA 

No show, o músico apresenta as canções de seu mais recente álbum, De Baile Solto, além de hits como "Siba e Fuloresta", "Avante", "Preparando o Salto", "Siba Ariana", "Siba Qasida".

QUANDO: Dia 29 de abril
ONDE: Casa de Cultura Cidade Tiradentes 

► RAEL 

Acompanhado por DJ Soares, Felipe da Costa (bateria), Rafael da Costa (baixo), Bruno Dupré (guitarra) e Bruno Marcucci (teclado), o cantor apresenta as músicas de seu trabalho mais recente, o EPDiversoficando.

QUANDO: Dia 30 de abril
ONDE: SESC Parque Dom Pedro II

CINEMA

► CINEMA AO AR LIVRE NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

O evento acontece na Praça da Sombra do Memorial e tem capacidade para até 400 pessoas. Serão realizadas três sessões de cinema por dia às terças, quartas e quintas e quatro aos finais de semana. As exibições são gratuitas e, para participar, é preciso levar um alimento não perecível para trocar por cada ingresso, com 30 minutos de antecedência.

Confira a programação:

Quinta-feira, 28 de abril

16h - Love Story (1970)
18h - O Quarto de Guerra (2015)
20h30 - Velozes & Furiosos 7 (2015)

Sexta-feira, 29 de abril

15h30 - O Carteiro e o Poeta (1994)
17h30 - Universidade Montros (2013)
19h30 – Whiplash - Em Busca da Perfeição (2014)
21h30 - Capitão América - O Soldado Invernal (2014)

Sábado, 30 de abril

15h30 - Minions (2015)
17h15 - Meu Malvado Favorito (2010)
19h15 - E.T. O Extraterreste (1982)
21h30 – Intocáveis (2011)

Domingo, 1º de maio

15h30 - O Rei Leão (1994)
17h15 - Os Vingadores - A Era de Ultron (2015)
20h - Que Horas Ela Volta? (2015)
22h - Especialista em Crise (2015)

Terça-feira, 3 de maio

16h - Mary Poppins (1964)
18h30 - A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)
20h40 - Perfume de Mulher (1992)

Quarta-feira, 4 de maio

16h - O Nome da Rosa (1986)
18h30 - 007 Contra Spectre (2015)
20h40 - Cinema Paradiso (1988)

Quinta-feira, 5 de maio

16h - O Mágico de Oz (1939)
18h - Hotel Transilvânia 2 (2015)
20h - Chapolin Colorado - Aventuras em Marte (1981)

Sexta-feira, 6 de maio

15h30 - Cinderela (2015)
17h30 - Cães de Aluguel (1992)
19h30 - Carol (2015)
21h40 - O Preço do Amanhã (2011)

Sábado, 7 de maio

15h30 – Frozen - Uma Aventura Congelante (2013)
17h30 - Chapolin Colorado - Aventuras em Marte
19h30 - Perdido em Marte (2015)
22h - Malévola (2014)

Domingo, 8 de maio

15h30 - Madagascar 3: Os Procurados (2012)
17h30 - Vai que Cola (2015)
19h30 - Alice no País das Maravilhas (2010)
21h40 – Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada é Impossível (2015)

QUANDO: de 28 de abril a 8 de maio
ONDE: Memorial da América Latina

CLÁSSICOS DO CINEMA FRANCÊS 


Dezenove clássicos restaurados do cinema francês entram em cartaz na Cinemateca Brasileira a partir do dia 14 de abril. Durante quatro semanas, longas de mestres como Jean-Luc Godard, Jacques Tati, Jean Renoir e até Georges Méliès serão exibidos em cópias digitais e 35 mm em sessões gratuitas.

QUANDO: de 14 de abril a 8 de maio
ONDE: Cinemateca Brasileira

DRIVE-IN KIDS

O “Drive-in Kids”, como é conhecido o projeto, promoverá sessões gratuitas de cerca de 20 minutos de diversas animações, num espaço com capacidade para 80 crianças e um cantinho para os pais. Durante o evento, os pequenos poderão personalizar seus veículos e conhecer a série “A Guarda do Leão”, que estreia em maio na TV por assinatura e mostra as aventuras de Kion, filho de Simba e Nala (de “O Rei Leão”).

A participação no drive-in é gratuita e as senhas serão distribuídas por ordem de chegada.

Confira a programação:

Drive-in Kids

Dias 22, 23, 24, 30 de abril e 1º de maio

11h - A Casa do Mickey Mouse
12h - Princesinha Sofia
13h - A Guarda do Leão - episódio 1
14h - Doutora Brinquedos + Jake e os Piratas na Terra do Nunca
15h - Miles do Amanhã
16h - A Guarda do Leão - episódio 2
17h - Doutora Brinquedos + Jake e os Piratas na Terra do Nunca

*O conteúdo dos episódios apresentados serão diferentes em cada horário e a cada dia, com exceção da "A Guarda do Leão" - episódio 1 e 2.

QUANDO: de 21 de abril a 1 de maio
ONDE: Shopping JK Iguatemi

 

BEM-ESTAR

 VIRADA ZEN 2016

As atividades buscam celebrar a paz social, integração com a cidade, além de cuidados com a alimentação e corpo. “A proposta do evento é conectar as pessoas e os espaços empenhados em difundir tolerância, autoconhecimento, qualidade de vida, em escolas, templos, espaços culturais, parques, todos em busca de caminhos edificantes para as relações humanas”, explica a publicitária Mariana Amaral, uma das idealizadoras do evento. 

A programação do evento contará com um satsang, com Sri Prem Baba; meditação com Monja Coen; show de Chandra Lacombe & Fusão Divina; além da 2a edição do SP + ZEN, série de palestras inspiracionais sobre o tema "em harmonia com a cidade". Estarão presentes Gustavo Tanaka, Ana Claudia Quintana Arantes, Fabio Toretta, Sandro Bosco, Daniel Calman, João Signorellli. 

Entre os dias 25 e 29 de abril, escolas de yoga, centros de expansão da consciência, templos e outros espaços abrirão suas portas para oferecer aulas e atividades gratuitas. Já nos dias 30 de abril e 1º de maio terão atividades especiais no Parque do Ibirapuera e Vila Madalena. Para ver a programação completa clique AQUI.

QUANDO: de 25 de abril a 1 de maio
ONDE: 
Em diversos pontos da cidade

 

INFANTIL 

SLOWKIDS 

O evento recebe famílias e as convida para participar de mais uma edição do SlowKids, que tem como objetivo realizar atividades pensadas para entreter as crianças em um  espaço próximo da natureza, e desacelerá-las do universo tecnológico, aproximando-as da arte e do campo da criatividade. A programação conta com uma série de oficinasbrincadeiras e atrações circenses.

QUANDO: dia 1 de maio
ONDE: Parque da Independência

Redação Guia da Semana redator(a)

Comentários

Destaques do guia