Programação Grátis em São Paulo

Veja quais são as atrações gratuitas imperdíveis da cidade!

Última publicação: 05/02/2016

  • São Paulo + Grátis = <3

    São Paulo + Grátis = <3
    Créditos: Reprodução

A cidade de São Paulo é conhecida mundialmente por sua efervescência cultural. São diversos eventos - de peças de teatro a shows, mostras de filmes a passeios - que acontecem diariamente na cidade. E o melhor? A maioria deles, é 100% gratuito. 

Pensando nisso, o Guia da Semana preparou um roteiro cultural para você se divertir sem se preocupar com o bolso. Confira! 

CARNAVAL

BLOCOS DE RUA

Que tal já começar o esquenta para o Carnaval? Já está rolando muita agitação pela ruas de São Paulo com os blocos que reúnem multidões em busca de folia. Confira a programação aqui

QUANDO: Até 20 de fevereiro
ONDE: De acordo com a programação

MAIS DE 40 SHOWS GRATUITO PARA CURTIR O CARNAVAL 

 

A Secretaria Municipal de Cultura vai promover diversos shows gratuitos e apresentações de blocos de ruas em todas as regiões da cidade de São Paulo. As apresentações acontecem em cinco palcos distribuídos nos bairros de Pirituba (zona norte), M'Boi Mirim (zona sul), Itaquera (zona leste), Pinheiros (zona oeste) e no Vale do Anhangabaú (centro). Entre as atrações: Karina Buhr (foto), Os Opalas, Elza Soares e mais um monte de blocos para você curtir o Carnaval em grande estilo e sem pagar nada. 

QUANDO: De 6 a 9 de fevereiro
ONDE: De acordo com a programação

EXPOSIÇÕES   

EMBRAER NO CATAVENTO CULTURAL

A partir do dia 9 de dezembro, o Catavento exibe peças do acervo da Embraer, dando ao público a oportunidade de conhecer as origens da principal empresa aeroespacial do Brasil. Nessa exposição serão usadas peças do acervo promocional e do Centro Histórico da empresa, como um modelo do avião Bandeirante, em que os visitantes poderão entrar na cabine de passageiros, além de maquetes de aviões, roupa de piloto e outros objetos.

QUANDO: Até dia 9 de fevereiro de 2016
ONDE: Catavento Cultural

7o SALÃO DOS ARTISTAS SEM GALERIA 

Para quem ainda não conhece, o Salão dos Artistas Sem Galeria tem como objetivo avaliar, exibir, documentar e divulgar a produção de artistas plásticos que não tenham contratos verbais ou formais (representação) com qualquer galeria de arte na cidade de São Paulo. O Salão tradicionalmente abre o calendário de artes na cidade e é uma porta de entrada para os artistas selecionados no mundo das artes.

QUANDO: De 19 de janeiro a 20 de fevereiro de 2016
ONDE: Zipper Galeria e Galeria Sankovsky

ENTRE NÓS

A mostra, formada pelos artistas Alexandre Orion, André Brunharo, Cranio, Edu Cardoso, Flávio Rossi, Francisco Rosa, Jú Violeta, Lucas Iatauro, Natalie Gazediel, Pedro Pezte, Revolue, Sipros, Vermelho Steam e Vinicius Parisi, sugere a experimentação, a busca pelo diálogo na coletividade, as convergências e disparidades no todo, as relações, correlações e inter-relações nos trabalhos apresentados. A proposta está em ocupar o lugar da pluralidade, do intervalo, do entrelaçamento e buscar no multi, o uno. Garimpar no “nós” aquilo que de verdade existe em cada “eu”.

QUANDO: Até dia 14 de fevereiro de 2016
ONDE: Luis Malluff Art Gallery

FOTORETROSPECTIVA 2015

Protestos, impeachment, Jogos Pan-Americanos, desastre ambiental e a despedida da modelo Gisele Bündchen das passarelas. Estes foram apenas alguns dos fatos que permearam o ano de 2015 dos brasileiros e que serão relembrados, junto com outros acontecimentos importantes, na exposição FotoRetrospectiva 2015, que ocorre de 19 de janeiro a 21 de fevereiro, no Shopping Ibirapuera, no piso Jurupis. 

A exibição apresentará 80 fotografias, produzidas por diversos repórteres fotográficos da imprensa brasileira e que contam, de forma linear, a história do Brasil em 2015. 

QUANDO: De 19 de janeiro a 21 de fevereiro de 2016
ONDE: Shopping Ibirapuera

 A GUERRA DO POVO NEGRO

Com curadoria de Audálio Dantas, jornalista e escritor, a exposição apresenta a história de Zumbi dos Palmares contada em seis momentos: A Revolta, A Resistência - criação do quilombo, O Nascimento de Zumbi e Infância, O Rei Gangazumba, Zumbi - O Herói e A Destruição do Palmares.

QUANDO: Até dia 28 de fevereiro de 2016
ONDE: SESC Vila Mariana

ZOOCIDADE

A pesquisa nasceu a partir de um jogo de palavras e da interação entre artes visuais e música. Seres antropomorfos e zoomorfos nos oferecem um reflexo do tempo em que vivemos: o hibridismo como traço principal do mundo contemporâneo. Os traços entrelaçados, sobrepostos, percorrem a parede em branco construindo essa metáfora social, não isenta de humor, com seus (in)fluxos, (in)divisões e (justa)posições, narrando suas tramas.

QUANDO: Até dia 21 de fevereiro de 2016
ONDE: SESC Santana

LABCIDADE

O evento terá uma programação que vai além da exposição. A Rua Medeiros de Albuquerque, na Vila Madalena, onde está sediada a galeria, estará fechada e com a coordenação do Laboratório da Cidade  organizações convidadas realizam atividades com crianças, oficinas e debates com o público e os participantes. Na ocasião também será lançado o webcanal LabCidade com o programa “Sala na Rua” que traz debates e palestras na rua abertas ao público.

QUANDO: Até dia 29 de fevereiro de 2016
ONDE: Choque Cultural

EXPOSIÇÃO DO CHAVES

O Memorial da América Latina recebe a exposição Turma do Chaves, que além de recriar a famosa Vila, reúne mais de 60 caricaturas do eterno personagem vivido por Roberto Bolaños e exibe trechos dos episódios mais marcantes da série.

QUANDO: De 20 de fevereiro a 14 de março
ONDE: Memorial da América Latina

VÉRTICE 

A exposição reúne pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações, num total de mais de 200 obras selecionadas entre as mais de 1.500 obras de arte contemporânea da coleção Sérgio Carvalho.

QUANDO: De 4 de fevereiro a 27 de março
ONDE: Centro Cultural Correios de São Paulo

MONDRIAN E O MOVIMENTO STIJL

Trata-se de um panorama que apresenta cerca de 60 obras entre pinturas, desenhos de arquitetura, mobiliário e fotografias de artistas do movimento da vanguarda moderna holandesa conhecido como De Stijl (“O Estilo” em tradução literal), fundado em 1917 e que tem como ícone o pintor Piet Mondrian.

QUANDO: De 25 de janeiro a 4 de abril 
ONDE: Centro Cultural Banco do Brasil 

CINEMA

MyFrenchFilmFestival

A sexta edição do MyFrenchFilmFestival, festival online e gratuito de cinema francês, começou na segunda-feira, dia 18 de janeiro, trazendo 10 longas e 10 curtas produzidos na França recentemente, além de duas obras canadenses. O festival ficará disponível até o dia 18 de fevereiro e, para assistir aos filmes, basta acessar o site www.myfrenchfilmfestival.com e dar o play de onde estiver. Depois, o público também poderá votar nos seus favoritos. Todos os filmes terão legendas em português.

Redação Guia da Semana redator(a)

Comentários

Destaques do guia