Programação Grátis em SP

A fim de fazer algo de graça? Separamos a programação cultural gratuita da semana com mais de 20 atrações em São Paulo

Marcelo Jeneci se apresenta no Memorial da América Latina, na sexta, 24
Marcelo Jeneci se apresenta no Memorial da América Latina, na sexta, 24 (Créditos: Divulgação)
Copa do Mundo na África do Sul é tema do documentário Fahrenheit 2010
Copa do Mundo na África do Sul é tema do documentário Fahrenheit 2010 (Créditos: Divulgação)
O longe Encontros e Desencontros é exibido na mostra Sofia Coppola
O longe Encontros e Desencontros é exibido na mostra Sofia Coppola (Créditos: Divulgação )
O filme Duas Mãos é protagonizado por Heath Ledger
O filme Duas Mãos é protagonizado por Heath Ledger (Créditos: Divulgação)
Doze fotógrafos foram convidados para expor seus trabalhos em homenagem aos 12 anos do banco de imagens
Doze fotógrafos foram convidados para expor seus trabalhos em homenagem aos 12 anos do banco de imagens (Créditos: Divulgação)
Lady Warhol, até 23 de junho, no MAM
Lady Warhol, até 23 de junho, no MAM (Créditos: Divulgação)
Crônicas de Cavaleiros e Dragões - O Tesouro dos Nibelungos, peça em cartaz até 30 de junho
Crônicas de Cavaleiros e Dragões - O Tesouro dos Nibelungos, peça em cartaz até 30 de junho (Créditos: Divulgação/Vivian Fernandes)

São Paulo é conhecida mundialmente por sua efervescência cultural. São diversos eventos, de peças de teatro a shows, mostras de filmes a passeios que acontecem todos os dias de graça na cidade.

>> Veja os filmes que passam na TV esta semana
>> Saiba quais museus têm entrada franca em quais dias
>> Confira as bandas internacionais que vão tocar no Brasil em 2013

Pensando nisso, o Guia da Semana preparou um roteiro cultural para você fazer sem ter que se preocupar com dinheiro no bolso. Confira: 

 

Teatro e Dança


A peça Dama da Noite instiga diálogo com o público

>> Dama da Noite – em cartaz até 29 de junho no  Espaço Cultural Pinho de Riga. A peça é protagonizada pelo ator Luiz Fernando Almeida, que encarna as angústias de um ser humano que não se sente inserido no mundo que vê e vive.

>> Ana Não Está - em cartaz até 30 de junho no Centro Cultural Ruth Cardoso e trata do sumiço de Ana durante um dia de caos na metrópole

>> Crônicas de Cavaleiros e Dragões - O Tesouro dos Nibelungos, em cartaz até 30 de junho no Teatro do SESI, é uma adaptação do livro de Tatiana Belink, uma das mais importantes escritoras para crianças. 

 

Shows


Leandro Lehart se apresenta no CCJ

>> Marcelo Jeneci, 24 de maio, às 21h, no Memorial da América Latina. O cantor, compositor e multi-instrumentista paulsitano mostra o repertório do elogiado Feito Pra Acabar. Os ingressos serão distribuidos a partir das 14h de sexta.
>> Leandro Lehart, 25 de maio, às 20h, no CCJ. O ex-vocalista do Art Popular agora aposta na mistura do samba com elementos da música africana. O músico mostra as canções de seu mais recente trabalho, Ensaio de Escola de Samba. A distribuição de ingressos começa às 17h na recepção do CCJ.
 


Cinema


África hoje: filme sobre a Revolução da Tunísia

>> Pré-estreia de Faroeste Caboclo, 21 de maio, às 20h no Cine Livraria Cultura

>> Cine na Praça, na Praça Victor Civita, faz sessões gratuitas às quintas-feiras, às 20h.

>> Mostra Sofia Coppola, no SESC Santana. Filmes da diretora Sofia Coppola são exibidos gratuitamente em todas as terças-feiras de maio, às 20h.

>> Mostra África Hoje, de 21 de maio a 2 de junho, na Caixa Cultural, que exibe documentários africanos contemporâneos, realizados por cineastas de diversas nacionalidades

>> Mostra SESI no Mundo: França Para Todos no SESI. A mostra que exibe filmes franceses contemporâneos vai até 5 de junho e acontece às quartas-feiras, às 20h30. 

>> Festival Alatur de Cinema, de 21 de maio a 11 de junho, em vários cinemas. São quatro filmes internacionais e atuais que respondem de formas diferentes à pergunta “Você viaja por quê?”, representando a Bélgica, o Japão, a Inglaterra e a França

 

Exposições


Exposição de capas de LP de Fela Kuti no Museu Afro 

>> Tempo para o Destino – até 26 de maio no MuBE. Marlene Almeida tem uma longa trajetória dedicada à arte contemporânea brasileira com grande destaque no nordeste do Brasil. 

>> Roda Viva – até 31 de maio no Espaço Art. Inspirada pela atmosfera nordestina, Anna Guerra retrata em suas obras o cenário e a cultura local com cores vivas e diferentes formas.

>> Acid Rain - de 22 de maio a 1º de junho, na Urban Arts, fotografias e ilustrações de mulheres pin ups do século 21.

>> Ver é uma Fábula – Mostra de Cao Guimarães - até 1º de junho no Itaú Cultural. É a primeira exposição individual do artista em uma instituição brasileira.

>> Mônica 50 Anos – até 2 de junho no  MuBE – Museu Brasileiro da Escultura. Por meio de objetos históricos, publicações editoriais, desenhos animados e instalações, o público visitante mergulhará década a década na história da baixinha dentuça mais famosa dos quadrinhos nacionais. 

>> Iconografia Paulistana - até 2 de junho no Museu Afro Brasil. Expõe um painel da trajetória de São Paulo por meio de cem obras doadas pelo diretor curador do Museu, Emanoel Araújo.

>> Retratos Sem Paredes - até 2 de junho no Museu Afro Brasil. A mostra reúne cerca de 60 retratos de negros, além de fotografias de Militão Augusto de Azevedo (1837-1905).

>> Lady Warhol – até 23 de junho no Museu de Arte Moderna de São Paulo. As obras mostram o artista do pop Andy Warhol travestido de mulher.

>> Alex Vallauri: São Paulo e Nova York como suporte – até 23 de junho no Museu de Arte Moderna de São Paulo. A mostra explora, em cerca de 170 obras, as diversas facetas do “enfant terrible” da arte dos anos 1970-80.

>> Zed Nesti - Pinturas 2011-2013 – até 29 de junho no Club Noir. Essa é a primeira exposição individual do brasileiro Zed Nesti. A mostra conta com uma coleção de 27 trabalhos.

>> Imaginarium – até 30 de junho no Restaurante Mestiço. As pinturas revelam os sentimentos do ser humano sob as máscaras do cotidiano.

>> Fela Kuti - O Design Gráfico dos LP's. De 18 de maio a 18 de agosto no Museu Afro Brasil. Lá é possível ver 41 capas de disco do músico, a maioria delas feita pelo designer nigeriano Lemi Ghariokwu. 

>> Renda Brasileira – até 1º de setembro no Sesc Belenzinho. A exposição traz um apanhado histórico cultural de seis diferentes técnicas de rendas.

Rafaela Piccin redator(a)

Comentários

Rose Junqueira

Andréa Zago lembra do guia que lhe falei, dê uma olhada na programação gratuita de São Paulo, tem muita coisa legal.

14 de junho de 2012 às 13:44

Luis Enrique Aguilar Matute

espectacular la agenda de la programacion q es gratuita

16 de junho de 2012 às 21:55

Evanice Alves Cruz Cruz

PENA Q TO NA BAHIA!!QDO EU FOR VOU PASSEAR PRA CONHECER UM POUCO DESSA CULTURA!!!!!

19 de setembro de 2012 às 14:37

Patricia Maura

tudo 0800

21 de junho de 2012 às 21:03

Renata Santos

Vejam como é LINDA a minha Princesa

30 de junho de 2012 às 10:23

Cíntia Lopes Dias

Rafael Garcia Benatti, interessante, não??

11 de julho de 2012 às 20:26

Mauricio Dias Lopes

Veja que coincidencia nossos sobre nomes...rs

19 de julho de 2012 às 13:41

Selma Sá

Que maravilha

27 de julho de 2012 às 17:24

Valeria Oliveira

Amigos confiram a programação gratuita na agenda de são paulo, está muito boa, não dá para ficar de fora

31 de julho de 2012 às 16:54

Rafael de Souza

Amanda Hayar e é claro Thalita Nascimento, olhem isso!

01 de agosto de 2012 às 22:16

Amanda Hayar

A GENTE PIRA!

01 de agosto de 2012 às 22:18

Ricardo Casagrande

só em pensar deu fome

04 de agosto de 2012 às 19:52

Jose Aldi Vidal Vilaca Vilaca

Arretado.

08 de agosto de 2012 às 19:44

Arnaldo Frasan

Alguém ta afim ! eu vou....

10 de agosto de 2012 às 01:50

Nelsimara Stanguini Strufaldi

Mirian Jimenez Arjonilla olha que programação interessante, a de Caravaggio é grátis às terças.

11 de agosto de 2012 às 07:50

Danielle Pires

O QUE FAZER NO MEU UNICO DIA DE FOLGA DA SEMANA?? É SEMPRE UMA DUVIDA!!

15 de agosto de 2012 às 09:54

Fernanda Pires

TA COM DUVIDA ?!!! VEM LIMPAR A MINHA CASA !!!KKKKKKKK

15 de agosto de 2012 às 16:15

Sonia França

Adorei á resposta kkkkk...

30 de setembro de 2012 às 14:59

Maria Raimunda Dias Paiva

espetacular.

19 de agosto de 2012 às 23:16

Cris Gico

Para quem curte uma cultura e de grátis.... Segue a dica...

22 de agosto de 2012 às 11:21

Monica M Nice

Não dá pra ficar parado!!

23 de agosto de 2012 às 01:12

Daniel Araujo

ESSES EVENTOS ALTERNATIVOS CULTURAIS SÃO MUITO INTERESSANTES VC SE DIVERTE E AGREGA VALORES A SUA VIDA

25 de agosto de 2012 às 15:29

Antonia Edinalva Oliveira

Adorei minha amiga, obrigada

01 de setembro de 2012 às 22:23

Angela Marcia Ivenção

Pra quem vai ficar o feriao em SP.

05 de setembro de 2012 às 21:59

Leandro Gimenez

R$ 110,00 - 3 ingressos pro Show do Criolo e Emicida Sábado (08/09) no Espaço das Américas, quem quiser manda msg inbox

05 de setembro de 2012 às 22:25

Angela Maria Silva Santos

é uma ótima oportunidade de diversão e cultura sempre é bom ter na bagagem .

06 de setembro de 2012 às 09:40

Lucia Maria Jesus

Que bom! Muita coisa boa e bem variada...Prá satisfazer gostos diferentes...

06 de setembro de 2012 às 12:32

Maria Zelia Beserra Santos

Vale a pena curtir são paulo.

06 de setembro de 2012 às 23:03

Zilda Prestes

adoro arte e gastronomia..acho que vai ser legal a uniaode duas coisas q amo!

06 de setembro de 2012 às 23:33

Lucas Cardoso

Bacana!

08 de setembro de 2012 às 21:30

Teka Vieira

Simplesmente demaissssssssssssssss

13 de setembro de 2012 às 00:54

Alessandra Velozo

é muito bom curtir com o guia da semana.

16 de setembro de 2012 às 13:18

Alessandra Velozo

ainda mais com tantas novidades gratuitas, assim, posso me divertir de vez em quando. :)

16 de setembro de 2012 às 13:19

Marcos Zanetti

cultura... vale a pena!!!

16 de setembro de 2012 às 17:00

Donnasu Martinez

Programação imperdível!!

19 de setembro de 2012 às 07:58

Rozanna Bastos

cultura, é legal

20 de setembro de 2012 às 19:45

Telma Carmo

interessante artes e gastronomia

21 de setembro de 2012 às 19:26

Jo Rodrigues

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=122843504529571&set=a.122841304529791.25579.122836661196922&type=1

22 de setembro de 2012 às 13:37

Angélica Brasil

ahhhh, quero dá um chego!

22 de setembro de 2012 às 13:48

Carolina Friederici

vou fazer o possivel para aproveitar !!! cultura nunca é de mais .

25 de setembro de 2012 às 06:32

Nayara Souza

Tantos eventos mais nem todos apreciam !

25 de setembro de 2012 às 16:07

Fagner Oliveira

vo sim posso simm quero simm rsrs.

26 de setembro de 2012 às 15:02

Terra E Água Trilhas

O pior é que a maioria da população nem sabe desses eventos. Vamos divulgar...

27 de setembro de 2012 às 19:50

Fernanda Cristina

Cultura.......é vida.....

30 de setembro de 2012 às 21:27

Hostel Jardim São Paulo

Adoramos as informações!!

30 de setembro de 2012 às 22:34

Ivany Barbosa

vale a pena!!!

05 de outubro de 2012 às 21:32

Daiana Guedes

interessante

09 de outubro de 2012 às 22:13

Roseane Bernardi

Vamos participar...é de graça!

11 de outubro de 2012 às 21:00

Maria F Carvalho

quem não conhece essa e a oportunidade!!!!

12 de outubro de 2012 às 10:55

Rosangela Galvão

Cultura não ocupa espaço, e só faz bem!

18 de outubro de 2012 às 15:01

Rosangela Menezes

CULTURA...É TUDO...

18 de outubro de 2012 às 15:37

Katya Valencia

cidade SHOW.................... saudades dos passeios que fui ai

25 de outubro de 2012 às 08:52

Cris Oliveira

cultura e de graça vamos repassar!!!!

29 de outubro de 2012 às 18:52

San Cristina

Muito bom

02 de novembro de 2012 às 00:41

Ágacy Celestino Jr.

Muito bom !

02 de novembro de 2012 às 10:27

Eliane Cardoso

toda cultura vale a pena !!!!!!!!!

03 de novembro de 2012 às 22:42

Rodrigo Ferreira Dos Santos

nda de interessanteeeeee

14 de novembro de 2012 às 21:43

Christian Adrian Christian

vale a pena tudo isso

15 de novembro de 2012 às 11:49

Renata Natali

não há desculpa para não evoluir nessa vida!é só ter vontade!!

15 de novembro de 2012 às 13:19

Andre Soares

vai ser legal e divertido temos que incentivar cada vez mais a cultura para o futuro do pais e o bem da humanidade vale apena

20 de novembro de 2012 às 01:11

Cleo Cruz

muito bom rsrs

20 de novembro de 2012 às 19:12

Joseli Maria

muito legal mesmo

25 de novembro de 2012 às 22:41

Patricia Caetano

Cultura nunca é demais, quanto mais melhor...

02 de dezembro de 2012 às 13:31

Ana Paula Galdino

pena que nem todos gostam de cultura.

05 de janeiro de 2013 às 12:37

Neusa Fernandes

Legal...hoje no centro cultural da penha, tem cine gratis, as 19:oohs Hitchcock, Lgo do Rosario, 20 -Penha f.22950401

15 de janeiro de 2013 às 12:23

Henrique Rick Rick's

Cultura, faz uma diferença enorme na vida das pessoas ,

18 de janeiro de 2013 às 20:46

Frisa Alexandre

myi love sp ...cidade rica em cultura laser e culinária, entre varias outras infinidades de coisas

10 de março de 2013 às 16:04

Oderlan Souza

Muito bom ..vamos divulgar!!

14 de março de 2013 às 20:24

Láisa Rebelo

Milena Freitas Xico Tássia Rebelo

15 de março de 2013 às 17:57

Milena Freitas

Yay o/

15 de março de 2013 às 18:18

Gabriel Rezende

Gostaria que alguem sempre tivesse me avisando de eventos, por que sou fotografo e ja ajudaria...

20 de março de 2013 às 02:18

Fazenda Da Juta

good

27 de março de 2013 às 14:33

Elvio Garcia

1º MOSTRA DE TEATRO DE TIRADENTES MG TIRADENTES EM CENA DE 11 A 18 DE MAIO 2013 PROGRAMAÇÃO GRATUITA teatroemtiradentes@bol.com.br

16 de abril de 2013 às 11:00