Programação Grátis em São Paulo

Veja quais são as atrações gratuitas imperdíveis da cidade!

Última publicação: 28/06/2016

  • São Paulo + Grátis = <3

    São Paulo + Grátis = <3
    Créditos: Reprodução

A cidade de São Paulo é conhecida mundialmente por sua efervescência cultural. São diversos eventos - de peças de teatro a shows, mostras de filmes a passeios - que acontecem diariamente na cidade. E o melhor? A maioria deles, é 100% gratuito. 

Pensando nisso, o Guia da Semana preparou um roteiro cultural para você se divertir sem se preocupar com o bolso. Confira!

EXPOSIÇÕES   

 EXPOSIÇÃO PÓS-IMPRESSIONISTA COM OBRAS DE VAN GOGH

Dividida em quatro módulos, a instalação reúne 75 obras de 32 artistas e dá ao público a oportunidade de conhecer e vivenciar ícones de um momento único e extremamente relevante da história da arte: o período pós-impressionista. Entre os destaques, estão pinturas do mestre Vincent Van Gogh, Gauguin, Toulouse, Cesane e Matisse.

QUANDO: de 4 de maio a 7 de julho
ONDE: Centro Cultural Banco do Brasil 

X-MEN FILMES EXPO - DOS FILMES PARA O MUSEU 

Para acompanhar a estreia do novo filme, a Fox Film do Brasil leva ao MIS uma coleção de objetos de cena usados nos longas anteriores, na exposição chamada “X-Men Filmes EXPO – Dos Filmes Para O Museu”.

A exibição terá 41 peças e cinco figurinos, incluindo as garras do Wolverine, o visor original de Ciclope, o capacete do professor Xavier, o uniforme de Tempestade usado por Halle Berry em “X-Men”(2000) e as roupas usadas por James McAvoy como Professor Xavier em “X-Men: Primeira Classe” (2011) e por Michael Fassbender como Magneto em “X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido” (2014).

QUANDO: de 17 de maio a 3 de julho
ONDE: Museu da Imagem e do Som

► AFROPERU

As mais de 20 fotos registradas pelas lentes do fotógrafo Kike Arnal refletem a história nacional do Peru e a esperança de um país livre de discriminação e que respeite a diversidade de sua população. Arnal, venezuelano, já produziu ensaios fotográficos sobre diversas culturas e teve trabalhos publicados em The New York Times, Life e National Geographic. O Brasil é o terceiro país a receber seu trabalho “Afroperu”, depois da Colômbia e do Peru.

QUANDO: de 2 de junho a 3 de julho
ONDE: Memorial da América Latina

CINEMA LASCADO

Sob curadoria de Eder Chiodetto, a mostra é composta por vídeo instalações, projeções e 22 imagens inéditas, resultantes de suas pesquisas sobre imagem digital, estéticas da obsolescência tecnológica e paisagens urbanas arruinadas. Utilizando-se de softwares, ferramentas e aparatos eletrônicos de várias gerações, a produção de Giselle Beiguelman problematiza a tecnologia no campo estético. Seus vídeos fazem o espectador viajar pelo tempo entre a “paleoweb” e o pós-cinema, e suas imagens entre o Low-tech e o Hi-tech. São viagens por paisagens urbanas que choram, que explodem, que passam rapidamente pelos olhos e se fixam na memória, que discutem, em paralelo, ainda, o consumo desenfreado de tecnologia e a obsolescência programada.

QUANDO: de 16 de julho a 25 de setembro
ONDE: Caixa Cultural Sé

REENCONTROS

O reencontro do público, admiradores e amigos com as muitas fases da sua obra faz parte dos objetivos do Instituto e deve ser disseminado em ações diversificadas, como era desejo do pintor, que entendia a democratização do seu trabalho como possibilidade real de levar a arte a outros rincões que não só os tradicionais, principalmente àqueles com menor acesso à ela.

QUANDO: De 29 de junho a 30 de setembro
ONDE: Instituto Gustavo Rosa

 

SHOWS

SAÚLO DUARTE

No palco, Saulo Duarte (voz, violão e guitarra), João leão (teclados), Klaus Sena (baixo), Beto Gibbs (bateria), Tulio Bias (percussão) e Igor Caracas (percussão) apresentam músicas do álbum Quente, trabalho mais recente lançado pelos paraenses e que contou com participações de nomes como Curumin, Felipe Cordeiro, Daniel Groove, Jorge Ceruto, Luiz de la Hoz e David Hubbard.

QUANDO: dia 3 de julho 
ONDE: SESC Itaquera

NÔ STOPA

Acompanhada por Zeca Loureiro (violão, bandolim e voz) e Wilson Teixeira (viola e voz), a artista apresenta o repertório de seu terceiro álbum, Manifesto Poesia, trabalho com canções que vão do pop ao folk.

QUANDO: dia 2 de julho 
ONDE: SESC Santana

 

 

TEATRO

O DODÓI DA GIGI


"O Dodói da Gigi", musical sobre os medos das crianças com relação a doenças, hospitais e tratamentos, está cumprindo uma série de apresentações em São Paulo. A próxima apresentação será na Biblioteca Monteiro Lobato, no dia 3 de julho, domingo, às 11h, com entrada gratuita (ingressos retirados na entrada do teatro).  O espetáculo propõe uma reflexão sobre o preconceito que muitas crianças têm com relação a outras que contraem determinadas enfermidades. E alerta para o despreparo das famílias para enfrentar certas doenças dos filhos.

QUANDO: dia 3 de julho
ONDE: Biblioteca Monteiro Lobato

OCEANO

 Depois de sete anos viajando pelo Brasil apresentando espetáculos educacionais, o grupo XPTO, volta a São Paulo o espetáculo infantil Oceano. Com manipulação de bonecos e objetos de grandes dimensões, o grupo dá vida a seres marinhos: algas, corais, tubarão-martelo, atum e peixe-espada até os sobreviventes mais exóticos e luminosos das águas profundas.

QUANDO: De 4 de junho a 31 de julho
ONDE: SESC Interlagos

ESPARRAMA PELA JANELA

A partir do dia 26 de junho, o Grupo Esparrama volta a se apresentar com o famoso teatro na janela. Neste dia, a trupe apresenta o seu espetáculo Esparrama pela Janela, que conta a história de um morador do Minhocão, que cansado do caos e barulho da cidade, resolve subverter o ambiente em que vive e transforma tudo em música.

QUANDO: Dias 26 de junho e 24 de julho
ONDE: Minhocão

 

OUTROS

AULAS DE POKER NO SUBASTOR

Durante os meses de junho e julho, o SubAstor, emparceira com a Johnnie Walker, traz uma novidade para quem gosta de poker ou para quem quer aprender a jogar. Trata-se de uma série quinzenal de aulas gratuitas de poker, com coachings e jogadores profissionais. 

QUANDO: 6 e 20 de junho e 4 de julho de 2016
ONDE: Subastor

Redação Guia da Semana redator(a)

Comentários

Destaques do guia